Buscar

questoes de fundamentos das ciencias sociais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805939494)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A __________________ é uma ação política, pautada em leis ou normas, que tem como objetivo manter à distância, em espaços próprios que lhes são reservados, determinados indivíduos ou grupos considerados indesejados ou inferiores. Para isso, são estabelecidas fronteiras espaciais ou sociais que aumentam as desvantagens entre grupos discriminados.
		
	
	Cultura
	 
	Segregação
	
	Etnia
	
	Nacionalidade
	 
	Antiglobalização
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805939682)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A compreensão do conceito de cultura é uma preocupação intensa em diversas áreas do conhecimento; a Antropologia define a cultura como a vida total de um povo, ou seja, é a herança social que o indivíduo recebe do grupo ao qual pertence. A cultura tem alguns símbolos que representam estes valores. Todos os itens abaixo representam um tipo de símbolo cultural, exceto:
		
	
	religião.
	
	idioma;
	
	festas;
	
	músicas;
	 
	estatísticas;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805940106)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o conhecimento mítico, podemos marcar como CORRETA APENAS A SEGUINTE INFORMAÇÃO:
		
	 
	Trata-se de uma forma de conhecimento não lógico, fantasioso;
	
	A narrativa mítica não faz uso de uma linguagem simbólica e imaginária;
	
	Não se embasa na sensação de que existem modelos naturais e sobrenaturais de onde advém o sentido de tudo;
	
	É produzido através de experimentações científicas;
	
	O conhecimento mítico se fundamenta tão somente na tradição oral;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805939337)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para a questão que segue, leia as assertivas abaixo: I. É reflexivo, mas, estando limitado pela familiaridade com o objeto, não pode ser reduzido a uma formulação geral. A característica de assistemático baseia-se na "organização" particular das experiências próprias do sujeito cognoscente, e não em uma sistematização das idéias, na procura de uma formulação geral que explique os fenômenos observados, aspecto que dificulta a transmissão de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. É verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia. II. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao seu âmbito de análise e reflexão. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. III. Parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural). A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências, não são postas em dúvida nem sequer verificáveis. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os tipos de conhecimentos ilustrados acima:
		
	
	I ¿ Religioso / II - Religioso / III - Científico
	
	I - Senso comum / II - Religioso / III - Científico
	
	I - Senso comum / II ¿ Marxista / III - Religioso
	 
	I - Senso comum / II ¿ Científico / III - Religioso
	
	I - Senso comum / II - Filosófico / III ¿ Científico
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805940182)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No que diz respeito às relações entre sociologia e mudanças sociais pode-se dizer que:
		
	
	A sociologia só e capaz de explicar as transformações derivadas das lutas entre as classes
	
	Os estudos aos quais a sociologia se dedica fundamentam-se no princípio de que mudanças e transformações só podem ocorrer quando os vários segmentos ou estratos de uma sociedade se unem para promover ou viabilizar tais mudanças.
	 
	A sociologia busca captar os fenômenos produzidos pelas ações de atores sociais que visam defender seus interesses e os fatos associados às reações e resistências àquelas ações
	 
	A sociologia é uma ciência que visa apreender cada sociedade em um dado momento sem poder explicar suas transformações, que são objeto da História.
	
	A questão das mudanças sociais é um tema que se tornou objeto de reflexão sociológica a partir do que se convencionou chamar ¿era pós-industrial¿ e globalização.
	1a Questão (Ref.:201805939142)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Indígenas montam site e contam sua versão da história em materiais didáticos (Leonardo Blecher - Catraca Livre) A ONG Thydewá tem diversos projetos com o objetivo de empoderar os povos indígenas. Ainda nos primeiros anos da escola, quando as crianças têm seus contatos iniciais com a história brasileira, uma das perguntas propostas por muitos professores é "Quem descobriu o Brasil?". A esta indagação, é comum que se espere que a criançada em coro responda "Pedro Álvares Cabral". Ao atribuir ao navegador português a descoberta do país, esta versão dos acontecimentos desconsidera as estimadas 5 milhões de pessoas que aqui viviam antes da chegada dos europeus. Para tentar minimizar este e muitos outros desrespeitos à cultura indígena, a ONG Thydêwá resolveu criar uma plataforma online para que os índios desenvolvam materiais didáticos que contem sua história e atualidade. Do ponto de vista da antropologia, podemos afirmar que ao perguntar "Quem descobriu o Brasil?" muitos professores reproduzem:
		
	 
	Uma atitude etnocêntrica.
	
	Uma atitude antropológica.
	
	Uma atitude pedagógica.
	
	Uma atitude relativizadora.
	
	Uma atitude histórica.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805939482)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Enem 2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como "Um príncipe em Nova York" e "Ace Ventura: um maluco na África"; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação "O Rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010. A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
		
	
	A sociedade e a economia.
	
	A história e a natureza.
	
	A diversidade e a política.
	 
	O exotismo e as culturas.
	
	O comércio e o ambiente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805939690)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca do mito, suas funções e suas estruturas, leia atentamente as afirmações enumeradas de I a V e as classifique como VERDADEIRAS ou FALSAS. Após a referida classificação, escolha a alternativa disposta abaixo que apresenta, de maneira CORRETA, a relação sequencial de afirmações verdadeiras e falsas. I. O pensamento mítico, de maneira inversamente proporcional ao pensar reflexivo, caracteriza-se pela condição de dar resposta a realidade, a partir de conceitos racionais. II. O pensamento mítico é, por natureza, uma explicação da realidade que não necessita de um método e, consequentemente, não precisa de seu rigor e de sua sistematização. III. Vivenciar a crença, experimentar o próprio mundo e retornar apenas ao próprio mundo e espalhar a notícia do vivido são atributos do pensar filosófico. IV. O mito faz parte de nossa psyché (mente/alma), é um modo de ler o mundo validado no crer. Ele é um pensamento bem estruturado, porém sem necessidade de provas, de argumentos. V. O mito,por estar vinculado às narrativas sobre a origem do vivido e do universo, a fim de reproduzir e fixar a condição de existência, não pode ser confundido com o nascimento do cosmos.
		
	
	V, F, V, F e V
	
	F, F, F, V e V
	
	F, V, F, F e V
	 
	F, V, F, V e F
	
	V, V, V, F e F
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805939304)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em determinada localidade do Rio de Janeiro, ocorreu processo administrativo de demarcação de Parque Nacional, com consequente determinação do Plano de conservação e manejo, além de desapropriações e retirada das populações locais residentes. Inconformados com a decisão da autoridade administrativa, determinado grupo identitário cultural de pescadores artesanais foi orientado por turistas a ajuizar ação judicial com o intento de anular o ato de desapropriação. Ocorreu, em sede recursal, reforma da decisão judicial original, com Acórdão motivado pela necessidade de ampliação dos pontos de vista morais, para além do ethos concreto de determinada comunidade ou da interpretação de mundo articulada em determinada tradição ou forma de vida, considerando "a importância da forma cultural das relações afetivas desse grupo àquele lugar (sua paixão pelo lugar) como fundamento lógico-cognitivo de sua cultura e identidade coletiva", argumentando ainda pela importância da participação desse grupo na definição das práticas de manejo naquela Unidade de Conservação, considerando as práticas tradicionais de manejo que historicamente esse grupo tem se utilizado na conservação daquele lugar. Considerando a motivação da decisão judicial acima descrita, é correto afirmar tratar-se:
		
	 
	relativismo cultural
	
	absolutismo cultural
	
	mera hermenêutica jurídica, sem argumentos de raiz cultural
	
	etnocentrismo cultural
	
	iluminismo cultural
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805939526)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(UNIOESTE) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que
		
	 
	relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
	
	o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.
	 
	relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
	
	é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
	
	relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural.
	
	
	1a Questão (Ref.:201805940271)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ifsp 2011) Segundo a Lei dos Três Estados, conceito fundamental na obra de Auguste Comte, a evolução das concepções intelectuais da humanidade percorreu três estados teóricos distintos e consecutivos, a saber:
		
	
	Fetichista, teológico e positivo.
	
	Metafísico, abstrato e positivo.
	
	Mitológico, filosófico e científico.
	 
	Teológico, metafísico e científico.
	
	Mitológico, teológico e filosófico.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805939142)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Indígenas montam site e contam sua versão da história em materiais didáticos (Leonardo Blecher - Catraca Livre) A ONG Thydewá tem diversos projetos com o objetivo de empoderar os povos indígenas. Ainda nos primeiros anos da escola, quando as crianças têm seus contatos iniciais com a história brasileira, uma das perguntas propostas por muitos professores é "Quem descobriu o Brasil?". A esta indagação, é comum que se espere que a criançada em coro responda "Pedro Álvares Cabral". Ao atribuir ao navegador português a descoberta do país, esta versão dos acontecimentos desconsidera as estimadas 5 milhões de pessoas que aqui viviam antes da chegada dos europeus. Para tentar minimizar este e muitos outros desrespeitos à cultura indígena, a ONG Thydêwá resolveu criar uma plataforma online para que os índios desenvolvam materiais didáticos que contem sua história e atualidade. Do ponto de vista da antropologia, podemos afirmar que ao perguntar "Quem descobriu o Brasil?" muitos professores reproduzem:
		
	
	Uma atitude histórica.
	
	Uma atitude pedagógica.
	
	Uma atitude relativizadora.
	 
	Uma atitude etnocêntrica.
	
	Uma atitude antropológica.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805938935)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia o texto e responda a questão proposta (adaptada do ENADE 2005). A falta de moradias e de serviços urbanos e a favelização são questões estruturais da sociedade brasileira que se intensificaram com a urbanização ocorrida a partir de 1940, levando a uma forte concentração populacional nas grandes cidades. De acordo com o Censo Demográfico, havia, em 2000, cerca de 1,7 milhão de domicílios localizados em favelas ou assentamentos semelhantes a elas, abarcando uma população de 6,6 milhões de pessoas, 53% das quais nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, nos quais as regiões metropolitanas concentram a maioria das favelas e dos favelados. (Radar Social, IPEA, 2005 - com adaptações). A respeito dessas informações, que caracterizam alguns aspectos das metrópoles brasileiras, analise os itens que se seguem.
I. A favelização revela uma forte desigualdade social no país.
II. A favelização é consequência da incapacidade natural de alguns indivíduos se adapatarem à vida urbana.
III. A urbanização brasileira vem apresentando forte tendência de concentração da população pobre nas metrópoles.
Assinale a opção correta.
		
	
	Apenas o item III está correto.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
	Apenas o item I está correto.
	 
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805940689)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O processo pelo qual "herdamos" hábitos, preferências e nossos traços culturais é contínuo e é possível graças às características próprias da espécie humana.Selecione a opção que nomeia esse processo.
		
	 
	Socialização
	
	Aculturação
	
	Etnocentrismo
	
	Herança biológica
	
	Herança genética
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805939661)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Diferente do pensamento religioso e do mitológico, o pensamento filosófico procura explicar a vida a partir de características próprias. A filosofia explica a experiência humana a partir de duas características. Marque a alternativa que representa essas características.
		
	
	o uso de lendas e mitos.
	
	o uso de mitos e de eventos sobrenaturais.
	
	o uso da teologia e o do senso comum.
	
	o emprego da razão e o de teses míticas.
	 
	o uso da razão e de fenômenos naturais.

Continue navegando