Trabalho Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação Estácio EAD
5 pág.

Trabalho Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação Estácio EAD


DisciplinaAntropologia I10.280 materiais67.924 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA/ LICENCITATURA EM MATÉMATICA
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR TUTOR: PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA
OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGIA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE
AUGUSTO SÉRGIO DOS SANTOS LOPES
BELO HORIZONTE
MAIO/2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO...........................................................................................................3
CONCLUSÃO..........................................................................................................................4
REFERÊNCIAS.......................................................................................................................5
 
INTRODUÇÃO
A sociedade e o meio ambiente a cada dia que passa está se transformando em uma preocupação para o povo brasileiro, pois a boa relação entre ambos que sempre foram boas, atualmente está acabando. Com o surgimento de novas tecnologias, novas indústrias, população aumentando e crise econômica no país está afetando diretamente a natureza prejudicando as nascentes de água, tornando os rios poluídos e indiretamente surgindo efeitos nos mares, o grande aumento de desmatamento para produção de insumos para os produtos. 
A sociedade não está contribuindo com a preservação da natureza, causando assim um impacto enorme não só ao meio físico como também sociológico, onde a educação vem lutando para a conscientização do homem em meio a convivência entre a natureza, trazendo o equilíbrio entre sociedade e meio ambiente. É possível analisar e observar estes acontecimentos e refletir com vários autores e comparar relatos do passado com os acontecimentos atuais. 
DESENVOLVIMENTO
A relação entre sociedade e natureza está ligada diretamente aos problemas ambientais que o homem está criando, pois a preservação do meio ambiente deveria ser realizada pelo homem embora o que acontece seja o contrário, pois o aumento abusivo de desmatamento cresce juntamente com a poluição das atuais indústrias, que não se preocupa em realizar a revitalização ou preservação ao meio ambiente. Essa atitude acaba destruindo a natureza e nascentes de água. Outro ponto importante é o descarte irregular do lixo, estes que não são reaproveitados pelas indústrias e em residências e muito menos descartados de forma inteligente para a reciclagem do mesmo. Através da reciclagem vários lixos que para o homem deveria ser reciclado e trabalhado para a utilização de alguns produtos acaba sem desperdiçado devido a falta de conhecimento ou em muitas vezes de querer contribuir com a educação ambiental. 
É necessária uma nova reeducação para as crianças e adultos para que haja valorização do meio ambiente, não destruir o habitat dos animais, não agredir a natureza, pois através dela que se faz uma sociedade de maneira mais humana e preservação da Terra para que no futuro não falte o básico para a sobrevivência da humanidade.
A sociologia está ligada diretamente a natureza através de vários autores que trata a sociedade e o meio ambiente como relação social importante, é possível destacar vários autores como Max Weber, Karl Marx, Durkheim dentre outros que mostraram o significado da sociologia humana e o seu entorno físico através de seus pensamentos. Hoje com o grande avanço é possível dizer que o interesse e amplitude é considerável significante para várias áreas da educação em disciplinas como biologia, ciências politicas, antropologia, psicologia entre outras. 
O autor Max Weber mostra que a sociologia deve ser compreensiva, que é necessário se preocupar com as atitudes dos indivíduos na sociedade e que a sociologia tem como explicar melhor a realidade social. Para o autor Karl Marx a relação social se baseia na luta de classes, a onde existe relações entre o homem e se da oposição, exploração e antagonismo. Em outras palavras Marx diz que em uma sociedade capitalista é necessário que as relações devam ser desiguais, sendo que a maioria deve estar sujeita á minoria, ou seja, relação entre patrões e proprietários. Já o filosofo Durkheim tem como seu principal fundamento no reconhecimento da consciência coletiva, na qual o homem era apenas um animal selvagem e hoje se tornou sociável, foi capaz de aprender de tudo e criar costumes diferentes de acordo com o seu grupo social para conviver na terra, e que para atender um fato social é preciso de três características que são a generalidade, exterioridade e coercitividade. Em outras palavras as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades. 
A educação ambiental cresce devido à situação em que o planeta está, pois os recursos naturais estão se esgotando devido ao mau planejamento do homem na utilização do mesmo, não se preocupando com o futuro, deixando a reciclagem de lado e descartando o lixo de maneira incorreta. Após anos e anos fazendo tudo da maneira errada, ao sentir as consequências na atualidade que a educação começou a ser valorizada para tentar diminuir os impactos ambientais existentes.
CONCLUSÃO
Conclui-se que é importante a conscientizar a sociedade a tratar a natureza como a fonte de toda a vida humana, priorizar o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente para que não haja desequilíbrios irreversíveis das fontes de energias, das nascentes de água. Pois acaba ocorrendo desequilíbrio físico, mental, emocional e espiritual na vida humana buscando os pensamentos dos antigos filósofos para a atualidade para se ter uma vida plena e feliz sem se preocupar com o futuro da humanidade.
REFERÊNCIAS
Karl Marx e seu pensamento sociólogo. Disponível em: >http://www.clickestudante.com/karl-marx-e-seu-pensamento-sociologico.html<. Acesso em 25 de maio de 2018.
A sociedade e o meio ambiente. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/a-sociedade-meio-ambiente.htm<. Acesso em 25 de maio de 2018.
Sociedade e educação desencantamento Max Weber. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/sociedade-educacao-desencantamento-max-weber-2/<. Acesso em 25 de maio de 2018.
100 anos de Durkheim conheça o pensamento de um dos pioneiros da sociologia. Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/100-anos-de-durkheim-conheca-o-pensamento-de-um-dos-pioneiros-da-sociologia.htm<. Acesso em 25 de maio de 2018.
Inessa
Inessa fez um comentário
Blz
0 aprovações
Carregar mais