Buscar

PROBLEMAS AMBIENTAIS 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROBLEMAS AMBIENTAIS EM ESCALA GLOBAL
“Desde que o ser humano surgiu na face da terra, vem provocando modificações no espaço geográfico. Durante séculos, os impactos sobre o meio ambiente foram muito reduzidos, devido à pequena concentração populacional, e principalmente, a limitação técnica, que restringia as possibilidades de transformação da natureza.”
“A partir das revoluções industriais dos séculos XVIII e XIX, aumentaram os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente, pois, além do crescimento populacional, houve avanço nas técnicas de produção e circulação de mercadorias, elevando a capacidade do ser humano de transforma à natureza.”
Poluição
Fenômeno estreitamente vinculado ao progresso industrial, a degradação das condições ambientais tem aumentado de maneira considerável e preocupante nas regiões mais desenvolvidas do mundo.
Poluição
Poluição é o termo empregado para designar a deterioração das condições físicas, químicas e biológicas de um ecossistema, que afeta negativamente a vida humana e de espécies animais e vegetais, ou seja, a poluição modifica negativamente o meio ambiente.
Poluição
Já no início do século XIX registraram-se queixas, no Reino Unido, contra o ruído ensurdecedor de máquinas e motores. As chaminés das fábricas lançavam no ar quantidades cada vez maiores de cloro, amônia, monóxido de carbono e metano, aumentando a incidência de doenças pulmonares. Os rios foram contaminados com a descarga de grande volume de dejetos, o que provocou epidemias de cólera e febre tifóide. No século XX surgiram novas fontes de poluição, como a radioativa e, sobretudo, a decorrente dos gases lançados por veículos automotores.
Poluição
Poluição
Poluição
Poluição
Poluição
Poluição do ar
Provocado por gases poluentes gerados, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, gasolina e diesel) e indústrias.
Poluição de rios, lagos e oceanos
Provocada por despejos de esgotos e lixo, acidentes ambientais (vazamento de petróleo), efluentes químicos etc;
Poluição do solo
Provocada por contaminação (agrotóxicos, fertilizantes e produtos químicos) e descarte incorreto de resíduos;
Estes três categorias de poluição também interagem gerando mais conseqüências negativas para o controle da poluição.
Os depósitos de lixo poluem a terra, mas sua incineração contribui para a poluição do ar. Carregados pela chuva, os poluentes que estão no solo ou em suspensão no ar vão poluir a água e essas substâncias levadas pelas águas acabam por poluir a terra e corpos hídricos e lenções freáticos.
Poluição
Ilhas de calor;
Chuvas ácidas;
Queimadas
Queimadas
Queimadas
Queimadas em matas e florestas como forma de ampliar áreas para pasto ou agricultura;
Destruição da fauna e da flora;
Erosão;
Poluição do ar;
Desmatamento
Desmatamento
Desmatamento com o corte ilegal de árvores para comercialização de madeira;
Destruição da fauna e da flora;
Erosão;
Poluição do ar;
Solo
Esgotamento do solo (perda da fertilidade para a agricultura), provocado pelo uso incorreto; erosão.
Animais
Diminuição e extinção de espécies animais, provocados pela caça predatória e destruição de ecossistemas;
Água
Falta de água para o consumo humano, causado pelo uso irracional (desperdício), contaminação e poluição dos recursos hídricos;
Nuclear
Acidentes nucleares que causam contaminação do solo por centenas de anos. Podemos citar como exemplos os acidentes nucleares de Chernobyl (1986) e na Usina Nuclear de Fukushima no Japão (2011);
Aquecimento Global
Efeito Estufa
Aquecimento Global
“Se Efeito Estufa não ocorresse, a vida na terra como nos a conhecemos não existiria, o problema esta no aumento exagerado da temperatura media do planeta, devido ao aumento da concentração de gases estufa na atmosfera, especialmente o gás carbônico.”
Aquecimento Global
Aquecimento Global
Aquecimento Global, causado pela grande quantidade de emissão de gases do efeito estufa;
A crescente concentração de gases estufa na atmosfera, resultantes da queima de combustíveis fosseis e da queima de florestas, provoca um aumento da retenção de calor, elevando a temperatura media do planeta.
Aquecimento Global
Camada de Ozônio
Camada de Ozônio
A camada de ozônio é uma capa desse gás que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele.
No último século, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados o clorofluorcarbono (CFC), nos aparelhos de refrigeração.
Esse gás ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam O3, causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances de contração de câncer.
Camada de Ozônio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando