Buscar

AÇÃO PARA CONCESSÃO DE APOSENTADORIA ESPECIAL COM TUTELA DE URGÊNCIA

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO JUIZ DE DIREITO DA VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE XANXERÊ, SANTA CATARINA.
Maria da Luz, residente e domiciliada na Cidade de Bom Jesus/SC, Rua das Almas, nº123, portadora do CPF sob o nº. 000.000.000-00, torneira mecânica, por seu representante legal, vem através desta exordial, pelos fatos e fundamentos jurídicos, vem intentar a presente;
AÇÃO PARA CONCESSÃO DE APOSENTADORIA ESPECIAL COM TUTELA DE URGÊNCIA 
De fronte ao INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, pessoa jurídica de direito público, Autarquia Federal, pelos atos e parâmetro a seguir; 
DA JUSTIÇA GRATUITA
Sendo a querelante pessoa humilde, e comprovando a hipossuficiência, vem intentar o benefício à justiça gratuita, tirado da reta a seu sustento e dignidade da pessoa humana.
De seu lado está o art. 98 do código de processo civil, também a Lei Maior, consagrado no seu artigo 5º, LXXIV, junto com a Lei Federal nº 1060/50, atualizando para a Lei nº 7510/86, art. 4º, §1º. 
DOS FATOS 
O querelante, durante toda sua atividade profissional, desempenhou o serviço árduo, expondo-se a sua integridade à agentes químicos e físicos, ruídos acima da tolerância permitida, de forma habitual e permanente. Entende-se que tem o direito de aposentadoria especial, no decorrido lapso temporal. 
Feito assim o querelante, buscou administrativamente a concessão do benefício, em voga Aposentadoria Especial, sob o nº. 000.000.000-0, em 05/10/17, que lhe fora indeferido pela autarquia, que de acordo com a pericia realizada pela mesma, alegou que as referidas atividades não foram consideradas prejudiciais à saúde. 
A documentação acostada junto a exordial é mais que suficiente para comprovar, sem deixar dúvidas, e que sempre laborou atividade em condições especiais, fazendo jus ao direito previdenciário à Aposentadoria Especial, com 25 (vinte e cinco) anos de contribuição. 
Conforme consta na declaração feita pelo médico do trabalho da empresa, a função de torneira mecânica, de acordo com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), a atividade era de forma direta e continua a agentes como poeira, graxa mineiras e óleos, e ruídos entre 86 e 87 dB(A). 
Não restando outro modo, a querelante buscando a autarquia, e ela lhe negando o direito de aposentadoria especial, considerando uma arbitrariedade por porte no INSS. Vem por este motivo buscar o judicial por meio da presente ação; 
DO DIREITO
O querelante, conceitua a aposentadoria especial, como o benefício que busca garantir a compensação, pelo desgaste, resultante do tempo em que ficou exposto, aos agentes prejudicais à saúde. 
Por ser tratar de maneira especial tem fulcro na Carta Magna, mais exato no artigo 201, §1º, para compensar a perda da qualidade de vida.	
O querelante, exerceu esta atividade desgastante, entre os períodos de, 01/10/91 à 01/10/15, fechando 26 anos de contribuição. Tempo este mais que necessário para configurar a aposentadoria especial. 
Tendo como ponto chave, destaco ênfase, no Decreto Lei 3.048/99, em especial no seu ANEXO IV, classificação dos agentes, 2.0.0 e 2.0.1, Ruídos: exposição a níveis de exposição normalizados (NEN) superiores a 85dB (A), ficando claro, consoante com seu PPP, não restando duvida que o querelante é ostentado pelo benéfico da Aposentadoria Especial.
Acrescentando junto ao dispositivo, pontualmente nos seu artigo cinquenta e sete, da Lei 8.213/91, almejando a carência cumprida por parte do querelante, também no artigo quarenta e nove, almejando o tempo do início do benéfico, que foi efetivamente comprovado, desde a data do requerimento acrescentados, juros, mora e corrigidos. 
Não é demais pontuar que o requerente trabalhou mais de 25 anos numa mesma empresa. 
Não há dúvida que as condições ensejadoras para concessão do benefício pleiteado estão reunidas no presente caso, o que se afirmar com arrimo nos documentos que ora se juntam. 
DA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA 
Com tudo expresso, que o querelante, não tem condições para esperar o mérito do processo em voga, e deve ser antecipado a tutela, visando a proteger a sua subsistência, integridade física e moral, e sobre mais a dignidade da pessoa humana. Apresentado todos os direitos dispostos no artigo 273 do código de processo civil. 
Efetuando a leitura do caso em tela, impõe-se, em respeito à ordem jurídica a concessão da tutela antecipatória dos efeitos pleiteados na inicial, determinar O Reconhecimento Do Período Trabalhado Em Condições Especiais Não Reconhecido Administrativamente, Como Também O Consequente Deferimento Da Aposentadoria Especial, uma vez que todos seus pressupostos estão sobejamente demonstrados. 
As provas acostadas na inicial e mencionadas acima demonstram, em uma análise perfunctória, uma aparência real do direito alegado e não uma simples fumaça.
DOS PEDIDOS
Diante o exposto, requer: 
Recebimento desta, e seus documentos;
Concessão da justiça gratuita, que no caso em voga, possui cunho alimentar;
Antecipação dos efeitos de tutela, requerendo ao INSS reconheça imediatamente, como período especial, todo o período laborado;
A citação do INSS, sob pena de revelia e seus efeitos, 
Em caso de recurso, ao pagamento de custas e honorários advocatícios, eis que cabíveis em segundo grau de jurisdição, com fulcro no art. 55 da LEI 9.099/95, e art. 1º da LEI 10.256/01;
Seja julgado procedente em favor do querelante, todos os seus termos, Por último, a renúncia do crédito excedente a 60 salários mínimos, quando da atualização, para que possa o autor optar pelo pagamento do saldo sem o precatório. 
Requer todos os meios de prova, admitidos em direito em especial a pericial, 
Dá-se o valor da causa de 60 salários mínimos, nos termos do artigo terceiro da Lei 10.259/01. 
Nestas condições,
Pede e aguarda deferimento; 
Xanxerê-SC, 10 de junho de 2018 
 Advogado
OAB/SC 0008

Continue navegando