Buscar

CULTIVO DE CARPAS RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CULTIVO DE CARPAS
HÁ DOIS GRUPOS DE CARPAS, AS COMUNS E AS COLORIDASQUE PERTENCEM A FAMÍLIA Cyprinidae
A carpa é um peixe com corpo alongado e escamas grandes, cabeça triangular, olhos pequenos, lábios grossos e possui a boca proeminente com um barbilho em cada lado. A barbatana dorsal é longa e raiada. 
HABITAT - Presente em habitats de água com fraca corrente e vegetação aquática abundante, como cursos de água, albufeiras, lagos, charcos, etc. Tolera águas salobras, com baixo teor em oxigênio e gosta de zonas com 1 a 5 m de profundidade.
CICLO DE VIDA - Atinge a maturidade sexual aos 4 anos de idade. A reprodução, que decorre entre Abril e Junho, ocorre preferencialmente em locais pouco profundos e com vegetação aquática abundante.
COMPORTAMENTO - A carpa agita o fundo em busca de alimento, causando perturbações nos sedimentos e turvação na água. Por vezes, pode vir à superfície para respirar. Durante as épocas mais quentes e frias refugia-se nos fundões.
CARPAS COLORIDAS - A mutação é espontânea, mas seu primeiro registo histórico coincide com a história do sucesso da manipulação e perpetuação das carpas coloridas.
 São quatro carpas criadas no Brasil, conhecida como carpa comum e as chamadas carpas chinesas: Prateada, Cabeça Grande e Capim.
CARPA COMUM ( Ciprinus carpio) - É um peixe originário da Ásia Central, Melhor crescimento é obtida quando a temperatura da água varia entre 23 ° C e 30 ° C. Apresenta rusticidade, é dócil, de fácil manejo e se reproduz artificialmente o ano todo em regiões de clima quente. Peixe onívoro, alimentando-se principalmente protozoários e zooplâncton. A carpa comum aceita bem os alimentos artificiais, tanto suplementar ou ração completa. Dentro do policultivo é considerada uma espécies principal por apresentar um bom desempenho com crescimento de 5,0 g/dia.
CARPA PRATEADA (Hypophthalmichthys molitrix)- Originária dos grandes rios da China, não se reproduz em viveiros de cultivo. Alimenta – se principalmente de fitoplâncton de 30 a 40 micra. Possui grande capacidade de crescimento entre 5 e 10 g/dia, sendo usado no policultivo como espécie segundaria. Aceita alimento artificial, finamente moído. 
Carpa Cabeça Grande (Aristichthys nobilis) - Originária da china, não se reproduz em viveiros, É considerado um peixe filtrador como a carpa prateada, mas filtra principalmente organismos zooplâncton. No policultivo deve ser usada como espécie segundaria, possui um bom crescimento, chegando a 2 kg em menos de um ano de cultivo. Capaz de tolerar temperaturas de água de 0,5-38 ° C.
Carpa Capim (Ctenopharyngodon idella)- Como as demais carpas chinesas não se reproduz nos viveiros. Possui crescimento rápido quando alimentada de acordo, crescendo de 2,5 a 5 g/dia. É um peixe herbívoro, alimentando-se de vegetais superiores, chega a comer 50% do seu peso por dia. 
CULTIVO - Normalmente, a cultura da carpa é extensivo e semi-intensiva. As carpas podem ser criadas em monocultura e policultura, ou integrada com outras atividades agrícolas.Segundo a FAO, a monocultura de carpa comum é amplamente utilizada no mundo. No entanto a produção é mais favorável em policultivos, pois na monocultura a sua produtividade e a rentabilidade é relativamente baixa.
CRIAÇÃO DE CARPAS INTEGRADO - O peixe não só utilizam os alimentos derramados pelos animais, mas também se alimentam diretamente sobre excrementos frescos de origem animal que é parcialmente digerido e é rica em nutrientes.

Continue navegando