Buscar

SOCIEDADE E CULTURA 1

Prévia do material em texto

LIVRO PAG.45
De que maneira a urbanização e a modernização interferem na organização e na mobilidade espacial das famílias.
O contexto urbano exige uma intensa mobilidade espacial das famílias. Tal mobilidade esta muito ligada à instabilidade das atividades profissionais e das relações sociais nesse meio. Nas cidades, a mobilidade espacial é maior por diversas razões: a procura por um imóvel que seja compatível com a renda familiar; mudança de emprego; união ou separação de casais. No passado, isso era menos frequente, pois a atividade profissional e as relações sociais eram estáveis e permitiam que uma família vivesse a vida inteira no mesmo lugar.
1950-1960 1970-1980 1990-2000
----------------- ------------------ ----------------
GIBIS TELEVISÃO INTERNET
 Comparação entre televisão e internet
A televisão na visão de Cristóvão Tezza, uma mídia ágrafa. Isso significa dizer que, mais importante que a palavra, o que importa são a imagem e o som. Além disso, a postura diante do aparelho e passiva: o telespectador apenas assisti, sem interação coma mídia. Já na internet é exigido uso da palavra lida e escrita. O internauta tem papel ativo, interage com o veículo e com outros internautas.
Descreva as transformações ocorridas na organização dos lares e no cotidiano das famílias com o advento do rádio.
Os rádios de audição coletiva promoveram uma reorganização do espaço da casa, que passou a ter o aparelho como o centro de reuniões para que todos ouvissem sua programação, particularmente os noticiários, os programas de auditório e as novelas. Além disso, os temas das conversas eram definidos pela programação radiofônica.
 De que maneira as reformas urbanas do inicio do sec.XX transformaram comemoração do carnaval? 
Antes das reformas era comemorado na forma de entrudo: os foliões atiravam entre si líquidos e sólidos. Os responsáveis pelas reformas consideravam essa comemoração muito agressiva e anti-higiênica, além de pouco civilizada. Com as reformas e abertura de amplas avenidas e a consequente expulsão das populações pobres do centro da cidade, o carnaval virou privilegio de uma elite que desfilava em automóveis fantasiados como nos carnavais de Veneza, atirando flores e confetes.
Descreva como os novos meios de comunicação definiram novas formas de diversão, consumo e comportamento.
Construídas em luxuosos prédios, sala de exibição atraiam cada vez mais pessoas que queriam ser incluídas nessa nova sociedade, que se considerava moderna. Assim, para ser considerada chic, ima pessoa deveria frequentar o cinema pelo menos uma vez por semana. Era sobretudo um acontecimento social. O cinema, a partir do período entre guerras, passou a ser monopolizada pelas produtoras dos Estados Unidos. Logo seus responsáveis perceberam o potencial do meio e alimentaram toda uma indústria em torno das figuras dos atores.
Questão 1/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: “A Fundação da Real Biblioteca foi um dos principais acontecimentos do chamado Período Joanino, época em que a família real portuguesa estabeleceu-se no Brasil [...]. No período republicano, a Real Biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Nacional e ganhou também uma nova sede, situada na avenida Rio Branco, número 219, no centro do Rio de Janeiro, na Praça Cinelândia. Essa nova sede foi inaugurada no dia 29 de outubro de 1910 (cem anos após a instituição da Real Biblioteca [...]), durante o governo de Nilo Peçanha”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, Cláudio. Fundação da Real Biblioteca. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/fundacao-real-biblioteca.htm>. Acesso em 22 fev. 2018. Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a criação de bibliotecas no Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta:
A- Não existiu o incentivo por parte de D. João para a criação de bibliotecas no século XIX.
B- Na época, uma pequena elite financiou a compra do acervo de livros e a abertura da Biblioteca Nacional. 
C- Nessa época, foram construídas a Biblioteca Nacional, depois a Biblioteca Pública de Porto Alegre e a Biblioteca de Pernambuco, mas nunca chegaram a funcionar. 
D- A chegada da corte ao Brasil em 1808 não trouxe contribuições para a abertura de bibliotecas.
E- Ao longo do século XIX, ocorreu a abertura de bibliotecas públicas em algumas das principais cidades do país, especialmente na então sede do Império, o Rio de Janeiro.
Questão 2/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: “A família patriarcal foi o principal elemento sociológico de unidade brasileira. Quando diz família patriarcal, refere-se ao ‘complexo’ ou ‘sistema patriarcal’ de família, de economia, de organização social, na forma patriarcal de habitação – a casa-grande completada simbolicamente pela senzala, o sobrado em oposição extremada ao mocambo, à palhoça ou ao rancho – e na forma patriarcal de devoção religiosa, de assistência social e de ação política”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREYRE, Gilberto. Sobrados e mocambos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1951. p. 64.Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade E cultura, é correto afirmar que uma situação em que ainda se pode notar a permanência das relações de caráter patriarcal no Brasil ocorre:
	A- quando a mulher decide o rompimento de uma relação matrimonial.
	B- na existência de relações de trabalho assalariado.
	C- na inexistência do trabalho escravo em fazendas.
	D- na ausência de compra de votos por políticos por meio de oferecimento de vantagens pessoais ou financeiras ao eleitorado.
 E- por meio do mando do coronel nas pequenas cidades e na leal submissão do eleitorado aos políticos caridosos.
Questão 3/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte definição: 
“Os imigrantes, portugueses, espanhóis, italianos, alemães, austríacos, entre outros povos, são atraídos pelas propagandas divulgadas em seus países, que acenam com uma vida melhor para quem quiser se aventurar nos trópicos. É da Itália, porém, que vem a maioria dos imigrantes. Fogem da falta de empregos e da fome generalizada. A maioria dos imigrantes vem para as lavouras de café de São Paulo”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTAL São Francisco. Imigração no Brasil. <http://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-do-brasil/imigracao-no-brasil>. Acesso em 22 fev. 2018.Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração em massa (1881-1930) de europeus para o Brasil, assinale a alternativa correta:
A- Muitos dos imigrantes europeus vieram ao Brasil para prosperar economicamente em terras estrangeiras.
B- Todos os imigrantes europeus saíram de seus países especificamente por motivações políticas, uma vez que foram perseguidos por regimes políticos autoritários.
C- Os imigrantes, na sua grande maioria, eram empresários ricos e imigraram unicamente para fazer negócios no Brasil.
D- A maioria dos homens imigraram em busca de casamento com mulheres brasileiras ricas.
E- Os imigrantes, na sua grande maioria, eram fazendeiros ricos que pretendiam comprar terras em São Paulo para cultivar café.
Questão 4/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Leia o seguinte fragmento de texto: “A Legislação promulgada em 1932 oferecia soluções para o problema da sobrevivência financeira das emissoras, ao mesmo tempo que garantia ao Estado uma hora diária da programação em todo o território nacional para a transmissão do programa oficial do governo. O Programa Nacional, previsto por Lei em 1932, somente alcançou plenamente os objetivos esperados em 1939 com a criação da Hora do Brasil”. Apósesta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas: Papirus, 1986, p. 42. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o programa Hora do Brasil servir aos interesses políticos do presidente da República, é correto afirmar que, entre outras maneiras, isso ocorria por meio de:
 A- Propagandas das realizações políticas do presidente Getúlio Vargas.
	B- Propagandas de remédios.
	C- Debates políticos entre diversos partidos.
	D- Jingles políticos veiculados a cada hora no período da manhã e da noite.
	E- Sorteios da loteria federal.
Questão 5/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: “A combinação entre abolição e imigração acabou por redesenhar o perfil social e racial da população brasileira, bem como instaurar novas e complexas relações entre as elites e os diversos grupos étnicos e sociais que compunham as classes trabalhadoras”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 19.Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o sistema de parceria criado pelo Estado brasileiro para estabelecer as relações de trabalho entre imigrantes e fazendeiros, assinale a alternativa correta:
A- Os imigrantes não se adaptaram ao trabalho nas lavouras de café, porque não possuíam conhecimento agrícola suficiente.
B- Havia a impossibilidade de convivência entre imigrantes e escravos negros na mesma senzala.
C- Os colonos imigrantes não se adaptaram à língua e ao clima do Brasil.
D- Não era de interesse do governo incentivar a vinda de imigrantes, devido ao alto custo da viagem.
E- Os imigrantes enfrentavam um regime duro de trabalho, com más condições de higiene, moradia e até maus-tratos, gerado também devido às condições contratuais firmadas com os fazendeiros.

Continue navegando