prova flex avaliação 2
11 pág.

prova flex avaliação 2


DisciplinaAdministração145.118 materiais1.046.956 seguidores
Pré-visualização4 páginas
A burocracia determinada por Weber é uma forma racional de dominar as pessoas, funcionários ou uma nação com autoridade. Busca-se a precisão na obediência, continuidade, disciplina rigorosa e confiança. Mesmo após guerras e revoluções, o conceito indicado para a burocracia e seu funcionamento continuavam igualmente ao governo anterior, ou seja, o controle rigoroso de situações. Estas são representadas pelas normas e regras que cada cidadão deveria apresentar e corresponder ao sistema controlado por pessoas poderosas. Com isso, Weber considerava que a burocracia não é um sistema social, mas um tipo da busca pelo poder (RICHTER, 2016). Assim, tem-se alguns tipos de autoridades. Sobre esses tipos de autoridade e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Carismática.
II- Tradicional.
III- Burocrática.
( 1   ) Nesse tipo de autoridade, os subordinados aceitam todas as ordens como legítimas, pela confiança e credibilidade que a pessoa do líder possui. Este não é hereditário, não possui base racional e é muito instável.
(   2 ) Essa forma de autoridade é na forma patriarcal, está na própria pessoa, vem de herança de pai para filho, os subordinados apenas seguem as ordens porque sempre foi dessa maneira. Esse poder não é racional, possuindo um comportamento mais conservador.
(  3  ) Está baseada em leis e normas que a figura autoritária possui. Nesse caso, os subordinados atendem às ordens, mas com crença em seus direitos e deveres, sem tirar a grande responsabilidade do superior.
(   3 ) Esse sistema de autoridade não está ligado a heranças, e sim por regras e normas estabelecidas e aceitas por todas as pessoas do país ou da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizaciona. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	III - II - III - I.
	 b)
	II - I - II - III.
	 c)
	III - III - II - I.
	 d)
	I - II - III - III.
	2.
	A Teoria das Relações Humanas abriu espaço para a discussão, dentre outros temas, a respeito da liderança e da motivação relacionadas ao trabalho. Nesse contexto, é possível, por exemplo, destacarmos os estilos de lideranças: autocrática, democrática e liberal. Sobre cada um desses objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  f  ) No estilo de liderança autocrática, as tarefas são escolhidas pelos grupos.
(  v ) No estilo de liderança democrática, há uma discussão grupal a respeito das metas e providências a serem assumidas.
(  f  ) No estilo de liderança liberal, o líder determina a tarefa a ser executada por cada membro.
(   v ) No estilo de liderança autocrática, o líder é quem determina a tarefa que cada um deverá executar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	A organização deve ser um sistema social em que haja interação entre as pessoas, por meio de diferenciação e divisão dos trabalhos. No entanto, nem todas as pessoas estão dentro da organização, sendo que esta depende de vários atores externos para garantir uma relação e movimentação de negócio. Os participantes dentro e fora da organização têm contribuições e incentivos para essa interação (RICHTER, 2016). Sobre os participantes da organização, utilizando o código a seguir:
I- Empregados.
II- Investidores.
III- Fornecedores.
IV- Clientes.
(   4 ) Motivados pelo preço, qualidade, condições de pagamento e satisfação das necessidades.
(  2  ) Motivados pela rentabilidade, lucratividade, liquidez, dividendos e retorno do investimento.
(  1  ) Motivados por salários, benefícios, prêmios, elogios, oportunidades, reconhecimento e segurança no trabalho.
( 3   ) Motivados pelo preço, condições de pagamento, faturamento e garantia de novos negócios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER; Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	IV - II - I - III.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	IV - III - II - I.
	 d)
	IV - I -II - III.
	4.
	A Teoria Estruturalista apresenta que o homem na organização tem a necessidade de ser bem-sucedido. Para isso, são necessárias algumas características (CHIAVENATO, 2011). Sobre essas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Flexibilidade.
II- Tolerância às frustrações.
III- Capacidade de adiar as recompensas.
IV- Permanente desejo de realização.
(   3 ) Necessidade de compensação do trabalho ser efetuado dentro da organização em favor das preferências vocacionais das pessoas em fazer outras atividades.
(   1 ) Pela constante mudança da vida moderna, o homem está disposto a fazer essas mudanças. Essa variação é necessária no comportamento da diversidade e dos papéis desempenhados pela organização.
(  4  ) As normas internas devem garantir a conformidade e a cooperação, assegurando o acesso ao crescimento da carreira, promovendo recompensas e sanções sociais e materiais.
(  2  ) O envolvimento de toda a organização tem como evitar o desgaste emocional, pelos motivos de conflitos internos das necessidades individuais, cujo relacionamento é realizado por normas e escritas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	II - I - III - IV.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	III - II - IV - I.
	5.
	Segundo Chiavenato (2011), a liderança tem uma função muito importante no desenvolvimento das pessoas. A liderança depende muito do comportamento do líder para que seja seguido e observado como um responsável na área da empresa que está executando suas tarefas. Os humanistas defendem que se pode dividir em vários ângulos a liderança. Sobre essa perspectiva humanista com relação à liderança, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	Liderança como um processo em função dos colaboradores: o líder deve realizar mudanças conforme sua visão sobre as situações e a própria perspectiva.
	 b)
	Liderança como um fenômeno de influência interpessoal: se dá por meio da comunicação social, buscando objetivos comuns e a realização de tarefas da organização.
	 c)
	Liderança como um processo de redução da certeza de um grupo: tem como objetivo maximizar problemas de insegurança na execução dos trabalhos, melhorando o comportamento e a satisfação do subordinado.
	 d)
	Liderança como uma relação funcional horizontal: os colaboradores são autoestrategistas na busca da satisfação e desenvolvimento de todas as pessoas que fazem parte da organização.
	6.
	O modelo desenvolvido por Hawthorne buscou humanizar o trabalho das pessoas. Em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou-se verificar a produtividade no local de trabalho dentro dos princípios da Teoria Clássica (RICHTER, 2016). Sobre as fases do modelo de Hawthorne, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira fase.
II- Segunda fase.
III- Terceira fase.
IV- Quarta fase.
(    ) Trouxe para a organização um novo modelo de coordenação e a criação de entrevistas para identificar os problemas que eram gerados dentro da empresa.
(   1 ) Identificou-se que a parte psicológica do operário estava sendo afetada pelo fator iluminação.
(    ) Foi verificado que os funcionários, utilizando métodos poucos convencionais, após chegarem ao seu objetivo de produção, passavam a diminuir o ritmo de trabalho.
( 2   ) Percebeu-se que um trabalho em equipe com intervalos e um ambiente com iluminação adequada proporcionavam o melhoramento da produtividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: