Buscar

Conceitos e Níveis em Ecologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo Prova 1 - Ecologia
Conceitos e Históricos em Ecologia
Conceito - Estudo das interações entre os organismos e o ambiente. [ científico - interações - organismos - ambiente]. Existe um "porque" as espécies estão em determinado ambiente.
Fatores abióticos = químicos e físicos (sem vida).
Fatores bióticos = outros organismos.
Definição geral de ecologia - É o estudo da distribuição (onde) e abundância (quantidade de determinado organismo) dos seres vivos no ambiente e suas relações com fatores abióticos e bióticos.
1. Onde encontra-se um determinado organismo? 2. Quantos ocorrem em um determinado local? 3. Por quê aquelas espécies ocorrem naquele lugar?
Evidências de que o mundo não está em equilíbrio: Extinção, competição, adaptação (seleção natural).
Conceitos em Ecologia:
Holismo - Ver a floresta como um SUPER organismo. Um ecólogo holista trabalha tudo da ecologia. Um sistema como um todo.
Reducionismo - Estuda através de partes e não o "todo" como o Holista. Primeiro ver em partes para depois explicar o "todo".
Enfoques da ecologia:
1. Descritivo - descrever e levantar a unidade de estudo.
2. Experimental (manipulativo) - testar hipóteses através de experimentos controlados em laboratórios ou campo. Saber o porque existe aquela diversidade de espécie naquele determinado local. Manipula experimentalmente aquele ambiente para obter resultados.
3. Preditivo (fazer modelos) - Prever e usar testes. Tentar hipóteses e "prever" através de generalizações (padrões) os processos que ocorrem com os organismos, utilizando os modelos.
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
Níveis de Organização - Importante em qualquer ciência, pois agrupa em níveis hierárquicos, por exemplo. Para isso, a teoria dos sistemas é usada. Um sistema é um conjunto caracterizado por partes que se interagem umas com as outras e dependem de cada uma em conjunto para funcionamento. Sistema = partes e todo. As propriedades emergentes estão ligadas ao todo; as propriedades coletivas estão ligadas as partes. O que define se é coletiva ou emergente é o FOCO. O sistema é dito como complexo - o todo é maior que a soma das partes.
Os sistemas biológicos podem ser considerados sistemas complexos. Ex: O corpo humano é produto de todos os órgãos que só funciona completo. Sozinho não funciona. O sistema é feito/composto por partes.
Se o todo for o organismo, as partes podem explicar. No caso da parte que explica é 1 nível abaixo, ou seja, abaixo do organismo estão os sistemas (os sistemas explicam os organismos; os organismos explicam a população... é explicado por um nível abaixo). 
No sistema ecológico...
Espécies + Ambiente + a Relação = Todo/Floresta Tropical. Propriedades Emergentes - Uma vez emergente, sempre emergente. Um tecido é emergente, mas é formado por células e cada uma dessas células é coletiva. A ecologia estuda/foca a partir dos Organismos -> População -> Comunidade -> Ecossistema -> Biosfera.
Hólon - Parecido/igual a Holista. Hólon do estudo ecológico = Organismos -> População -> Comunidade -> Ecossistema -> Biosfera. O que explica é um nível abaixo, mas ele é restrito ao nível acima.
ESCALA = Se refere a dimensões espaciais e temporais de um objeto ou de um processo. O processo explica o padrão que a gente ver. ESCALA = Dimensões e Tempo. (Espacial = globo, continentes...)
Escala trabalha com a Espacial - relacionado com geografia. E Temporal - relacionada com o tempo.
Escala - é caracterizada pelo Grão e Extensão. 
Grão = medida mínima de uma resolução temporal ou espacial. Extensão - tamanho total.
Escala cartográfica - quanto maior a escala, menor a resolução.
-Escala na Ecologia - Escala local, regional e global. O que pode manipular, fica na local. As outras (global e regional) não manipulam. Escala temporal na ecologia - mosca vive 12 dias.
ECOLOGIA DOS ORGANISMOS
CONDIÇÕES E RECURSOS
CONDIÇÕES - Características Físicas e Químicas do ambiente (ABIÓTICOS E NÃO CONSUMIDOS). Para ser condição, primeiramente tem que ser um fator abiótico. Temperatura, umidade e pH do solo são exemplos e NÃO PODE SER CONSUMIDO. Existem três tipos de condições:
1º Resposta contínua - É caracterizada por condições intermediárias. Por exemplo: extremos muito altos e baixos são letais. A espécie vive (o centro) em condições intermediárias. Não é constante, muda gradualmente, mas não perceptível.
2º condição letal - somente em casos extremos que causam a letalidade.
3º condições mínimas - são importantes e essenciais. Ao extremo é letal, só serve em baixas condições. Ex: cloreto de sódio.
Resposta de animais a temperaturas:
-Endotérmicos - mantém a temperatura. Para manter, gastam energia. Prós = abrange mais territórios. Contra = gastam energia.
-Ectotérmicos - Adapta a sua temperatura ao ambiente. Prós - não gasta energia. Contra - a taxa metabólica só funciona em uma determinada temperatura.
Condições não podem ser consumidas pelo organismo. A condição é propícia ou estressante dependendo do animal. As condições ambientais é para ser vista com os olhos da espécie. Por exemplo, a seca não necessariamente é um caso extremo, pois isso depende da espécie, ex: o cactos vive normalmente em um ambiente seco. É propício a ele!!
RECURSOS - Caracteriza-se por tudo o que pode ser consumido. Seja bióticos ou abióticos (água...). Três recursos: Alimentar, refúgio (fugir do predador, casa) e recurso Reprodutivo. Todos os recursos estão englobados nos três grandes citados. RECURSO = ABIÓTICOS E BIÓTICOS, PRECISA SER CONSUMIDO, É LIMITADO E PRODUZ COMPETIÇÃO.
#Recurso é sempre consumido pelo organismo. Se é consumido, tem que ter um fim. É FINITO e isso gera COMPETIÇÃO. Tem que encaixar essas duas condições.
Dentro dos recursos, segue exemplo na Alimentação:
Autótrofos- produzem alimento com recursos inorgânicos.
Heterótrofos - produz alimento com recursos orgânicos.
Reursos - organismos autotróficos (planta). 4 recursos para fotossíntese:
1º Radiação/luz solar; 2º Água; 3º Nutrientes minerais; 4º Dióxido de carbono. As plantas usam meios para competir por esses recursos.
Organismos Heterótrofos (animais): Decompositores = 
Parasitas = mantém o hospedeiro vivo;
Predadores = Matam as presas caçando e come;
Herbívoros = Consome vegetal inteiro, geralmente matando. Ex: coelho. E dentro dos herbívoros, tem os Pastejadores = Comem partes de suas presas. Geralmente não as matam.
Mecanismos de DEFESA DOS RECURSOS (3):
Cripsia - Comportamento críptico é o mesmo que se camuflar. Passa desapercebida no ambiente. Coloração críptica.
Aposematismo - Não palatável ou venenoso. Usa de cores chamativas para se defender com veneno.
Mimetismo - Engana o predador usando cores para imitar "venenosos".
	Mimetismo Batesiano - os animais são seres sem defesas naturais verdadeiras, exceto a semelhança morfológica.
	Mimetismo Mulleriano - os animais imitam cores de animais impalatáveis. 
TEORIA DO NICHO
Existem três pensadores que conceituaram Nicho.
Grimel - Conceituou nicho como Habitat, focando somente nas condições (abióticos).
Elton - Conceituou Nicho como a posição do organismo na cadeia trófica, ou seja, o "biótico".
Hutchinson - Uniu os dois e formou o:
Nicho hipervolumétrico - A SOMA DE TODOS OS FATORES AMBIENTAIS QUE ATUAM SOBRE UM ORGANISMO. É a posição de um organismo dentro do gradiente ambiental que envolve as condições ambientais (temperatura, pH, umidade, radiação solar...) e envolve também fatores bióticos como competidores, parasitas e predadores. É dividido em:
	Nicho fundamental - Condições favoráveis, recursos ilimitados e sem competições. Todos os recursos e condições são infinitas e nenhuma espécie ia entrar em extinção, porém, isso não acontece. As condições e recursos nem sempre são favoráveis. Os recursos são limitados. Isso implica no Nicho Realizado. Na ausência de interações competitivas.
	Nicho realizado - Também chamado de Nicho reduzido, pois os reursos são limitados e as condições nem sempre são favoráveis. Os recursos são finitos e as espécies competem pelo recurso (há extinção/pode haver).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando