Buscar

topicos internacionais: A Cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como esses valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro é um grande desafio. Nesse sentido, cultura é o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião etc.), estando em permanente processo de mudança. Logo, cultura de um povo sempre expressa seus valores: R: Espirituais e materiais.
"É entendida como o produto material e imaterial de toda a atividade humana, que foi se acumulando desde nossas origens, quando passamos a viver em grupo. Ao mesmo tempo, é por meio dela que se dá a identificação entre os indivíduos e seu meio social e/ou o reconhecimento dos grupos e sociedades distintos." O excerto acima traz a definição de: R: Cultura
A Filosofia surgiu pela necessidade de explicação racional da realidade em oposição à interpretação mítica, isto é, uma explicação coerente, justificada por argumentos lógicos e não contraditórios, formando pensamentos, ideias e conceitos. Assim, a Filosofia é a formação: R: Do pensamento crítico, justificado e sistemático.
É uma maneira inventiva de como a humanidade manifesta suas emoções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos, como encanto, conformidade, sensatez, equilíbrio, beleza. Esse tipo de leitura da realidade se revela por meio de um sem número de possibilidades formais, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre tantas outras existentes e que podem vir a ser criadas. Nesse caso, o texto refere-se à: R: ARTE.
A palavra ciência vem do latim scientia que significa conhecimento. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre a natureza, o universo etc. Por fim Ciência refere-se à investigação racional de tudo direcionado à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal investigação é metódica e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue: R: Do censo comum.
A identidade humana só é reconhecida e estabelecida ante um grupo. Ou seja, o ser humano só se faz como tal diante de outro, seu semelhante, com o qual estabelece mecanismos diversos de interação constantes. (FERREIRA, 2009, p. 28). A partir da leitura do excerto acima, podemos afirmar que: Os seres humanos são seres socioculturais.
Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. (Disponível em: http://www.significados.com.br.) Da afirmativa anterior subentende‐se que a arte possui, EXCETO: R: GLOBALIZAÇÃO.
Concepção antropológica que defende o entendimento de que o valor das culturas não pode ser julgado moralmente por indivíduos de outras formas culturais. Os defensores desta concepção antropológica alegam que o bem e o mal são relativos a cada cultura e que só quem é daquela cultura é quem pode dizer o que lhe é bom ou mau. São contra a imposição dos valores ocidentais aos demais povos, afirmando que isso seria uma prática imperialista. Esta corrente dentro da antropologia é chamada de: r: RELATIVISMO CULTURAL.
Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Dentro desta perspectiva, podemos afirmar que as seguintes hipóteses, são manifestações de cultura: r: Espetáculos artísticos e rua, folclore e arte.
Sobre a origem da Filosofia Ocidental, é correto afirmar: r: Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.
Sobre John Locke, filósofo que se opôs à teoria do Direito Divino dos reis, é correto afirmar: r: O direito natural precede o direito positivo e todos os homens são iguais e possuem os mesmos direitos à vida, à liberdade e à propriedade.
ENADE 2005 - FORMAÇÃO GERAL QUESTÃO 5 Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos ¿(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.¿ A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por: educação e cultura / educação assistemática.
Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que: r: é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
Faz parte das políticas públicas determinadas ações que contribuem para superar as desigualdades e encurtar a distância entre as classes sociais e os excluídos historicamente. Portanto, essas ações são denominadas de: Ações Afirmativas.
A ética investiga aqueles valores que a sociedade elegeu para serem seguidos e serve para que haja uma harmonia e bom funcionamento social, possibilitando uma ordem social. Nesse sentido, tais valores são: morais.
Nos termos do regime constitucional brasileiro destinado à ciência, tecnologia e inovação: r: a lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao país, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
Como podemos diferenciar "moral" e "ética"? r: Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.
O sociólogo inglês Thomas Marshall fez um estudo histórico do desenvolvimento da cidadania moderna, dividindo-a em três partes. Assinale, corretamente, as três fases da cidadania moderna: r: Civil, política e social.
Sobre o aspecto internacional dos direitos humanos e seus tratados, está correto afirmar que: r: o direito internacional dos direitos humanos não está sujeito ao princípio da reciprocidade que domina o direito internacional público.
o ponto de vista da Filosofia, destaca-se como um dos seus ramos uma ciência que tem por objeto o estudo dos valores e princípios morais de uma sociedade e de seus grupos sociais próprios. Essa ciência filosófica que investiga os valores e princípios morais é a: r: Ética.
Sobre o conceito de Ética, assinale a alternativa incorreta: r: Nem toda sociedade ou grupo possuem códigos de ética.
Determinadas ações dos poderes públicossão forjadas especialmente por iniciativa de um dos poderes do Estado como executivo, ou legislativo, isolada ou conjuntamente, a partir das reivindicações e propostas derivadas da sociedade civil organizada. Essas ações pensadas, planejadas e executadas pelos poderes públicos são chamadas de: r: Políticas públicas.
m 2014, o Brasil completou 50 anos do golpe militar de 1964, que causou drásticas mudanças no cenário político e econômico, deixando grandes sequelas sociais, devido aos atos de tortura e violência praticados por este regime de exceção, que marcaram milhares de famílias brasileiras. Para apuração de graves violações aos direitos humanos, ocorridas inclusive durante o período da ditadura militar, foi criada especificamente a Comissão: r: Nacional da Verdade.
O povo não exerce seu poder de modo imediato, mas pelos seus representantes, eleitos periodicamente, a quem são delegadas as funções de governo. A definição acima refere-se à: r: DEMOCRACIA INDIRETA.
O que é ética? R: Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego ethos, e significa aquilo que pertence ao caráter.
É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países, usando como parâmetros principais as informações geográficas. Esse ramo da Geografia chama-se: r: Geopolítica.
O mundo de hoje ficou bem mais estreito que o de alguns anos atrás, as distâncias foram encurtadas por meios de transporte mais rápidos e eficientes, tudo ficou bem mais perto em relação a época de Tiradentes, por exemplo. Contudo, a ideia de mundo como aldeia global deve-se ao fato da interação ser concretizada pela: Comunicação.
São características da Globalização: r: A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Esse processo é comumente denominado de: r: Globalização.
Um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do Estado na economia. De acordo com essa doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Tal doutrinada é conhecida pelo termo: Neoliberalismo.
Considerando a distinção conceitual entre grupos vulneráveis e minorias, assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, no Estado Brasileiro, um componente de grupo vulnerável e outro de uma minoria: População de rua e índios.
Sobre a pobreza e desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa correta: A pobreza atinge todos os países, sendo este um problema social.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída por lei federal: objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas áreas urbanas.
Entende-se por políticas públicas todas aquelas obrigações que delegamos à Administração Pública, para ela que realize ações, em nome do interesse público, com a grana que recolhe através dos tributos (impostos e demais taxas) que pagamos, para que possamos ter uma vida melhor em nossas cidades, nossos estados, nosso país. Diante desse contexto, podemos afirmar que constituem políticas públicas: r: A saúde, o saneamento e a educação.
É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente. Este conceito é dado a: Biodiversidade.
Ciência de grande importância no mundo contemporâneo, porque estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem: ECOLOGIA.
A pessoa física que presta serviços esporádicos a uma ou mais empresas, sem, contudo, manter relação de emprego com qualquer delas, é considerada trabalhador: eventual.
A relação de emprego tem como principal característica a presença do empregado, parte mais fraca da relação jurídica. O direito do trabalho foi pensado e criado exatamente para proteger a figura desse trabalhador. Portanto, é imprescindível que o operador do direito do trabalho (advogado, professor, procurador, juiz do trabalho, candidatos a cargos públicos etc.) saiba diferenciar o trabalhador em sentido amplo e o trabalhador com vínculo empregatício. Sobre o tema, assinale a alternativa correta: r: O empregado é contratado em razão de suas qualidades pessoais (eficiência, lealdade, conhecimentos técnicos, moral etc.). Diante disso, não se pode fazer substituir por um terceiro.
Sobre as teorias que tentam explicar a natureza jurídica da relação de emprego, assinale a alternativa incorreta: r: É possível dizer que a Consolidação das Leis do Trabalho adotou a Teoria Contratualista, que é aquela que despreza a vontade das partes uma vez que as normas contratuais devem respeitar os limites legais mínimos estabelecidos pelo Estado e irrenunciáveis pelas partes.
Um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do Estado na economia. De acordo com essa doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Tal doutrinada é conhecida pelo termo: r: Neoliberalismo.
Sobre a pobreza e desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa correta: r: A pobreza atinge todos os países, sendo este um problema social.
O caráter globalizado da economia contemporânea traz conseqüências que não se restringem ao sistema produtivo propriamente dito. Entre outros aspectos relevantes, pode-se afirmar que a globalização altera o papel e a forma de atuação dos Estados nacionais, modifica significativamente o mundo do trabalho, incentiva o contínuo desenvolvimento científico e tecnológico, subordina às leis do mercado atividades esportivas e artístico-culturais, e agiliza, sobremaneira, a circulação de bens e de capitais. Contudo, ao mesmo tempo em que faz avançar o turismo mundial, impõe barreiras à imigração, sobretudo quando se trata de egressos de áreas pobres que partem em busca de melhores condições de vida nos países mais ricos. Além disso, cada vez mais, condiciona as relações internacionais aos interesses econômicos. Entre as opções abaixo, assinale a que não corresponde a característica da globalização contemporânea: r: A ampliação dos mercados em decorrência da eliminação de políticas protecionistas por parte dos países economicamente mais poderosos.
São dificuldades que envolvem a responsabilidade social efetiva, EXCETO: r: Participação ativa das comunidades do entorno das empresas.
É uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos: r: Rede Social.
Estamos tratando de uma dimensão relacionada à gestão dos recursos da economia voltados para o bem de todos, para o interesse comum: r: Setor público.
A globalização econômica dos dias atuais: r: inclui-se na evolução complexa das formas de produzir e consumir que se desdobra da Terceira Revolução Industrial.
Dois conceitos muito discutidos nos dias atuais: __________________ é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta; enquanto __________________ é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver totalliberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior: globalização / neoliberalismo.
As novas tecnologias permitiram o estabelecimento de uma comunicação em rede e a emergência do ciberespaço. Nesse novo ambiente, surge a cibercultura, definida por Pierre Lévy como: R: Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.
A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a): Auditoria social.
Os antropólogos elaboraram dois conceitos fundamentais à compreensão da cultura como um fenômeno complexo de viés histórico. O primeiro diz respeito ao etnocentrismo que vale dizer que, equivocadamente, se julga e condena os valores de uma cultura a partir da cultura do julgador; o segundo, diz respeito ao fato de que não existem culturas superiores umas às outras, mas relativas em suas complexidades valorativas, portanto somente diferentes. Nesse caso, assinale a alternativa correta que corresponda à ideia de inexistência de cultura superior versus cultura inferior: r: Relativismo cultural.
A perspectiva que chamo de multiculturalismo crítico compreende a representação da raça, classe e gênero como resultado de lutas sociais sobre signos e significações e, enfatiza não apenas o jogo textual, mas a tarefa de transformar as relações sociais¿ (MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 2002, 123). O pressuposto inicial e fundamental reside em que a utilização desses conceitos não se reduz a uma simples técnica de interpretação, mas sim que esse marco teórico é produto de uma determinada filosofia hermenêutica, cujo foco principal é o: r: Diálogo intercultural
A antropologia elaborou um conceito que retrata a pluralidade cultural que convive de forma harmônica. Esse conceito é utilizado pelos estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. Então, é correto dizer que esse conceito que traduz a diversidade cultural é: r: MULTICURALISMO. 
Considerado setor que representa um conjunto altamente diversificado de instituições, no qual se incluem organizações não governamentais, fundações e institutos empresariais, associações comunitárias, entidades assistenciais e filantrópicas, assim como várias outras instituições sem fins lucrativos, representando a esfera de atuação pública não estatal, formada a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos, visando o bem comum. Esse conjunto de entidades é denominado de: R: Terceiro setor.
O terceiro setor representa a esfera de atuação pública não estatal, formado a partir de iniciativas privadas com gestão própria e visando o bem comum por meio: R: Do trabalho voluntário e sem fins lucrativos.
O termo ________________ se refere à compreensão de uma sociedade com multiplas formas de cultura. O termo abrange a convivência pacífica entre diversos tipos de imigrantes que são acolhidos pela sociedade, como acontece no Brasil: R: Sociodiversidade.
O termo _____________ se refere a uma pluralidade cultural que convive de forma harmônica. O termo costuma ser utilizado em alguns estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: r: MULTICURALISMO.

Continue navegando