Buscar

etica e moral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de Ética
Quando falamos de ética, não podemos limitar a uma realidade somente conceitual, em que as praticas encontram-se distanciadas do nosso dia a dia, mas na verdade, ao estudarmos a ética poderemos observar que a mesma encontra implícita nas ações humanas.
No nosso dia a dia, a ética tem presença garantida, porque ela faz parte do ser humano em todas suas atividades, funções, espaço, ou seja, na família, no trabalho, no lazer, enfim, onde o ser humano interage com o outro, a ética se faz presente.
Ética é a ciência da conduta humana, segundo o bem e o mal, com vistas à felicidade. É a ciência que estuda a vida do ser humano, sob o ponto de vista da qualidade da sua conduta. Disto precisamente trata a ética da boa e má conduta e felicidade na interioridade do ser humano. A ética não é uma ciência teórica ou especulativa, mas uma ciência prática, no sentido de que se preocupa com a ação, com o ato humano.
É um saber cientifico que se enquadra no campo das Ciências Sociais. É uma disciplina teórica, um sistema conceitual, um corpo de conhecimentos que se torna inteligível aos fatos morais. Mas o que são fatos morais? São os fatos sociais que dizem respeito ao bem e ao mal, juízos sobre condutas dos agentes, convenções históricas sobre o que é certo e errado, justo e injusto, o que é certo ou errado? Toda coletividade formula e adota os padrões morais que lhe convém.
É tica é descritriva – que corresponde a juízo de valor, ou seja, quem tem boa conduta pode ser considerado com uma pessoa ética, ou seja uma pessoa virtuosa e íntegra. Enquanto quem não condiz com as expectativas sociais pode ser considerado ‘sem ética’. Nesse sentido considera que a ética assume uma ideia simplista reduzida a um valor social, ou apenas um adjetivo.
Ética é prescritiva – a ética como “sistema de normas morais ou a um código de deveres”, ou seja, os padrões morais que deveriam conduzir categorias sócias ou organizações passam a se chamar de código de ética; nesse sentido de prescrição a ética e moral tornam-se sinônimo indistinguível.
Ética é reflexiva – que corresponde à teoria de um estudo sistemático como objeto de investigação que, ao transitar por diferentes áreas, pode ser considerada como: ética filosófica – que reflete sobre a melhor maneira de viver (ideias morais). Ética cientifica – que estuda, observa, descreve e explica os fatos morais (a moralidade como fenômeno).
Conceito de Moral
A ética é perene e a moral é imutável. A ideia de ética é que ela não muda, a ética faz reflexões acerca dos costumes, que é o campo da moral. Para melhor compreendemos, no Brasil, temos a historia da mulher como um bom exemplo de mudança de costumes e, por conseguinte, mudança de valores morais.
A moral é temporal e é o reflexo dos costumes da sociedade.
Portanto, a moral os costumes, são as práticas do comportamento humano e as práticas aceitáveis de uma sociedade. Então, como esses costumes, praticas e culturas mudam? Mudam quando a própria sociedade clama por mudanças ou quando, a partir de um movimento de um grupo, procura-se conscientizar o resto da sociedade da importância de pensar e agir diferente. Foi dado o exemplo da mulher mas muitos são os outros exemplos que se enquadrariam nesse momento para ilustrar essa transformação de valor e costume, a exemplo do homossexualismo, doenças que carregavam preconceitos e hoje não mais, entre outros grandes exemplos.
Etimologicamente falando, ética é derivada do grego ethos, que significa costume, hábitos e valores de determinada coletividade. A palavra moral deriva do latim mos
 - ou mores no plural – que também significa costume ou as normas adquiridas como habito. Segundo o Houaiss. Estudo dos juízos de apreciação que re referem à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.
Campo da Moral
Se torna um campo vasto, em que se possibilita uma multiplicidade de ações. Até porque a moral é oriunda das ações e interações humanas. A moral, portanto, está em toda parte, nas escolas, nas igrejas, nos hospitais, nas organizações privadas e publicas. O campo da moral é vasto, a moral é o alicerce para que a sociedade possa estipular as suas regras de convivência. Portanto, condutas morais não são exclusividade da administração pública, as condutas morais estão presentes a todo tempo e em qualquer lugar.
O que é agir conforme a moral? O que é agir imoralmente ou o que é uma atitude amoral?
Moral – é agir conforme os valores da sua organização ou sociedade sem prejudicar os outros.
Imoral – é uma atitude que vai contra as normas e valores de uma organização ou sociedade e que prejudica os outros.
Amoral – quando uma atitude não influi nem positiva e nem negativamente, ou seja é uma ação neutra.

Continue navegando