Buscar

Resumo do sistema sensorial da Audição

Prévia do material em texto

Sistema sensorial da audição
	
	
	
 O ouvido é divido em três partes anatômicas: a primeira é a orelha externa (canal auditivo externo); A segunda é a orelha média ( delimitada pela membrana timpanica, localiza-se a tuba auditiva); A terceira é orelha interna ( Cóclea). 
 O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de termo receptores, responsável pelas experiências sensoriais detectadas nos órgãos sensoriais que não pertencem ao sentido especial.
 A audição é capacidade de perceber o som e o som é a energia sonora é transmitia através dos meios gasoso, liquido ou solido, estabelecendo uma vibração das moléculas do meio sendo, o ar o meio mais comum. (sua propagação se dá se forma circuncêntrica). As ondas sonoras que chegam ao ouvido possuem uma frequência (Hz), amplitude (medida em decibéis) e duração.
As ondas sonoras: São zonas alternadas de alta e baixa pressão que se propagam num meio, geralmente ar ou água. A diferença entre as pressões (alta e baixa) está relacionada com a amplitude da onda, que determina o volume do som.
A captação do som até sua percepção e interpretação é uma sequência de transformações de energia, iniciando pela sonora, passando pela mecânica, hidráulica e finalizando com a energia elétrica dos impulsos nervosos que chegam ao cérebro.
 Os receptores sensoriais no ouvido interno encontra-se a cóclea que possui um ducto coclear, aonde localiza-se o Órgão de Corti (aonde se localizam os receptores auditivos).
Exteroceptores: receptor sensorial que depende de estímulos do meio ambiente.
Mecanoreceptores: um receptor sensorial que responde a pressão ou outro estímulo mecânico (células ciliadas)
VIA DE CONDUÇÃO: Órgão de Corti Nervo Vestibulococlear Tronco Encefálico Tálamo Córtex Auditivo do Lobo Temporal.
O destino da informação no SNC possui quatro centros integradores abaixo descritos como o primeiro: fim da via auditiva (local em que a mensagem chega), segundo: é o complexo olivar superior, localizado no bulbo, o terceiro: colículo inferior (junto do complexo olivar atuam na localização do som) , o quarto é a preparação da resposta motora.
REFERÊNCIA: GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
	
	
	
	
	
	
	2

Continue navegando