Buscar

AVALIANDO FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS

Prévia do material em texto

1.
		¿Os renascentistas visavam resgatar muitos dos valores greco-romanos clássicos, ao defender¿ (MIWA, 2015).
	
	
	
	
	Antropocentrismo
	
	
	Funcionalismo
	
	
	Modernismo
	
	
	Racionalismo
	
	
	Teocentrismo
	
	
	
	
	
		2.
		Com relação ao pensamento positivista de Augusto Comte, assinale a única opção ERRADA.
	
	
	
	
	Busca inspiração no método de investigação das ciências da natureza para compor seu próprio método de estudo.
	
	
	Por conceber a sociedade como um organismo constituído de partes integradas, coesas e funcionando harmonicamente, o positivismo foi também denominado organicismo.
	
	
	Apesar de reconhecer as diferentes origens dos princípios reguladores do mundo físico e do mundo social, Augusto Comte acreditava poder aproximá-los, em virtude de sua essência comum.
	
	
	Derivou seus princípios do cientificismo, que negava o poder da razão humana em conhecer a realidade.
	
	
	Foi a primeira corrente sistematizada de pensamento sociológico, definindo objeto de estudo, conceitos e metodologia de investigação.
	
	
	
	
	
		3.
		Qual a origem histórica da Sociologia como disciplina científica?
	
	
	
	
	Entre final do século XVIII e início do XIX emergiu a ciência da sociedade denominada Sociologia, fortemente influenciada pelas ciências da natureza e preocupada em estudar as regras que organizavam a vida em sociedade.
	
	
	O período das grandes navegações, Entre final do século XVI e início do XVII emergiu a ciência da sociedade denominada Sociologia, fortemente influenciada pelas ciências sociais e humanas
	
	
	A Sociologia emergiu na Grécia antiga, por meio da filosofia de Sócrates e Platão, mas teve o seu apogeu no período do absolutismo político, como forma de questionar as relações de poder do estado Monárquico com a sociedade vigente.
	
	
	A Sociologia emergiu na Grécia antiga, por meio da filosofia de Sócrates e Platão, mas teve o seu grande apogeu no final do século XVII. Especialmente no contexto da renascença, marcado pelo avanço das artes e da filosofia, onde as ciências da natureza se sobresaiamA
	
	
	Entre final do século XVI e início do XVIII emergiu a ciência da sociedade denominada Sociologia. Especialmente no contexto da renascença, marcado pelo avanço das artes e da filosofia, onde as ciências da natureza se sobresaiam
	
	
	
	
	
		4.
		Diante de fatos sociais, o cientista deveria estudar os fenômenos de maneira objetiva, neutra, impessoal e distanciada.
A respeito desta postura, como Durkheim a definiria?
Assinale a única opção correta:
	
	
	
	
	Positividade
	
	
	Neutralidade axiológica
	
	
	Socialismo
	
	
	Evidência de análise
	
	
	Capitalismo
	
	
	
	
	
		5.
		Qual das alternativas abaixo NÃO correspondem às premissas do positivismo aplicado à produção do conhecimento científico?
 
	
	
	
	
	A realidade social não pode ser submetida à análise rigorosa pois não está isenta de interesses e paixões;
	
	
	As Ciências Sociais e as Ciências Naturais compartilham de um mesmo fundamento lógico e metodológico, elas se distinguem apenas no objeto de estudo;
	
	
	 A realidade se constitui essencialmente naquilo que nossos sentidos podem perceber;
	
	
	A sociedade pode ser vista como um organismo regulado por leis naturais, que funcionam harmonicamente;
	
	
	 Existe uma distinção fundamental entre fato e valor: a ciência se ocupa do fato e deve buscar se livrar do valor;
		Émile Durkheim, foi o fundador da Escola Francesa de Sociologia e ao lado de Max Weber foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma disciplina acadêmica. E atribuida a ele a seguinte frase:
	
	
	
	
	os fatos sociais devem ser conhecidos e trabalhados por sociólogos
	
	
	a Sociologia está para a Academia, assim como, a Academia está para a Sociologia
	
	
	ser ou não ser eis a questão
	
	
	ão precisamos conhecer César para entendermos César
	
	
	os fatos sociais devem ser tratados como coisas
	
	
	
	
	
		2.
		Antes de Lévi-Strauss, como os antropólogos distinguiam as sociedades primitivas das civilizadas.
	
	
	
	
	como mentalidade pré-lógica e mentalidade lógica
	
	
	como sociedade livre e sociedade coercitiva
	
	
	como mentalidade não racional e mentalidade racional
	
	
	como sociedades não desenvolvidas e sociedades desenvolvidas
	
	
	como mentalidade subdesenvolvida e mentalidade desenvolvida
	
	
	
	
	
		3.
		(Ueg 2013) A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comtiano são: 
	
	
	
	
	a sociedade humana está em constate evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, regem o individuo positivista, quando ele se apresenta como um ser social
	
	
	a sociologia como ciência da sociedade, ao contrário das ciências naturais, não pode ser neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos reciprocamente. 
	
	
	a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, no qual predomina a religião positivista. 
	
	
	a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.
	
	
	o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.
	
	
	
	
	
		4.
		Para Émile Durkheim, o fato social deve atender a três características:
	
	
	
	
	a generalidade, a exterioridade e a coercitividade
	
	
	a generalidade, a competetividade e a coercitividade
	
	
	a interioridade, a competitividade e a resolutividade
	
	
	a interioridade, a generalidade e a criatividade
	
	
	a generalidade, a interioridade e a resolutividade
	
	
	
	
	
		5.
		São dispositivos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS):
	
	
	
	
	UBS e Hospital geral.
	
	
	CRAS e CREAS.
	
	
	NASF e CREAS.
	
	
	CRAS e UBS.
	
	
	CAPS e NASF.
	
	
	
	
	
		1.
		Karl Marx acreditava que conforme as pessoas buscavam compreender o mundo, elas se tornavam fixadas em coisas como o dinheiro e em mercadorias. Ele chamou essa fixação de:
	
	
	
	
	consumismo
	
	
	fetiche
	
	
	abnegação
	
	
	luta de classes
	
	
	alienação
	
	
	
	
	
		2.
		As políticas públicas são formuladas levando em conta o interesse da coletividade. No caso específico das políticas públicas em saúde, a ênfase recai sobre seus principais determinantes: promoção, prevenção e recuperação. Neste sentido, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades privadas relacionadas às tarefas de interesse particular.
	
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse particular.
	
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação do setor privado para regular as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a subordinação doEstado aos interesses privados em atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	
	
	
	
		3.
		ENEM - 2013) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.
Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas
	
	
	
	
	perderam a relação com o seu passado histórico
	
	
	derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira
	
	
	contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual
	
	
	demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus
	
	
	permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
	
	
	
	
	
		4.
		Com relação às discussões sobre o conceito ampliado de saúde, assinale a afirmativa ERRADA.
	
	
	
	
	Ao reconhecer que a saúde é algo mais do que ausência de doença, amplia-se a consideração sobre seus determinantes e, consequentemente, a responsabilidade pelo bem-estar individual e coletivo.
	
	
	O ponto de partida destas discussões pode ser remontado à definição de saúde da OMS que sustenta que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de enfermidade ou doença.
	
	
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, reafirma o modelo hospitalocêntrico predominante nas ações em saúde.
	
	
	Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente.
	
	
	Esta nova concepção propõe que a saúde deixe de ser compreendida a partir de uma perspectiva médica curativa e passe a ser vista como um processo que envolve promoção e prevenção.
	
		5.
		(ENEM-2010)Os movimentos extremistas que surgiram na Europa, no século XX, pautavam-se pelo ideal de pureza e superioridade cultural de um grupo étnico. Entre eles, o nazismo é o mais lembrado em virtude do enorme impacto das atrocidades associadas a ele. Se os planos do regime nazista fossem concretizados e o extermínio da população judaica fosse uma realidade, todo e qualquer traço da cultura judaica estaria também exterminado.
A afirmação está:
	
	
	
	
	errada, pois sempre existirão traços remanescentes de uma cultura embebida em outra em razão do processo de troca e assimilação cultural
	
	
	correta, já que nenhuma cultura permanece sem um povo para mantê-la
	
	
	correta, uma vez que o extermínio da população judaica estava ligado ao expurgo dos traços culturais que cultivavam  processo de troca e assimilação cultural
	
	
	errada, já que era impossível exterminar todos os judeus que existiam no território alemão.
	
	
	correta, uma vez que o extermínio da população judaica estava ligado ao expurgo dos traços culturais que cultivavam.
		1.
		No sentido usual, o termo designa uma organização que abranja pessoas, como por exemplo um hospital, uma prisão ou, no ponto que aqui nos interessa, uma universidade. De outro lado, também é ligado às grandes entidades sociais que o povo enxerga quase como um ente metafísico a pairar sobre a vida do indivíduo, como o Estado, a economia, ou o sistema educacional.
Assinale o conceito sociológico que,corresponde à definição acima:
	
	
	
	
	Instituição social
	
	
	Papel social
	
	
	Empresa social
	
	
	Status social
	
	
	Grupo social
	
	
	
	
	
		2.
		Houve uma grande caminhada na humanidade até que a Sociologia fosse reconhecida como uma área do conhecimento. O mundo passou pelas trevas da Idade Média, onde o Teocentrismo impedia o avanço tecnológico e científico; depois, no Renascimento, lutou pelo reconhecimento da razão como a via para se encontrar a verdade, tendo o advento do Racionalismo. Com o Iluminismo, veio a consolidação da ciência como fonte do conhecimento, tendo Descartes, e seu Discurso do Método, como um dos seus principais precursores. E, somente no final do século XVIII e início do século XIX, é que a Sociologia surge. Nesta época, qual é a principal preocupação da Sociologia? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	A Sociologia é considerada parte das ciências humanas e está preocupada em compreender como os homens afetam a natureza, não levando em conta a organização social.
	
	
	B;nen
	
	
	A Sociologia é considerada a ciência da sociedade e sua preocupação é compreender as regras que organizam a vida em sociedade.
	
	
	A Sociologia é considerada uma ciência distante das ciências humanas pois se preocupa em compreender fatores como desastres naturais.
	
	
	A Sociologia é considerada a ciência da natureza e se preocupa em compreender como os efeitos naturais influenciam o homem.
	
	
	
	
	
		3.
		É verdade biológica bem conhecida que no cruzamento de espécies diferentes o êxito é tanto menor favorável quanto mais afastadas na hierarquia zoológica estão entre si as espécies que se cruzam (...) Tem-se afirmado, é exato, que o cruzamento das raças ou espécies humanas não dão híbridos. Mas os fatos demonstram que se ainda não está provada a hibridez física, certos cruzamentos dão origem em todo caso a produtos morais e sociais, evidentemente inviáveis e certamente híbridos (Nina Rodrigues s/d, p.133) O conceito antropológico que permite entender esta opinião do médico maranhense Nina Rodrigues (1862-1906) é:
	
	
	
	
	Socialização primária
	
	
	Darwinismo social
	
	
	Etnografia antropológica
	
	
	Socialização secundária
	
	
	Relativismo cultural
	
	
	
	
	
		4.
		Leia o texto a seguir:  
"Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORCCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200).
Considerando o conceito de socialização, podemos concluir do texto que:
	
	
	
	
	o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num processo contínuo de absorção das regras sociais pelo indivíduo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade.
	
	
	as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais.​​​​​​​
	
	
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia e não passam mais pelo processo de socialização.
	
	
	Como a socialização acontece apenas na infância, crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu deorigem, pois não há possiblidade de adaptação.
	
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente das ciências biológicas e não das ciências sociais, já que não há intervenção da cultura sobre a natureza/biologia.
	
	
	
	
	
		5.
		Qual o pensamento emergiu no Renascentismo, que se expressava na criação imaginária de mundos, idéias, através da literatura e da pintura.
	
	
	
	
	Social
	
	
	Positivo
	
	
	Epistemiológico
	
	
	Etnográfico
	
	
	Racional

Continue navegando

Outros materiais