Buscar

Fundamentos Ecológicos e Evolução Histórica

Prévia do material em texto

*
*
		UNID. 2 – Fundamentos Ecológicos
		
		A etimologia da palavra ecologia significa estudo da casa, oikos = casa e logos = estudo, mas muito além de um simples estudo de habitat, a ecologia surge como alternativa complementar às necessidades humanas.
“...o estudo da vegetação guiou os primeiros passos da ecologia, enquanto sua adolescência se desenvolveu olhando o reino animal e sua idade adulta integrará a ecologia do Homem.” (Michel Gordon, 1988)
		Desde o Neolítico, o homem primitivo possuía conhecimento ecológico adquirido pela procura de abrigo, alimentação, pareamento sexual e etc, através do processo chamado "tentativa-e-erro", o erro possivelmente custava-lhe grandes prejuízos ou mesmo a sua vida.
*
*
		No entanto o estudo da ecologia como conhecemos se deu a partir de elementos teóricos e repetitivos e da elaboração de hipóteses – o método científico. Com o apogeu do pensamento filosófico grego, a ciência ligada à natureza ficou conhecida como Naturalismo. Aristóteles publica História dos animais e marca esse período com um texto repleto de ingredientes contidos na ciência da biologia das populações.		
		Com o avanço do pensamento moderno, questões ligadas ao meio ambiente tornaram-se tão populares que, nas melhores tabernas européias entre os séculos XV e XVII era possível encontrar um naturalista bebendo de um conhecimento que agora era propriamente dito chamado de ciência.
*
*
 		Com a publicação de Origem das Espécies (1859) de Charles Darwin, o desenvolvimento das ciências naturais começou a tomar proporções ainda maiores.
		E em 1866 com a publicação de Morfologia Geral do Organismos (vol.1), o termo ecologia foi usado pela primeira vez, pelo biólogo alemão e discípulo de Darwin, Ernest Haeckel, conhecido como um dos pioneiros na conservação ambiental, ele propôs nesse trabalho o estudo entre as relações de espécies animais com o meio biótico e abiótico, no entanto, ele não teve o reconhecimento devido.
*
*
		Muitas definições do termo foram propostas, mas de todas dessa época, ressalta que o conceito haeckeliano de ecologia, constituiu-se no quadro científico e ideológico da economia da natureza, dos equilíbrios naturais e da adaptação dos seres vivos às suas “condições de existência”.
		Em 1895, o botânico Eugen Warming, publica um tratado de geobotânica onde estabelece a ecologia como ramo original da biologia, conhecido como fundador da ecologia.
“... ela nos ensina como as plantas e as comunidades vegetais ajustam suas formas e seus comportamentos aos fatores (de seu meio ambiente) efetivamente atuantes, tais como a quantidade de calor, de luz, de alimentação e de água que acham disponíveis.”
*
*
		Logo depois da I Guerra Mundial (1914 – 1918) a ecologia de Haeckel e Warming, a ecologia das sucessões vegetais, depois bióticas da escola de Chicago, os primeiros desenvolvimentos de uma sociologia vegetal, terminam a constituição da ecologia, em trinta anos o conceito central da ecologia tornou-se o de comunidade.
		Entretanto, restam grandes zonas de sombra no conhecimento das comunidades bióticas: qual o seu funcionamento interno? Qual a natureza exata das inter-relações existentes entre os organismos que as compõem? Desde a Antiguidade sabe-se que existem mecanismos de regulação e de equilíbrio das comunidades: quais são eles?
*
*
		As respostas a tais questões, atualmente, revestem-se de grande importância econômica: a valorização dos agrossistemas, a gestão racional das populações selvagens exploradas, o êxito das lutas contra os elementos nocivos estão estreitamente ligados a ela.
		Em 1935, o ecólogo Tansley, cria o conceito de ecossistema num artigo polêmico dirigido contra as concepções organicistas.
“... o complexo dos fatores físicos que formam o que chamamos de meio ambiente do bioma, os fatores do habitat no sentido mais amplo ... esses ecossistemas ... são das mais variadas naturezas e tamanhos.”
*
*
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA QUESTÃO AMBIENTAL
 		A História tem sido uma boa mestra. Ela nos indica os momentos de lucidez e brilhantismo da espécie humana, ao lado dos seus episódios mais desastrosos, alguns bisonhos, inusitados, outros revestidos de uma estupidez absoluta. 
		Mas, aprendemos com tudo isso, e construímos, ao nosso modo, essa sociedade desigual em vários aspectos, porém com grande potencial para transformações.
		A apresentação a seguir tem o objetivo de facilitar o acesso a alguns dados da nossa escala histórica, que podem permitir uma melhor visão do momento atual da nossa realidade ambiental.
*
*
1500
		- em 22 de abril, chegaram os portugueses ao Brasil (cerca de 1100 homens em doze naus).
		- no dia 1º de maio, para realizar a segunda missa, foi feita uma gigantesca cruz de madeira em uma clareira (prenúncio da devastação das florestas e da aculturação dos indígenas).
		- em 2 de maio, Gaspar de Lemos voltou a Portugal levando a carta de Pero Vaz de Caminha (relato da exuberância da “nova”terra) e também inúmeros exemplares da nossa fauna (papagaios) e flora (pau-brasil), dando início ao contrabando de recursos naturais.
*
*
1503
		- Fernão de Noronha iniciou o comércio de pau-brasil, retirado da Mata Atlântica, restando apenas 5% de sua cobertura original.
1542
		- a primeira Carta Régia do Brasil estabelecia normas para o corte de madeira e determinava punições para os atos de abusos.
1557
		- Hans Staden (Alemanha) publica seu livro, relatando sua viagem ao Brasil e responsabilizava os índios pela devastação da natureza, citando os manejos adotados (derrubada, fogo, caça e pesca).
*
*
1822
		- José Bonifácio de Andrada e Silva, durante as lutas de independência, realizou as primeiras observações de cunho ecológico feitas por um brasileiro.
1849
		- o inglês Henry Wallace Bates, naturalista que mais tempo passou nos trópicos (10 anos), coletou muitos exemplares da flora e da fauna (8 mil) e mandou para Inglaterra. Essa coleção subsidiou Charles Darwin nos seus estudos.
	
*
*
1850
		- D. Pedro II editou a Lei 601 proibindo a exploração florestal em terras descobertas, que foi totalmente ignorada pela cultura do café (principal produto de exportação).
1859
		- lançado o livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin, mostrando como todos os seres vivos são o produto do ambiente trabalhado através do processo de seleção natural.
*
*
1863
		- Thomaz Huxley publica um livro em que tratava da interdependência entre os seres humanos e os demais seres vivos.
		- Eugenio Warning estuda o ambiente do cerrado mineiro e em 1892 publica um livro sobre ecologia.
1866
		- o biólogo alemão Ernst Haeckel, discípulo ardoroso de Darwin, propôs o vocábulo oekologie (“ecologia”) para os estudos das relações entre espécies e o seu meio ambiente. Tal conceito, foi reformulado ao longo do tempo, até chegar a definição atual.
*
*
1872
		- foi criado nos Estados Unidos o primeiro parque nacional do mundo (Yellowstone National Park).
		- no Brasil, a princesa Isabel autorizou a primeira empresa especializada em corte de madeira. O ciclo do pau-brasil terminou em 1875, com a exploração se voltando para outras espécies.
1876
		- André Rebouças sugeriu a criação de parques nacionais na ilha do Bananal e em Sete Quedas.
*
*
1889
		- segundo o pai/fundador da Educação Ambiental, Patrick Geddes, uma criança em contato com a realidade do seu ambiente, não só aprenderia melhor, mas também desenvolveria atitudes criativas em relação ao mundo em sua volta.
1891
		- a Constituição brasileira promulgada não tratava de qualquer questão ligada à preservação dos ambientes naturais.
		- foi criada no Acre uma reserva de 2,8 milhões de hectares, que até hoje não foi implantada.
*
*
1909
		- Carlos Chagas descobre o Trypanosoma cruzi (mal de Chagas), doença causada pelas precárias condições de moradia, que continua fazendo milhares de vítimas.
	
1920
		- o pau-brasil é considerado extinto e o presidente(Epitácio Pessoa) observa que o Brasil não possui um código florestal.
*
*
1934
		- o professor Felix Rawitscher introduziu a pesquisa e o ensino de Ecologia no Brasil.
		- foi criada a primeira unidade de conservação no Brasil, o Parque Nacional de Itatiaia.
		- realizada no Museu Nacional a 1ª Conferência Brasileira de Proteção à Natureza.
1939
		- criado o Parque Nacional do Iguaçu, único Parque Nacional realmente implantado totalmente.
*
*
1947
		- fundada na Suíça União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Organização mais importante até a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA, em 1972).
	
1952
		- o ar densamente poluído de Londres (smog) provocou a morte de 1600 pessoas, iniciando o processo de conscientização a respeito da qualidade ambiental na Inglaterra. Em 1956 o Parlamento aprova a Lei do Ar Puro.
*
*
1962
		- a jornalista Rachel Carson lança o livro Silent Spring, promovendo uma inquietação internacional sobre a perda da qualidade de vida. O livro representa um clássico do movimento ambientalista.
1965
		- Albert Schweitzer tornou popular a ética ambiental, sendo agraciado pelo Prêmio Nobel da Paz.
1968
		- se formou o Clube de Roma, a partir de reuniões entre especialistas de várias áreas (economia, pedagogia, humanistas e industriais), liderados por Arillo Peccei.
*
*
1970
		- surge a expressão environmental education (educação ambiental) nos Estados Unidos, sendo a primeira nação a aprovar uma Lei sobre Educação Ambiental.
		- iniciado o projeto Grande Carajás (900 km de ferrovia e a usina hidrelétrica de Tucurí), do qual decorrem vários problemas ambientais até os dias atuais.

Mais conteúdos dessa disciplina