Buscar

Revisão FCS

Prévia do material em texto

Revisão - FCS
1 – O Conhecimento Científico: Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.
2- Problema Social x Problema Sociológico: Problemas sociais, são aqueles relativos à sociedade propriamente dita, ao povo e suas crenças e cultura, ou seja, a prática. Sociológicos são aqueles que estudam as leis que regem os fenômenos sociais gerados por esse mesmo povo, ou seja, teoria. 
3- As ciências sociais e seus objetivos: Inicialmente, vemos que as ciências sociais atuam, como aquelas que buscam estudar a sociedade e o espaço em que o homem habita. Deste modo, fica claro observar que ela utiliza por meio de pesquisas e fatos históricos entender o indivíduo enquanto ser social e todos os reflexos gerados pela atitude do homem, bem como seu território, se aplicando às ciências humanas.
a) As ciências sociais são ciências? Sim, pois estabelece como ciência, problemas da sociedade e não tem em laboratório.
b) A Relação metodológica entre ciências sociais e naturais? 
Naturais: Estudam fatos simples, fenômenos recorrentes e sincrônicos, facilmente isoláveis, reproduzidos dentro de condições de controle, num laboratório. Sociais: Estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade e determinação complicados.
4 – Cultura: Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
Etnocentrismo: é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo ou melhor, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
Relativismo Cultural: é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência.
Etnografia: estuda e revela os costumes, as crenças e as tradições de uma sociedade, que são transmitidas de geração em geração e que permitem a continuidade de uma determinada cultura ou de um sistema social.
Determinismo biológico: atribui as capacidades físicas e psicológicas do ser humano à sua etnia, nacionalidade ou o grupo ao qual pertence.
Determinismo Geográfico: considera que as diferenças entre as tribos não podem ser explicadas pela limitação do seu meio ambiente. Eles consideram o clima como fator importante no determinismo geográfico. A natureza dos homens é mesma, são seus hábitos que os mantêm separados.
5- O contexto de surgimento da sociologia: A Sociologia é uma ciência social que surge em consequência das ideias iluministas e da busca de diferentes intelectuais de compreender a sociedade e suas dinâmicas. O principal fator social que conduz ao surgimento deste campo de conhecimento foi a Revolução Industrial e suas consequências, como a divisão do trabalho e o processo de urbanização.
a) Revolução Francesa: foi um movimento impulsionado pela burguesia e que contou com uma importante participação dos camponeses e das massas urbanas que viviam na miséria.
b) Revolução Industrial: As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Uma delas era a máquina a vapor com tanto avanço, as fábricas começaram a se espalhar pela Inglaterra trazendo várias mudanças.
c) Darwinismo Social:  é a teoria da evolução da sociedade que acredita na premissa da existência de sociedades superiores às outras.
d) Neocolonialismo: processo de dominação política e econômica, pelas potências capitalistas ou ex-coloniais ocidentais, no final do século XIX e ao longo do século XX, de regiões ou nações da África e da Ásia.
6- O Positivismo de Auguste Comte
a) Definição para positivismo: é uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França. A principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.
b) A lei dos Três Estado: Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. Metafísico: Realidade através de recursos abstratos. Científico: a humanidade busca respostas científicas todas as coisas. 
c) Influência do positivismo no Brasil: O positivismo influenciou especialmente a alta oficialidade do exército e algumas camadas da burguesia brasileira, que se empenharam no movimento republicano no final do século XIX
7- Émile Durkheim
a) O fato social e suas características: define fato social como os agentes reais ou o conjunto de maneiras que estão no centro focal de uma sociedade. São os instrumentos sociais e culturais que determinam na vida de um indivíduo as maneiras de agir, pensar e sentir. Esses o obrigam a se adaptar às regras da sociedade.
b) Regras relativas à observação dos fatos sociais (os fatos como coisas): O homem não consegue viver sem formular ideias/raciocínios/noções sobre tudo aquilo que o cerca. Todavia, esse mecanismo espontâneo pode muitas vezes comprometer a qualidade do conhecimento científico que o homem se dispõe a produzir, uma vez que não é fácil reconhecer e limitar essa atividade.
c) O que é normal e o que é patológico?
Três critérios para distinguir o normal do patológico: 
“1° – Um fato social é normal para um tipo social determinado, considerado numa fase determinada de desenvolvimento, quando se produz na média das sociedades desta espécie, consideradas numa fase correspondente de desenvolvimento;
2° – Os resultados do método precedente podem verificar-se mostrando que a generalidade do fenómeno está ligada às condições da vida coletiva do tipo social considerado;
3° – Esta diversificação é necessária quando um fato diz respeito a uma espécie social que ainda não cumpriu uma evolução integral”.
8- Karl Marx
a) O materialismo histórico e dialético: Histórico estuda as formas de produção da vida material das sociedades. Essa vertente marxista afirma que as relações sociais são fruto do trabalho dos seres humanos, bem como do que produzem para suprir suas necessidades. Dialético é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e os fenômenos físicos tanto modelam animais irracionais e racionais, sua sociedade e cultura quanto são modelados por eles, ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e o social.
b) A filosofia e a ciência como transformadores da sociedade: Não transforma a sociedade e sim à explica.
c) A alienação: é estar alheio aos acontecimentos sociais, ou achar que está fora de sua realidade.
d) A luta de classes: é a oposição entre as diferentes classes da sociedade. A luta de classes não é apenas um conflito, envolve a economia, a política e a sociedade como um todo.
e) Superestrutura e infraestrutura: A infraestrutura as forças e relações de produção — condições de trabalho entre empregador-empregado, a [propriedade —na qual as pessoas entram para produzir as necessidades e comodidades da vida. Essas relações determinam outras relações e ideias da sociedade, que são descritas como a sua superestrutura. A superestrutura de uma sociedade inclui a cultura, instituições, estruturas de poder político, papel social, rituais o Estado.
9 – Max Weber
a) Tipos de ação: 
Ações Sociais Racionais
Ação social racional com relação a fins: aqui o que importa é o alcance dos objetivos e/ou resultados atingidos por seu agente. Ou seja, esse tipo de ação social visa obter, de modo racional, um fim.
Ação social racional com relação a valores: está relacionada com os princípios de seu agente, ou seja, está orientada por valores específicos (norma moral).
Ações Sociais IrracionaisAção social afetiva: também chamada de "ação social emocional", nesse caso, ela é motivada e gerada pelos sentimentos de seu agente em relação aos outros.
Ação social tradicional: o próprio nome já indica que esse tipo está vinculado aos hábitos e costumes compartilhados por uma sociedade.
b) Tipos de dominação:
Racional-Legal: origina-se de regras, estatutos e leis sancionadas pela Sociedade ou Organização. Tais regras definem a quem obedecer e até quando obedecer, tornando possível a aceitação, por parte dos subordinados.
Tradicional: tem como base de legitimação, e de escolha de quem a exercerá, as tradições e costumes de uma dada sociedade, personificando as instituições enraizadas no seio desta sociedade na figura do líder.
Carismática: etimologicamente, é aquela apoiada na devoção a um senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma). A influência só é possível devido qualidades pessoais, tais como faculdades mágicas, revelações, heroísmo e poder intelectual
c) Tipos ideais: oferece um recurso analítico baseado em conceitos, como o que é religião, burocracia, economia, capitalismo, dentre outros. Uma das principais características do tipo ideal é o fato de que não corresponde à realidade, mas pode ajudar em sua compreensão, estabelecido de forma racional, porém com base nas escolhas pessoais anteriores daquele que analisa.

Continue navegando