Buscar

EXERCÍCIOS E SIMULADOS DIDÁTICA 5

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Bracht (1999) explica que, além de escolarizar conhecimentos e práticas sociais, a escola procurou se apoderar do corpo e construir-lhe uma forma que fosse mais adequada à sociedade na qual está inserida, e, frequentemente, harmoniza-se com seus valores. 
Esse aspecto é relevante, na medida em que destaca que, nas aulas de Educação Física, o tratamento dado ao corpo sofre inuências externas da sociedade, além da instituição escolar. 
Nesse sentido, é possível armar que, a partir de 1964, durante a ditadura, a prática pedagógica em Educação Física no projeto de Brasil dos militares estava relacionada ao desenvolvimento do(a):
 
		
	
	Alteridade e saúde- a primeira, porque era importante para a construção de um cidadão autêntico, e a segunda, porque poderia contribuir para consolidar o País entre as nações saudáveis.
	 
	Aptidão física e desporto - a primeira, porque era importante para a capacidade produtiva da classe trabalhadora, e o segundo, porque poderia contribuir para consolidar o País entre as nações desenvolvidas.
	
	Desporto, uma vez que poderia contribuir para consolidar o País entre as nações desenvolvidas e, também, porque, nessa época, havia um grande potencial esportivo entre os brasileiros.
	
	Liberdade de expressão e desporto- a primeira, porque era importante para a criticidade da classe trabalhadora, e o segundo, porque poderia contribuir para consolidar o País entre as nações desenvolvidas.
	
	Crítica e liberdade de expressão nas escolas brasileiras.
	
Explicação:
O aluno deverá reconhecer qu neste período a educação física era importante para contribuir com a capacidade produtiva da classe trabalhadora, e o segundo, porque poderia colaborar para consolidar o País entre as nações desenvolvidas.
	
	 
	Ref.: 201704972213
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a educação. Nesse sentido, quando a função da escola é acumulação da cultura passada de geração para geração, visando a manutenção do "status quo", podemos afirmar que a prática pedagógica terá um caráter:
		
	
	Transformador;
	
	Autônomo;
	
	Crítico;
	
	Dialético.
	 
	Conservador;
	
Explicação:
O aprendente deverá identificar as características da educação conservadora, baseada em valores "imutáveis".
	
	 
	Ref.: 201704972210
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A escola, na perspectiva de uma pedagogia crítica superadora, deve, EXCETO:
		
	
	Selecionar e organizar os conteúdos exigindo coerência com o objetivo de promover a leitura da realidade.
	 
	Cumprir os conteúdos do programa curricular pelo professor sem questionar a realidade do aluno e sua vivência no mundo contemporâneo.
	
	selecionar os conteúdos de acordo com a realidade material da escola, uma vez que a apropriação do conhecimento da Educação Física supõe a adequação de instrumentos teóricos e práticos, sendo que algumas habilidades corporais exigem, ainda, materiais específicos.
	
	Deve-se fazer uma seleção dos conteúdos da Educação Física.
	
	analisar a origem do conteúdo e conhecer o que determinou a necessidade de seu ensino.
	
Explicação:
O aprendente deverá marcar a opção que não está coadunada com os objetivos e características da tendência crítica superadora.
	
	 
	Ref.: 201705020888
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No Brasil, Tani (1988)  é o representante dessa abordagem. Trata-se de uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento siológico, motor, cognitivo e afetivo-social na aprendizagem motora. Em função dessas características, sugerem-se elementos para a estruturação da Educação Física. Além disso, essa tendência procura privilegiar a aprendizagem do movimento, embora possam estar ocorrendo outras aprendizagens decorrentes da prática das habilidades motoras. O texto descrito diz respeito a tendência: 
		
	
	Cultura Corporal de Movimento.
	
	CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA.
	
	Ciência da Motricidade.
	
	Abordagens Críticas.
	 
	Desenvolvimentista.
	
Explicação:
O aluno deverá identificar que o objetivo da tal tendência é trabalhar as habilidades e capacidades motoras, oferecendo experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento da criança, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada.

Continue navegando