Buscar

COMUNICAÇÃO E POLÍTICA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a Questão (Ref.:201603634074)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Porque Milton Santos afirma que é um mito a ideia de espaço e tempo contraídos, graças aos prodígios da velocidade, conquistados com a globalização?
		
	
	Porque o que se percebe atualmente é uma expansão do espaço e do tempo globalizados.
	
	Porque, na verdade, a contração verdadeira é só do espaço e não do tempo.
	
	Porque, na verdade, a contração verdadeira é só do tempo e não do espaço.
	 
	Porque a velocidade apenas está ao alcance de um número limitado de pessoas, de tal forma que, segundo as possibilidades de cada um, as distâncias têm significações e efeitos diversos.
	
	Porque esta contração depende muito da evolução política da sociedade.
	4a Questão (Ref.:201603634069)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	¿Com a globalização impõe-se uma nova noção de riqueza, de prosperidade e de equilíbrio macroeconômico, conceitos fundados no dinheiro em estado puro e aos quais todas as economias nacionais são chamadas a se adaptar¿. Qual alternativa abaixo se relaciona a essa afirmação de Milton Santos.
		
	
	Na realidade, o resultado dessa busca tanto pode levar à acumulação (para alguns) como ao endividamento (para a maioria).
	
	Juntos, o dinheiro e o consumo aparecem como reguladores da vida individual.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	O novo dinheiro se torna onipresente.
	
	O consumo, tornado um denominador comum para todos os indivíduos, atribui um papel central ao dinheiro nas suas diferentes manifestações.
	Kellner afirma que existem níveis e categorias de espetáculos. Destaca os mega espetáculos, que são aqueles fenômenos que dramatizam controvérsias e embates, assim como os modos de resolução de conflitos (por exemplo, o casamento do princípe William com a plebéia Kate Middleton, a morte e o funeral da princesa Diana, os escândalos sexuais de Clinton, a guerra contra o terrorismo) e definem eras. Assinale a alternativa incorreta a respeito do conceito de espetáculo de Douglas Kellner e de Guy Debord.
		
	 
	A idéia do espetáculo não está ligada diretamente ao conceito de alienação e passividade, pois ao consumir de forma submissa os espetáculos, o indivíduo não se afasta de uma vida produtiva e criativa.
	
	O espetáculo midiático se tornou um elemento determinante numa era de terrorismo e guerra.
	
	O espetáculo, segundo Kellner, tanto funciona como uma reafirmação dos valores do capitalismo e do consumo, condicionando inclusive os processos de construção de identidade, quanto pode ser utilizado como forma capaz de articular formas de protesto, de questionamento da ordem instituída.
	
	O espetáculo existe desde os tempos pré-modernos. A própria globalização se expandiu através do espetáculo militar e do império
	
	O entretenimento popular há muito tempo tem suas raízes no espetáculo, como também, as guerras, a religião, os esportes e outros domínios da vida pública foram bases para a propagação do espetáculo durante séculos
	2a Questão (Ref.:201603198533)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No período anterior ao desenvolvimento da mídia, a visibilidade dos indivíduos ou dos fatos estava ligado ao compartilhamento de um lugar comum. Um acontecimento se tornava público quando era representado diante de uma multiplicidade de indivíduos fisicamente presentes à sua ocorrência, servindo-se da riqueza de deixas simbólicas características da interação face a face, que implicava visão e audição, aparência visual e palavra falada. A publicidade tinha, então, um caráter dialógico. Os indivíduos que falam ou representam em tais ocasiões, estão diante de outros que podem, em princípio, participar do evento, seja falando ou tendo qualquer outro comportamento de espectador (batendo palmas, assobiando, etc.). Como John B.Thompson, em seu texto "A transformação da visibilidade", denomina esse tipo de interação?
		
	
	Publicidade mediada.
	
	Publicidade falada.
	 
	Publicidade tradicional de co-presença.
	
	Publicidade hierarquizada.
	
	Publicidade moderna visível.

Continue navegando