Buscar

Conceitos Tributários

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - O significado desta palavra deve ser bem avaliado, sobretudo porque traz em nossos sentidos a ideia de origem de algo, ou ainda, como causa primária. Assim, quando se está a tratar desta palavra no mundo jurídico, isto é, daquilo que deve ser relacionado como ponto de partida do que é relevante ao mundo jurídico, há de se empregar elevada capacidade valorativa em seu conteúdo e alcance, para nortear não só nossas convicções, como também para examinar se determinada norma está de acordo ou não com sua causa descendente.
Do que se refere o enunciado acima?
A - PRINCÍPIO JURÍDICO - De acordo com Silva (2012, p.45) Resposta correta: PRINCÍPIO JURÍDICO.
2 - É o conjunto de normas constitucionais de natureza tributária, inserido no sistema jurídico global, formado por um conjunto unitário e ordenado de normas subordinadas aos princípios fundamentais, reciprocamente harmônicos, que organiza os elementos constitutivos do Estado, que outra coisa não é senão a própria Constituição. O que existe, portanto, é um sistema parcial (sistema constitucional tributário) dentro de um sistema global (sistema constitucional).
Assinale a alternativa que corresponde à descrição citada acima:
B - SISTEMA TRIBUTÁRIO - De acordo com Silva (2012, p.22) SISTEMA TRIBUTÁRIO é o conjunto de normas constitucionais de natureza tributária, inserido no sistema jurídico global, formado por um conjunto unitário e ordenado de normas subordinadas aos princípios fundamentais, reciprocamente harmônicos, que organiza os elementos constitutivos do Estado, que outra coisa não é senão a própria Constituição. O que existe, portanto, é um sistema parcial (sistema constitucional tributário) dentro de um sistema global (sistema constitucional).
3 - Nas palavras de José Eduardo Soares de Melo (2006, p. 146), “as classificações têm também peculiar implicação no que concerne aos princípios norteadores das figuras tributárias (capacidade contributiva para os impostos, remunerabilidade para as taxas e proporcionalidade para as contribuições de melhoria)”. Baseando-se no capítulo 4 do livro base da disciplina, que discorreu sobre classificação dos tributos e sobre a classificação de acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que apresenta comentários corretos sobre a classificação tributária.
A - A classificação tributária, tomando como apoio a Carta Magna, não pode consistir na simples leitura do específico preceito do texto constitucional, impondo-se ao agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas características, mediante harmônica e adequada sistematização. - De acordo com Silva (2012, p. 125), a classificação tributária, tomando como apoio a Carta Magna, não pode consistir na simples leitura do específico preceito do texto constitucional, impondo-se ao agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas características, mediante harmônica e adequada sistematização.
4 - Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do texto a seguir. Sem dúvidas, há tributos que, em razão de suas particularidades inatas – afetação, intervenção, destino e finalidade –, possuem tratamento constitucional diferenciado. Logo, se existem exações que estão a receber tratamento tributário diverso pela vontade do legislador constitucional, devem ter a sua classificação distinta das demais espécies. Baseando-se no capítulo 4 do livro base da disciplina, que discorreu sobre classificação dos tributos e sobre a classificação de acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que completa corretamente o parágrafo abaixo. 
A Constituição não procedeu, pois, a uma classificação, mas a uma tipologia de tributos, definindo uns por características atinentes à estrutura (____), outros por características ligadas à função (____), outros por traços referentes simultaneamente a um ou outro dos citados aspectos (____) e outros ainda por aspectos de regime jurídico alheios quer à estrutura, quer à função, como é o caso dos empréstimos compulsórios.
B - I – impostos, taxas / II – contribuições / III – contribuição de melhoria. - De acordo com Silva (2012, p. 126), a Constituição não procedeu, pois, a uma classificação, mas a uma tipologia de tributos, definindo uns por características atinentes à estrutura (impostos, taxas), outros por características ligadas à função (contribuições), outros por traços referentes simultaneamente a um ou outro dos citados aspectos (contribuições de melhoria) e outros ainda por aspectos de regime jurídico alheios que à estrutura, quer à função, como é o caso dos empréstimos compulsórios.
5 - Além de ser tributo vinculado a uma atividade estatal, dentro das limitações impostas pela CF/1988, notabiliza-se pela compulsoriedade, ou seja, não se trata de faculdade estatal o exercício de sua prestação. Caracteriza-se pela bilateralidade, ou seja, pagamento do preço na exata medida da contraprestação estatal, na expressão sempre perspicaz de Carvalho (2000, p.40), quando assevera: “Em qualquer das hipóteses previstas para a instituição de taxas – prestação de serviço público ou exercício de poder de polícia – o caráter sinalagmático deste tributo haverá de mostrar-se à evidência.
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito definido acima.
D - TAXA - De acordo com Silva (2012, p.173) a taxa, além de ser tributo vinculado a uma atividade estatal, dentro das limitações impostas pela CF/1988, notabiliza-se pela compulsoriedade, ou seja, não se trata de faculdade estatal o exercício de sua prestação. Caracteriza-se pela bilateralidade, ou seja, pagamento do preço na exata medida da contraprestação estatal, na expressão sempre perspicaz de Carvalho (2000, p.40), quando assevera: “Em qualquer das hipóteses previstas para a instituição de taxas – prestação de serviço público ou exercício de poder de polícia – o caráter sinalagmático deste tributo haverá de mostrar-se à evidência.
6 - Considere os impostos abaixo:
IOF – Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas à título ou valores mobiliários
ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural
IGF – Imposto sobre Grandes Fortunas, nos termos de lei complementar
Assinale a alternativa que indica a competência correta desses impostos.
A - Competência FEDERAL - De acordo com Silva (2012, p.131) os impostos listados no enunciado do exercício, conforme CF/1988, são de competência federal.
7 - Considere os impostos abaixo:
IR – Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza
IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
Assinale a alternativa que indica a competência correta desses impostos.
D - Competência FEDERAL - De acordo com Silva (2012, p.131) os impostos listados no enunciado do exercício, conforme CF/1988, são de competência federal.
8 - Quanto ao pressuposto da valorização do imóvel, muito embora o atual Texto Magno o tenha omitido, a mais alta Corte Nacional – o STF – entende que deve existir valorização do imóvel beneficiado pela obra pública como fator imprescindível a legitimar o pagamento da contribuição de melhoria. Confira a ementa recente do julgado: “Esta Corte consolidou o entendimento no sentido de que a contribuição de melhoria incide sobre o quantum de valorização imobiliária” (STF, 2009c).
Sendo assim, é condição sem a qual não se pode cobrar a valorização do imóvel que foi beneficiado pela contribuição de melhoria. Não basta o Poder Público exigir a cobrança de referida exação, se não houve prova contundente de que o mencionado imóvel foi valorizado pela obra pública.
O que é necessário fazer então?
Assinale a alternativa que responde corretamente o questionamento feito acima.
C - É necessário fazer uma avaliação anterior à obra e, depois, uma posterior, para obter o resultado que servirá de base de cálculo, apto à incidência da alíquota de maneira a quantificar o pagamento do tributo. - De acordo com Silva (2012, p.161) é necessário fazer uma avaliação anterior à obra e, depois, uma posterior,
para obter o resultado que servirá de base de cálculo, apto à incidência da alíquota de maneira a quantificar o pagamento do tributo.
9 - A diferenciação entre __________ e __________ começa, assim, na hipótese da norma. Sendo ambos tributos vinculados a uma atuação estatal, distinguem-se pelo fato de que a atuação estatal necessária nas __________ é o serviço público específico e divisível ou o exercício do poder de polícia, enquanto que na __________ somente obra pública beneficiadora do imóvel pode configurar a atuação estatal, imprescindível ao surgimento da obrigação.
Assinale a alternativa que contem a ordem de expressões que completa corretamente o parágrafo acima.
A - TAXAS, CONTRIBUIÇÃO, TAXAS, CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA - De acordo com Silva (2012, p.164) a diferenciação entre TAXAS e CONTRIBUIÇÃO começa, assim, na hipótese da norma. Sendo ambos tributos vinculados a uma atuação estatal, distinguem-se pelo fato de que a atuação estatal necessária nas TAXAS é o serviço público específico e divisível ou o exercício do poder de polícia, enquanto que na CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA somente obra pública beneficiadora do imóvel pode configurar a atuação estatal, imprescindível ao surgimento da obrigação.
10 - Atividade de administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais coletivos.
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito definido acima.
C - PODER DE POLÍCIA - O art. 78, ao seu turno, conceitua poder de polícia ao considera-lo da seguinte maneira: considera-se poder de polícia atividade de administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais coletivos (SILVA, 2012, p.170).
11 - Os percentuais a serem aplicados na estimativa do IR mensal são praticamente os mesmos utilizados àquelas pessoas jurídicas sujeitas ao IR presumido. As deduções da receita bruta estão previstas no parágrafo único do art. 31 da Lei nº 8.981/1995.
Identifique abaixo o parágrafo único da Lei citada acima:
A - Na receita bruta, não se incluem as vendas canceladas, descontos incondicionais concedidos e os impostos não cumulativos cobrados dos quais o vendedor dos bens ou o prestador dos serviços seja mero depositário. - De acordo com Silva (2012, p.242). Art.31. A receita bruta das vendas e serviços compreende o produto da venda de bens nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado auferido nas operações de conta alheia. Parágrafo único. Na receita bruta, não se incluem as vendas canceladas, os descontos incondicionais concedidos e os impostos não cumulativos cobrados destacadamente do comprador ou contratante dos quais o vendedor dos bens ou o prestador dos serviços seja mero depositário.
12 - Leia o texto abaixo:
O art. 14 da Lei nº 9.718/1998, por sua vez, elenca as pessoas jurídicas obrigadas a promoverem a apuração do IR pelo lucro real, são elas:
I- que tiverem lucros, rendimentos ou ganhos de capital oriundos do exterior;
 II- que, autorizadas pela legislação tributária, usufruam de benefícios fiscais relativos à isenção ou redução do imposto;
 III- que, no decorrer do ano-calendário, tenham efetuado pagamento mensal pelo regime de estimativa, na forma do art. 2º da Lei nº 9.430, de 1996;
 IV- que explorem as atividades de securitização de créditos imobiliários, financeiros e do agronegócio. (Incluído pela Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010).
Assinale a alternativa correta:
D - Todas as sentenças estão corretas; - De acordo com Silva (2012, p.238). Todas as sentenças estão corretas.
13 - O art. 3°, I e II, da Lei Complementar nº 123/2006, já com a redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 10 de Novembro de 2011 (Brasil, 2011a), estabelece critérios para fins de enquadramento para as empresas.
 “Considera-se empresário, pessoa jurídica ou a ela equiparada, que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais).”
A descrição acima se enquadra em:
A - MICROEMPRESA - De acordo com Silva (2012, p.230). O art. 3°, I e II, da Lei Complementar nº 123/2006, já com a redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 10 de Novembro de 2011 (Brasil, 2011a), estabelece critérios para fins de enquadramento como MICROEMPRESA o empresário, a pessoa jurídica ou a ela equiparada, que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais).”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais