Buscar

Tecnologia da Informação e Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(CEB DISTRIBUIÇÃO 2010) O termo convergência digital busca designar a adoção de três elementos da Tecnologia da Informação e da Comunicação em um só serviço. Tais elementos são
		
	 
	comunicação, conteúdo e informática.
(ENADE 2012) "A Internet não é simplesmente uma tecnologia; é o meio de comunicação que constitui a forma organizativa de nossas sociedades; é o equivalente ao que foi a fábrica ou a grande corporação na era industrial. A Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos". CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 287. Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As teorias da comunicação estudam não só os meios e seus produtos, mas o ambiente simbólico que se instala a cada nova tecnologia, suas significações, seus processos e suas implicações sociais. PORQUE II. A Internet, como espaço de convergência de mídias, é o meio que possibilita uma nova configuração social, em que a lógica da rede redefine os processos de comunicação. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	Diferentemente de todos os sistemas anteriores, o meio digital funde, num único suporte, as quatro principais formas de comunicação humana, a saber: o documento escrito (imprensa, magazine, livro); o audiovisual (televisão, vídeo, cinema); as telecomunicações (telefone, satélite, cabo); e a informática (computadores, programas informáticos). A expressão que tem sido usada para designar esse processo é:
		
	 
	Convergência das mídias
	De acordo com Manuel Castells, a chamada "Era da Informação" é dividida em quatro camadas. Assinale a alternativa que corresponde as quatro camadas corretas:
	
	 
	Tecnomeritocrática / Hacker / Comunidade virtual / Empresarial
A respeito da visão de Castells sobre a Sociedade da Informação, podem ser delimitadas cinco transformações paradigmáticas. Das características abaixo apenas uma NÃO representa essa mudança. Indique-a.
	 
	os efeitos tecnológicos exercem uma penetrabilidade limitada
Marque a obra e o autor a que se referem todas as seguintes reflexões sobre a cibercultura e seus impactos: 
I - A subjetividade é objeto de cerceamento digital. 
II - O exibicionismo narcisista tente a sufocar a criatividade. 
III - O coletivismo impessoal inibe o culto da individualidade. 
IV - O que vemos hoje é o compartilhamento de "lixo cultural". 
V - Houve enfraquecimento dos meios tradicionais como jornais, editoras, gravadoras. 
	 
	Andrew Keen, em ¿O Culto do Amador¿
	(IBGE 2007) No ambiente digital, é dito que a noção de tempo se desarticula no sentido de não produzir mais narrativas seqüenciais linearilizantes. Isto significa a(o):
		
	 
	perda das referências.
	Chris Anderson é autor o livro "A Cauda Longa", de 2006, e ¿Grátis!¿, de 2008. Ele foi editor-chefe da revista americana Wired, já tendo trabalhado nas revistas Science, Nature e The Economist. Marque qual opção reflete corretamente suas ideias:
		
	 
	A internet viabiliza redução de custos de produção e distribuição, possibilitando a diversificação dos hábitos de consumo e formas de expressão cultural.
	(CERON) Considere a afirmativa a seguir. O hipertexto simula o pensamento e supera a linearidade que caracteriza o viés tecnológico da tipografia.
		
	 
	A afirmação está correta.
Há três leis essenciais que vigoram na cibercultura. Elas correspondem às seguintes afirmações: 1. As práticas midiáticas são reconfiguradas sem a substituição das antecedentes. 2. O tempo reduz-se ao tempo real e o espaço transforma-se em não-espaço. Há um contato direto entre homens e homens, homens e máquinas, e máquinas e máquinas, que passam a trocar informação de forma autônoma e independente 3. Possibilita as novas formas de relacionamento social, de disponibilização de informação e na movimentação social na rede. Permite a emergência de vozes antes reprimidas pelos mass media. As três leis, em ordem, correspondem a:
	 
	1. Reconfiguração; 2. Conectividade; 3. Liberação do pólo de emissão
(PREFEITURA DE CAMPINAS) O termo intranet significa:
	 
	rede multimídia interna a uma empresa que permite a utilização de Internet para a gestão e a difusão da informação, para a relação entre a sede e suas filiais espalhadas pelo mundo.
(PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO) A Internet é uma rede de redes global que permite que as pessoas acessem e distribuam informação por todo o mundo. Com relação à Internet, pode-se afirmar que, EXCETO:
	 
	É atualmente uma rede global, de total integração, de centenas de milhares de outras redes locais, regionais e nacionais, de baixa velocidade, mas que oferece acesso aberto ao público em geral.
	
	
	Segundo Pierre Levy, '[...] o crescimento do ciberespaço não determina automaticamente o desenvolvimento da inteligência coletiva, apenas fornece a este inteligência um ambiente propício'. Indique a seguir a única alternativa que apresenta a relação existente entre o ciberespaço e a inteligência coletiva:
		
	 
	Relação de dependência
A Índia, um país de fortes tradições e de cultura milenar, tornou-se, nas últimas décadas, um pólo de tecnologia de informação. Esse avanço tecnológico vem repercutindo na economia e na sociedade indianas. A partir do texto, podemos afirmar que o setor de tecnologia de informação:
I - gerou, com a produção de software e serviços, milhares de empregos qualificados, o que acentuou ainda mais as diferenças sociais.
 II - foi o setor que mais cresceu na economia, mas, como está orientado para a exportação, sua influência não atinge o dia-a-dia da maior parte dos indianos.
III - criou uma nova classe social empreendedora e de perfil global, num país em que ainda persiste a divisão em castas.
IV - resultou dos incentivos governamentais na formação de um grande número de pesquisadores no exterior e que retornaram ao país.
Marque a opção que apresenta as afirmativas corretas: 
	 
	as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
O Twitter deu espaço ao novo 'gênero' de comunicação - o 'microblog'. Mas a tecnologia segue evoluindo e com isso novos formatos vão surgindo. Relacione os formatos listados abaixo com suas corretas definições.
I. Tumblelog
II. Thumbcast
III. Phonecast
A. Envio de conteúdo como vídeo, áudio, fotografias e textos a partir de um celular.
B. Consiste em difundir conteúdo de todo tipo: texto, clipes de áudio e vídeo.
C. Gravação de áudio ou vídeo que se baixa no computador e a seguir se leva ao Ipod ou outro tocador multimídia.
Marque a opção correta:
	 
	(A), II (B), III (C)
Na era digital, a relação entre produtor e consumidor da notícia muda de forma radical. Dentre as alternativas, qual a que representa a mudança nessa relação?
	 
	Interatividade entre produtor e consumidor, através de caixas de comentários e/ou redes sociais
(MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA) Entre o real e o virtual, predomina, hoje, a tendência à convergência das mídias. Segundo os especialistas atuais, em qual dos meios abaixo essa convergência se dará?
	 
	Televisão.
(SENADO FEDERAL 2008) Conquistas científicas alcançadas com a chamada "Revolução Informacional" proporcionaram novas tecnologias da informação e da comunicação. Foi assim que, a exemplo de outros meios de comunicação, também a publicidade ingressou na "era da informática", constituindo-se em trunfo comercial válido em mercados de obstinadacompetição. No que diz respeito à publicidade veiculada pela Internet, analise as afirmativas que se seguem:
I. O fato de uma instituição pública ou uma empresa privada manterem um site pode ser debitado no rol de suas competências, em inequívoco testemunho de sua atenção e sintonia com relação a imperativos e necessidades de mercado.
II. Não requer demonstração categórica o fato de a publicidade eletrônica ter substancialmente elevado o grau de interatividade com consumidores em potencial, habilitandose, portanto, à coleta de informações segmentadas de modo conforme aos interesses da instituição contratante.
III. A divulgação por meio de banners alçou a um novo patamar a divulgação publicitária na rede, uma vez que essas flâmulas, inseridas em páginas da web, invariavelmente, oferecem um hiperlink para a página do anunciante.
 IV. Além de um design sugestivo e esteticamente bem resolvido, um site institucional ou empresarial deve conter informações indispensáveis a seu público, ficando desde logo obrigado a mantê-las permanentemente atualizadas.
V. O recurso ao correio eletrônico serve admiravelmente à divulgação publicitária, na medida em que o grande público, tendo ou não interesse investido na instituição ou na empresa, tem sua curiosidade estimulada, a exemplo do que ocorria com atuação diuturna da mídia massiva.
 Assinale a opção que apontas as afirmativas corretas:
	 
	se somente as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas.
Diferentemente de todos os sistemas anteriores, o meio digital funde, num único suporte, as quatro principais formas de comunicação humana, a saber: o documento escrito (imprensa, magazine, livro); o audiovisual (televisão, vídeo, cinema); as telecomunicações (telefone, satélite, cabo); e a informática (computadores, programas informáticos). A expressão que tem sido usada para designar esse processo é:
	 
	Convergência das mídias;
(ELETRONORTE) Mudanças significativas vêm sendo introduzidas, em esferas de atividade profissional tais como o jornalismo e a publicidade, com advento da multimídia. O significado deste último conceito é:
	 
	convergência tecnológica do telefone ao computador e à televisão;

Outros materiais