Buscar

CASO CONCRETO PRÁTICA SIMULADA I AULA 6 AÇÃO DE REVOGAÇÃO DE DOAÇÃO POR INEXECUÇÃO DO ENCARGO

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CÍVEIS DA COMARCA DE SÃO PAULO/SP. OU A QUEM COUBER POR DISTRIBUIÇÃO LEGAL.
CARLOS, brasileiro, solteiro, aposentado, portador do RG..., e CPF..., residente e domiciliado na Rua..., nº..., no bairro de..., cidade.../UF, CEP..., vem por meio de seu advogado, com endereço profissional na Rua..., nº..., no bairro de..., São Paulo/SP, CEP..., onde recebe intimações, vem mui respeitosamente perante Vossa Excelência, para propor:
AÇÃO DE REVOGAÇÃO DE DOAÇÃO POR INEXECUÇÃO DO ENCARGO, pelo rito sumário em face de MARCELA, brasileira, solteira, empresária, portador do RG..., e CPF..., residente e domiciliado na Rua..., nº..., no bairro de..., São Paulo/SP, CEP..., pelas seguintes razões de fato e de direito que passa a expor:
IX-         DOS FATOS
O autor, tendo sua saúde debilitada, bem como da sua cadela Nina, de raça yorkshire, inseguro quanto ao seu futuro, fez um contrato de doação de uma imóvel situado na cidade de Taubaté, em São Paulo, cujo  valor é de R$350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais), tendo como beneficiária a ré, que é sua sobrinha.
Em 20 de julho de 2013, ambos assinaram um contrato, sendo que foi incluída uma cláusula cuja exigência do autor, para a  concretização da doação, é que no período de 3 (três) anos, a partir da assinatura do contrato, a ré deveria ir a residência do autor 3 (três) vezes por semana, a fim de organizar o dia-a-dia da casa, passar diretrizes aos empregados domésticos, realizar compras, conforme a necessidade, e levar ao pet shop a cadela Nina para o banho semanal.
A ré, quando da celebração do contrato não fez nenhuma objeção, concordando com o conteúdo de todo o contrato. A ré cumpriu o acordo apenas durante os 2 (dois) primeiros meses após a assinatura do contrato. Como já se passaram 7 (sete) meses desde a celebração do contrato e diante ao descumprimento por parte da ré, mesmo sendo formalmente e judicialmente notificada, não tomou nenhuma providência.
X- DO DIREITO
O direito do autor encontra amparo fundamentalmente no art. 555 do Código Civil Brasileiro, que dispõe:
Art. 555. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo.
Com base também no art. 562 do Código Civil Brasileiro, em que dispõe:
Art. 562. A doação onerosa pode ser revogada por inexecução do encargo, se o donatário incorrer em mora. Não havendo prazo para o cumprimento, o doador poderá notificar judicialmente o donatário, assinando-lhe prazo razoável para que cumpra a obrigação assumida.
Diante do não cumprimento dos encargos assumidos pela ré, o contrato celebrado deverá ser revogado.
III - DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer:
o.  a citação da réu no endereço acima citado para apresentar contestação, no prazo legal sob pena de preclusão, revelia e confissão;
p.  que seja julgado procedente o pedido de revogação de doação celebrado entre as partes, com a devida expedição de ofício ao cartório competente de Registro Geral de Imóvel, para a devida notificação da presente lide;
q.  a condenação da réu para o  pagamento dos ônus sucumbenciais .
IV - DAS PROVAS
Requer a produção de todas as provas em direito admitidas, inclusive documental e testemunhal.
V – DO VALOR DA CAUSA
Dá-se à causa o valor de R$350.000,00 (trezentos e cinquenta milreais).
Nestes termos,
pede deferimento.
Local..., ... de ... de ...
Advogado
OAB/UF

Continue navegando