Buscar

Cartilha Saúde da Mulher

Prévia do material em texto

Você Sabia?
Álcool
As bebidas alcoólicas são um dos principais alimentos que devem ser evitados por indivíduos que apresentam sintomas da incontinência urinária.
Chá preto
, café, chocolate e 
refrigerante
S
 são bebidas ricas em cafeína, um composto estimulante e acelerador do nosso metabolismo corporal.
Alimentos cítricos
Você sabia que as tão valorizadas frutas cítricas podem ser um grande problema para quem apresenta incontinência urinária? Alimentos como o limão, a laranja, o maracujá e os tomates podem irritar a mucosa da bexiga, estimulando a produção de urina em indivíduos suscetíveis.
Açúcar
O açúcar não é somente um vilão para a saúde e o bem-estar da maioria das pessoas, consideradas saudáveis ou não ele também pode influenciar bastante no desenvolvimento de sintomas tradicionais da incontinência 
urinária
O que é Incontinência Urinária?
Incontinência Urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. Afeta pessoas de ambos os sexos em diferentes faixas etárias. 
A incidência aumenta progressivamente com a idade, sendo que um em cada três indivíduos idosos apresenta algum problema com o controle da bexiga. Milhões de mulheres no Brasil e em todo o mundo sofrem deste problema que causa a perda involuntária de urina e pode interferir nas suas atividades e na sua qualidade de vida. Uma vez que a incontinência urinária é um sintoma, é importante informar ao médico quando ocorre.
Diferenças entre os vários tipos de incontinência
Classifica-se a incontinência pelos sintomas ou pelas circunstâncias que ocorrem no momento da perda de urina. A seguir descrevemos os tipos mais comuns:
Incontinência de esforço – Pode ser devida à fraqueza dos músculos pélvicos que dão suporte à bexiga ou à fraqueza ou lesão do esfíncter uretral. Nesta circunstância pode ocorrer vazamento de urina quando você faz qualquer atividade que força o abdômen, como tossir, espirrar, dar risada, carregar peso ou até mesmo andar.
Urge-incontinência – Resulta quando a bexiga contrai-se sem a sua vontade e por isso também recebe o nome de bexiga hiperativa. Você pode ter a sensação de que precisa correr para o banheiro, mas muitas vezes não consegue chegar a tempo de evitar o escape de urina.
Incontinência de urgência - A incontinência urinária de urgência ocorre quando a pessoa tem vontade repentina de urinar. Na incontinência de urgência, a bexiga se contrai quando não devia, causando o vazamento de um pouco de urina
Incontinência mista – Corresponde à combinação dos dois tipos de incontinência descritos acima.
Algumas causas da incontinência
Infecções urinárias ou vaginais.
Efeitos colaterais de medicamentos.
Constipação intestinal.
Fraqueza de alguns músculos.
Cirurgias ginecológicas
Exercicios para fazer em casa:

Mais conteúdos dessa disciplina