Buscar

DEDUÇÃO E INDUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Lógica é instrumento de todas as ciências. Entre seus métodos estão a dedução e a indução, que são discursivos. Pela dedução, raciocina-se do geral para o particular. Pela indução, parte-se do particular para se chegar ao geral. A intuição é forma direta de aquisição de conhecimento. Os métodos lógicos têm seu fundamento no Racionalismo e no Empirismo. 
O primeiro, o conhecimento se origina exclusivamente na razão; seu método é o dedutivo. 
O segundo, o conhecimento se adquire pela experiência, seja externa ou interna; seu método é o indutivo. 
A intuição se trata de método não discursivo. Por ela, se chega aos valores, objeto da Axiologia. Os valores implicam no nascimento de normas e princípios jurídicos. O fenômeno dos valores se dá na sociedade e se interrelaciona com a cultura. O ser humano é o valor fonte, e a Justiça, o valor fundamental. A Lógica Jurídica é a aplicação da Lógica como instrumento do Direito. O seu operador utiliza tanto a dedução como a indução, ou seja, são métodos utilizados para sua interpretação e aplicação. A intuição também é aplicada pelos operadores do Direito, embora seu estudo ainda não esteja tão desenvolvido. Isso se constata pela análise, no âmbito jurídico, dos princípios, das normas, da doutrina e outros trabalhos, das sentenças, da jurisprudência, do costume, da analogia e da investigação criminal. Nenhum dos métodos é utilizado de forma isolada, para interpretação e aplicação do Direito, pois, por si só, não é suficiente, embora sejam todos os três objetos de estudo, adequados. Todos podem e devem ser utilizados. Os métodos mais estudados são o dedutivo e o indutivo, mas a intuição também tem um importante papel na interpretação e na aplicação do Direito, embora o operador possa até não se dar conta de quanto a utiliza em seu trabalho cotidiano.
Dedução e a indução são formas de raciocinarmos ou de argumentarmos, isto é, são formas de reflexão. O raciocínio pode ser algo ordenado, coerente, lógico e pode ser dedutivo ou indutivo. (são formas de reflexão e não de simples pensamento)
Os argumentos dedutivos como os indutivos são fundamentados em premissas. A dedução e a indução são processos que se completam.
	Indução
	Dedução
	Generaliza a partir da Comprovação de casos Restritos 
	Particulariza a conclusão pela confirmação geral
	Premissa maior não é Verdade universal
	Premissa maior é verdade universal
	Empírica, hipotética
	Lógica, comprovada
	Imaginativa, probabilística
	Verdade absoluta
	Propões verdades
	Comprovada induções
         Consideremos as seguintes sequências de raciocínio:
         Todo homem é mortal.
            Sócrates é mortal.
            Então, Sócrates é homem.
No exemplo, acima, partimos de uma afirmação geral para se chegar a uma afirmação particular. Um raciocínio desse tipo é chamado de DEDUÇÃO. Método dutivo
Percebemos que "João morreu", "Maria morreu", "Pedro morreu", e todos os outros seres humanos morreram (ou seja de várias constatações individuais), você deduz: "todos os seres humanos são mortais" (afirmação geral). 
No exemplo, acima, consiste na observação de casos particulares para o estabelecimento de hipóteses de caráter geral. Um raciocínio desse tipo é chamado de INDUÇÃO. O método indutivo

Continue navegando