Buscar

Teorias da Comunicação - Avaliando Aprendizado 3 (2018.1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702638541)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(WOLF, 2012) O cientista político Harold Lasswell desenvolveu um modelo comunicativo que, embora baseado na teoria hipodérmica, apontava suas lacunas e contribuiria posteriormente para a sua superação. Para Lasswell, compreender o alcance e efeito das mensagens transmitidas pela mídia requer responder às seguintes questões:
		
	
	( ) O isolamento do indivíduo na massa é o pré-requisito da primeira das teorias das comunicações.
	
	( ) Trata-se de uma concepção mais ampla de "propaganda", que não se restringe ao que conhecemos por "comerciais", mas a própria difusão de ideias em espaços editoriais, informacionais, educativos e de entretenimento.
	
	É composta por pessoas que não se conhecem, que estão separadas umas das outras no espaço e que têm pouca ou nenhuma possibilidade de exercer uma ação ou influência recíprocas. (Blumer, 1936 e 1946).
	
	( ) Características do modelo de Lasswell: - A comunicação é intencional, consciente e voluntária; - A comunicação é individual e coletiva, ou seja, os papeis do emissor e receptor surgem isolados. - Não há reciprocidade.
	 
	( ) Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703104248)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre o pensamento de Marssal Macluhan, é correto afirmar que em suas análises ele
		
	
	privilegia o ideológico
	 
	privilegia a mensagem
	
	privilegia as funções
	 
	privilegia o sensorial
	
	privilegia os efeitos
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702062720)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a questão da "interdisciplinaridade" da comunicação, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
		
	 
	Uma matéria jornalística sobre crianças envolvidas no tráfico de drogas pode ser analisada sob o viés sociológico, entendo portanto seu caráter interdisciplinar.
	 
	O fator negativo da interdisciplinaridade é seu caráter genérico, o que significa recorrentemente a ausência de um objeto de estudo.
	 
	Comunicação não é interdisciplinar uma vez que dá conta de investigar todos os seus objetos sem o auxílio ou intromissão de outras ciências.
	 
	Por interdisciplinaridade se entende uma troca de informações ou conhecimento entre diferentes ciências.
	 
	Comunicação é interdisciplinar por permitir trocas em diferentes campos do saber, por exemplo, ciências sociais, filosofia e ética.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702709292)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É correto afirmar que para conceituar a segunda Teoria Crítica da Sociedade, Horkheimer e Adorno utilizam o termo "Indústria Cultural" para se referir a:
		
	 
	A transformação da cultura em mercadoria.
	
	Técnicas de difusão dos bens culturais em massa.
	
	Indústrias interessadas na produção de bens culturais em massa
	
	A transformação da indústria em mercadoria.
	
	Técnicas específicas para a produção de bens culturais em massa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702709312)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O trabalho de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, intitulado The people's choice. How the voters makes up his mind in a presidential campaign, juntamente com os estudos posteriores de Robert Merton com relação aos líderes de opinião, é considerado um dos pilares das teorias contemporâneas acerca da opinião pública. Considerando a obra citada e tais teorias, assinale a opção corret
		
	 
	O two-step flow of communication (ou modelo de influência interpessoal), proposto por Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, inovou ao demonstrar que a opinião dos indivíduos é influenciada não somente por condições psicológicas que determinam a percepção, mas também pela qualidade dos vínculos que se formam no interior dos grupos.
	
	e) Segundo Merton, o líder de opinião do tipo local geralmente tem formação acadêmica e destaca-se por seu caráter eminentemente técnico e focado em áreas específicas; o líder cosmopolita, ao contrário, mantém relações sociais equânimes, com o maior número possível de pessoas.
	
	A escolha por um candidato nas eleições não depende do contato direto com a mensagem recebida pela mídia nem da interação dos indivíduos com outros componentes do grupo que não sejam líderes de opinião.
	
	Merton chama de polimórfico o líder cosmopolita, uma vez que este exerce influência sobre diversas áreas temáticas.
	
	Os estudos mencionados reforçam a ideia de que os ouvintes aceitam com facilidade a comunicação de massa e são mais vulneráveis à sua influência do que à da comunicação interpessoal.

Continue navegando