Buscar

Viena Áustria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Viena - Áustria
A antiga cidade imperial situada às margens do Danúbio, é a capital da Áustria, foi durante séculos a capital imperial da Casa de Habsburgo e, assim como a capital do Sacro Império Romano-Germânico, serviu também como capital do Império Austríaco, além de ter sido uma das duas principais cidades da Áustria-Hungria, como um centro cultural e político da Europa. Chegou a ser a quinta maior cidade do mundo, depois de Londres, Nova Iorque, Paris e Chicago, atingindo mais de dois milhões de habitantes por volta de 1910. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a cidade perdeu, cerca de um quarto de sua população.
Hofburg Palace, Séc. XIII
O centro histórico de Viena é um dos conjuntos urbanos mais belos da Europa, reconhecido pela UNESCO, desde 2001, como Patrimônio da Humanidade. Três épocas diferentes deixaram uma marca permanente no aspecto da antiga cidade residencial dos Habsburgo: a Idade Média, representada pela catedral gótica de Santo Estevão (Stephansdom), um dos símbolos vienenses por excelência; o barroco, cujo legado mais importante é o palácio imperial Hofburg com suas coloridas cúpulas; e o final do século XIX, que ficou imortalizado ao longo da avenida Ringstrasse, rua de traçado circular, em cujo percurso podemos contemplar magníficos edifícios, como a Staatsoper (ópera nacional) e o Museu de Belas Artes (Kunsthistorisches Museum), localizados onde antigamente ficava a antiga muralha urbana.
Opera House (Staatsoper)
As inúmeras igrejas, palácios e parques contribuem para reerguer esse ar imperial próprio do centro histórico de Viena, acentuado ainda mais, se isso for possível, pelas valiosíssimas coleções compiladas pelos ricos governadores e pela centenária tradição musical da banda imperial da corte, além da música clássica de Mozart e das valsas da dinastia Strauss.
Viena é uma cidade com uma elevada qualidade de vida. No estudo internacional do Mercer, de 2015, a qualidade de vida foi comparada com base em 39 critérios, tais como fatores políticos, econômicos, sociais e ambientais, em 230 cidades em todo o mundo. Viena ocupou o primeiro lugar pela sétima vez consecutiva. Também está colocada como uma das cidades mais ricas do mundo. Atrai mais de 12 milhões de turistas por ano.
Desde o século 16 em Viena tem sido universalmente reconhecida como a capital musical da Europa.

Outros materiais