Buscar

A PROVA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DO ENEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A PROVA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DO ENEM
Sancionada em 2008, a lei que torna obrigatório o ensino de sociologia e filosofia nas escolas do último nível da educação básica vem mudando o perfil das provas de humanas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Agora com maior relevância, as duas disciplinas relacionam problemas da atualidade com os conteúdos teóricos. Prova disso é que o Enem 2012 contou com oito questões de natureza filosófica e seis de natureza sociológica, de acordo com o professor Leonardo Oliveira de Vasconcelos, professor de filosofia e sociologia do colégio Magnum Cidade Nova, de Belo Horizonte, o que representa quase um terço da prova de humanidades.
FILOSOFIA
“Em filosofia, o perfil das questões do exame envolve habilidades de conhecimento em relação aos períodos históricos”, diz. “Não é o fato pelo fato, mas sim qual é a importância do fato filosófico para a história da humanidade”.
Na hora de estudar, Heitor Henriques Sayeg, professor de sociologia da Oficina do Estudante, recomenda muita leitura. “O aluno tem de ter um conhecimento curricular bem amplo, mas ele precisa de uma percepção muito clara de como relacionar os conteúdos, por isso ler é fundamental. Tem que procurar estar bem informado”.
Contudo, conhecer os conceitos é insuficiente para enfrentar a prova. “O estudante não tem que saber apenas o que o filósofo pensa ou de que época ele é, mas também compreender o desdobramento filosófico de uma situação que ele já havia problematizado e que estamos vivendo agora”, diz o professor.
SOCIOLOGIA
Sayeg concorda com o docente do colégio Magnum em relação aos possíveis temas da prova da disciplina no Enem (veja abaixo). “Acredito que o exame foca bastante na política, no que diz respeito a movimentos sociais, estado e sociedade civil e representações culturais”, afirma.
Ele acrescenta que a dificuldade pode estar na falta de costume dos alunos em estudar essas disciplinas de humanas. “Não acho a prova difícil. Ela é trabalhosa de se fazer, porque ainda não existe uma cultura de se estudar filosofia e sociologia como se estuda as outras matérias”, analisa.
TEMAS QUE PODEM CAIR
A pedido do UOL, Vasconcelos, do colégio Magnum, elaborou uma lista com os conteúdos que mais caem no Enem em filosofia e sociologia; confira:
Filosofia antiga: Sócrates, Platão e Aristóteles (concepção de ética e política de um deles);
Filosofia medieval: São Tomás de Aquino (questão da relação da fé e a razão);
Filosofia moderna: Maquiavel (suas concepções no campo da política), Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau (estado de natureza, contrato social e estado de sociedade para cada um) e Immanuel Kant;
Filosofia contemporânea: Michel Foucault;
Sociologia: Movimentos sociais, socialização, surgimento das instituições, questão da cultura, estratificação da sociedade, papel social da educação, pobreza e desenvolvimento, e clássicos: Auguste Comte (visão ao positivismo), Karl Marx e Jürgen Habermas.
Vasconcelos lembra que questões sobre cidadania e política, ética, liberdade e trabalho durante a história da humanidade também são amplamente abordadas no Enem em filosofia.
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO ENEM 2015
A prova do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 é composta por 90 questões, sendo que 45 delas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Desse total, de 8 a 10 questões estão relacionadas a Filosofia e Sociologia. Segundo o professor Daniel Gomes, que, além das duas matérias, também ensina História no curso Poliedro, esse número pode variar. “Muitas delas são interdisciplinares e vêm misturadas com outras matérias, o que é muito legal, já que na vida real as coisas acontecem assim”, comenta. Para ajudar os candidatos na resolução dos testes e garantir uma boa nota na prova de humanas, a Universia Brasil pediu ao professor Daniel Gomes que elencasse os conteúdos de Filosofia e Sociologia que mais caem no Enem.
Filosofia no Enem 2015
Para o professor, as perguntas mais complexas de filosofia do Enem envolvem a questão da epistemologia e a teoria do conhecimento. “Há também muitas questões dos últimos anos sobre o embate filosófico entre o empirismo e o racionalismo. Por isso, é essencial que os alunos tenham alguma noção desses conceitos”, conta Gomes. Sobre os filósofos que mais caem no exame, o professor do Poliedro citou Platão, com a teoria das ideias platônicas, e Aristóteles, com seu mundo sensível. “Também é preciso saber comparar a teoria do conhecimento em Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, os debates entre empiristas e racionalistas e também as ideias do filósofo Immanuel Kant, que deu soluções para essas discussões”, aconselha. Pensando na interdisciplinaridade, são bastante cobrados conceitos ligados à cidadania e filosofia política. “Se o aluno não souber o significado das palavras despotismo, democracia, autoritarismo ou isonomia, ele terá dificuldades para resolver esse tipo de exercício”, afirma Gomes. Muitos desses conceitos estão ligados ao conteúdo de História, o que dá fortes indícios de um intercâmbio de conteúdos.
Questões de Sociologia no Enem
Segundo Gomes, para a prova de Sociologia, o aluno precisa estar apto a ler com atenção e fazer uma boa interpretação do que é pedido. “É mais fácil o aluno errar uma questão do Enem por não saber interpretar o enunciado corretamente do que por não saber o conteúdo”, adverte.Sobre o tema que mais aparece nas questões, o professor elegeu a Cultura como o mais pedido. “Aprecem muitos exercícios sobre sincretismo cultural, luta de classes, alta e baixa cultura, cultura popular, cultura de massas e indústria cultural”. No entanto, Gomes pede aos alunos que fiquem atentos, já que os conceitos são cobrados de maneira sutil e bastante interpretativa.
Dica para o Enem 2015
Para garantir o sucesso na prova, o professor conta o que o aluno NÃO pode deixar de fazer. “A principal dica é ler textos e enunciados com cuidado, e isso vale para a prova de humanas em geral. É preciso ler com calma, refletir e ter muita atenção. Não há fórmula, nem jeito fácil. No Enem é preciso pensar”, aconselha.

Continue navegando

Outros materiais