Buscar

avaliando 1 histologia e embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201609582243)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o sistema reprodutor masculino, assinale a única proposição INCORRETA:
		
	
	As glândulas acessórias do trato reprodutor masculino produzem secreções que são misturadas ao esperma durante a ejaculação para a produção do sêmem e são essenciais para a reprodução;
	 
	O processo de produção de gametas masculinos é chamado de espermatogênese, enquanto o subsequente desenvolvimento dos gametas masculinos em um espermatozóide móvel é chamado de ovogênese.
	
	O epidídimo é um túbulo altamente enovelado onde os espermatozóides terminam seu processo de amadurecimento, isto é, onde adquirem mobilidade e a capacidade final de fecundarem um óvulo;
	
	Espermatogônias são células especializadas dos túbulos seminíferos que iniciam um longo processo de divisão mitótica, dando origem finalmente a uma célula denominada espermatócito primário;
	
	A fase final da produção espermática é o processo pelo qual as espermátides se diferenciam em espermatozóides, e inclui formação do acrossomo, condensação e elongamento do núcleo, desenvolvimento de um flagelo e perda de grande parte do citoplasma;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609582270)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O aparelho reprodutor feminino é constituído de órgãos que preparam a célula fértil e ainda tem a responsabilidade de acolhimento do embrião para uma longa gestação. Assim tem-se os ovários que possuem folículos primordiais com células ainda imaturas. Com a ação hormonal, haverá o desenvolvimento desta e a posterior liberação do ovócito II na tuba uterina. Sobre este enunciado e completando o que se aprendeu do conteúdo acerca do aparelho reprodutor feminino, assinale a única alternativa correta:
		
	
	Os hormônios ováricos são dois: estrógeno e progesterona. Enquanto o primeiro tem a responsabilidade de manter a gravidez, o segundo faz a preparação do miométrio para o recebimento do concepto.
	
	O crescimento do endométrio se dá ao longo da vida da mulher, assim uma mulher com aproximadamente 40 anos possui um endométrio mais vigoroso que uma moça de 20 anos.
	
	Os hormônios hipofisários FSH e LH possuem em conjunto, a função e amadurecer a célula de ovócito I para ovócito II.
	
	A progesterona é liberada assim que inicia o ciclo e esta atua sobre o endométrio provocando a sua descamação.
	 
	A liberação de estrogênio se dá pelo folículo ovariano que se desenvolve após a ação do FSH. O estrógeno tem entre outras funções a preparação do endométrio para a recepção do concepto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201609582216)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação a gametogênese feminina, assinale a alternativa que apresenta a informação incorreta:
		
	
	Na ovulação, o núcleo do ovócito secundário inicia a segunda divisão meiótica, mas progride apenas até a metáfase, quando então, a divisão é interrompida. Se um espermatozoide penetra no ovócito secundário, a secunda divisão meiótica é completada.
	
	É a sequencia de eventos pelos quais as ovogônias são transformadas em ovócitos maduros.
	
	Os ovários produzem estrogênio e progesterona, os hormônios responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias e pela regulação da gestação. Além disso, são responsáveis também pela produção e manutenção dos ovócitos.
	
	Todos os ovócitos primários são formados até o nascimento. E, continuam seu desenvolvimento somente na puberdade.
	 
	O desenvolvimento folicular é caracterizado por: crescimento e diferenciação do ovócito primário; pela transformação do ovócito primário em secundário; pela formação da zona de transição; e pelo desenvolvimento da camada funcional.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201609582316)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando a mulher nasce, todos os folículos já estão formados nos ovários. Mas os ovócitos interrompem a meiose na primeira divisão. Esses folículos são chamados de primordiais por estarem presentes desde os primórdios até a menopausa e representarem o estágio inicial do desenvolvimento folicular. Na síndrome do ovário policístico, há nítida dificuldade do amadurecimento destes folículos que por não se desenvolverem poderão interromper momentaneamente a fertilidade e ainda causar uma série de sintomas. Escolha abaixo o item que está verdadeiramente correto sobre a função do folículo primordial:
		
	
	O folículo ovariano ainda não desenvolvido possui em seu interior o ovócito primário que por sua vez possui todos os cromossomos da espécie, uma vez que ainda não sofreu a meiose reducional.
	
	O folículo ovariano é o local onde se produz FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) que iniciarão o ciclo menstrual.
	
	A produção de hormônios no folículo ovariano se inicia com a progesterona, hormônio de grande importância na manutenção do endométrio.
	
	Dentro deste folículo há uma célula precursora do óvulo, o ovócito secundário, presente deste o período gestacional da menina.
	 
	Ao ser estimulado pelo FSH, o folículo ovariano inicia sua produção hormonal. Assim o estrógeno aos poucos é produzido e lançado na corrente circulatória, e esse é responsável pela formação dos caracteres sexuais secundários.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201609582203)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os espermatozoides são produzidos nos testículos (alojados na bolsa escrotal ou escroto) e onde são armazenados, espécies de tubos onde ficam armazenados até serem eliminados durante o ato sexual. Na ejaculação, os espermatozoides são conduzidos até a extremidade do pênis por contrações rítmicas, passando inicialmente do epidídimo para o ducto deferente e, em seguida, para o ducto ejaculatório, já próximo à bexiga urinária. No ducto ejaculatório, os espermatozoides recebem secreção fluida das glândulas vesiculosas (vesículas seminais). Nas proximidades da porção inicial da uretra, órgão comum aos sistemas genital e urinário masculinos, os espermatozoides passam pela próstata, glândula anexa que produz e libera uma secreção leitosa e alcalina, formando o sêmen ou esperma. Ao entrar na uretra, o sêmen ainda receberá uma substância mucosa lubrificante secretada pela glândula bulbouretral. Qual alternativa abaixo está correta e completa o texto acima:
		
	 
	Está incorreto dizer que os espermatozoides ficam armazenados nos testículos, uma vez que estes estarão nos epidídimos.
	
	Está incorreto dizer que ao entrar na uretra, o sêmen receberá substância secretada pela glândula bulbouretral, pois ainda não se sabe se isso ocorre de verdade.
	
	Está incorreto em dizer que as contrações rítmicas passam do epidídimo para o ducto deferente, uma vez que o armazenamento se dá no próprio testículo.
	
	Está incorreto dizer que a próstata é glândula anexa que produz e libera secreção alcalina, pois a mesma é ácida.
	
	Está incorreto dizer que o ducto ejaculatório recebe secreções das vesículas seminais, pois essas liberam seu líquido diretamente nos epidídimos.

Continue navegando