Buscar

respostas discursivas politicas publicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1) Após a leitura do texto, analise a presença e o crescimento do numero de mulheres no atual mercado de trabalho, considerando fatores que impactam na sua inserção, tais como raça, o acesso a empregos formais e a escolaridade. Também discuta sobre a importância da creche nesse processo.
Com a informação chegando as famílias, o crescimento da importância da mulher na sociedade, começou-se a criar uma liberdade das próprias, querendo algo mais, as mesmas queriam obter mais e mais conhecimento para fazer parte de um mundo onde só os homens dominavam. Assim, começou o incentivo para que as mulheres buscassem conhecimento, ter sua própria liberdade, ter voz, atitude e depender apenas de si mesma, não apenas da família ou do companheiro. Já se foi o tempo em que só o homem garantia o sustento da família. Muitas mulheres se viram abandonadas pelos seus parceiros e família, as mesmas, se vendo em uma situação extremamente difícil, olhando para os próprios filhos, foram em busca de trabalho, para garantir o seu sustento.Por isso, as creches são de suma importância para que a mulher tenha tempo para trabalhar, deixando seu filho em segurança, sem ter que depender da ajuda de alguém, ou aumentando sua despesa contratando alguém para cuidar dos filhos.  É primordialmente importante o governo aplicar verbas na construção de novas creches, para que as mulheres possam ingressar ainda mais no mercado de trabalho. 
 
Questão 2: Tendo em vista o trecho de análise de ANDRADE (2016) e a tabela apresentada, escreva como o padrão salarial da mulher está estipulado em nossa sociedade, destacando , em especial, as desigualdades existentes entre os sexos e entre as cores/raças
.
Analisando a tabela é visível quão desigual é a média salarial entre homens e mulheres, entre negros e brancos.  Mesmo as mulheres possuindo mais anos de estudos e profissão do que os homens, a média salarial deles é superior que a delas. Enquanto a média salarial de uma mulher parda com 12 anos de trabalho é de 15,0 de um homem com o mesmo tempo é de 23,2. Isso, infelizmente ainda se deve ao preconceito e a falta de informação. Foi-se criada uma teoria que mulheres são menos capazes que os homens e menos produtivas, ocupando os mesmos cargos. Isso se deve também pelo período que a mulher pode ficar gestante e tem que receber sem trabalhar, visto que muitas empresas veem isso como algo não lucrativo. Somente por meio de políticas de reeducação social e criação de leis mais rigorosas para este quadro mudar. Pois a desigualdade salarial de gênero é formada, muitas vezes , antes da entrada dos indivíduos no mercado de trabalho. No entanto,o mercado de trabalho pode funcionar como um reprodutor e consolidador desta desigualdade. Por exemplo, algum as pessoas argumentam que mulheres têm preferência por certas profissões que pagam menos e, por isso, a desigualdade salarial não tem relação direta com a desigualdade de gênero. Contudo, essas escolhas profissionais acabam sendo reflexo da desigualdade de gênero já existente. 
Questão 3: Diante do exposto, escreva a respeito da desigualdade entre mulheres e homens no que diz respeito a escolaridade e ao nível salarial e como isso se reflete na condição da mulher.?
As relações de gênero iniciam desde o nascimento e continuam ao longo da vida,intensificando a desigualdade entre homens e mulheres, é uma estrutura com raízes culturais que vai se processando no cotidiano de maneira impercebível pela família,escola,igreja,entre outras, e não há duvidas que o reflexo surgem posteriormente, como por exemplo no mercado de trabalho
Geralmente, as mulheres não são tão 'bem assalariadas' quanto os homens, mesmo possuindo um nível escolar superior ao do homem, o que gera certa polêmica em relação à igualdade de gênero de ambos, pois atualmente, devido a organização da sociedade ser pautada em gerações onde o homem é o ser dominante, notamos nos últimos séculos a busca da mulher por oportunidades que sejam iguais em sociedade.A partir disso, em uma perspectiva mais atual, notamos que ainda hoje grande parte das mulheres ainda tem salários menores que os homens, o que reforça a reflexão inicial ao afirmar que os homens são vistos de uma forma mais prestigiada do que as mulheres quando se diz respeito à sociedade em si.
Por fim, dessas questões apresentadas acima, se desenvolvem diversas problemáticas sobre, a maioria da população do Brasil morar em favelas e subúrbios, e a mulher não ter as condições necessárias para criar seu filho, e em vários casos o colocando em uma creche que não tem a infraestrutura necessária para o desenvolvimento, o que obriga essa criança logo cedo optar por trabalhar ao invés de estudar, o que nos leva a uma questão básica do nosso país, sobre como o Governo deve fornecer medidas que sarem esses problemas. 
Com as inform aç ões c hegando às fam ílias , o cresc im ento da importânc ia da

Continue navegando