Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS BDQ BIOFÍSICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Quais são os dois tipos básicos de surdez no homem? Resposta: Surdez de condução e Surdez de percepção.
A membrana timpânica é delicada. Explique o porquê à medida que envelhecemos ou quando nos submetemos a intensidades sonoras muito altas, provoca se a surdez? Resposta: Porque a membrana timpânica pode perder a sua capacidade de vibração.
Como é possível conceituar comprimento de uma onda? Resposta: Comprimento de onda (λ): é a distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos.
Como são geradas as ondas luminosas? Resposta: As ondas luminosas são geradas por vibrações de elétrons nas fontes de luz, com frequências de oscilação variando de 4,3. 1014hz (para luz vermelha) até 7,5. 1014hz(para luz violeta).
As unidades de medida na Física e na Biofísica são essenciais para identificar a grandeza mesurada. Normalmente, utilizam-se dois sistemas de unidades, MKS também conhecido como Sistema internacional (SI) e o CGS, cujas letras são as iniciais de comprimento, massa e tempo respectivamente. Com base na afirmativa do texto, transforme as unidades no sistema internacionais abaixo descritas para o seu correlato no sistema CGS e identifique a grandeza correspondente. SISTEMA INTERNACIONAL: a) Newton por metro quadrado b) quilograma por metro cúbico c) Newton d) metro por segundo ao quadrado e) Newton vezes metro f) metro por segundo. Resposta: c) força – dina. d) aceleração - centímetro por segundo ao quadrado. e) trabalho - dina vezes centímetro. f) velocidade - centímetro por segundo
Nos exames de raios-X, as radiações emitidas são do tipo ionizante originadas na eletrosfera atômica. É comum notar que quando somos submetidos a um exame desse tipo, o operador do aparelho se protege através de uma barreira de chumbo enquanto que o paciente fica mais exposto à radiação. Explique porque esse cuidado deve ser tomado pelo operador. Resposta: O paciente fica exposto à radiação por apenas uma fração de segundos e o aparelho é calibrado com uma voltagem que faz com que o grau de ionização seja desprezível. Por outro lado, o operador do aparelho deve se proteger muito bem, pois o risco de dano é maior para ele devido ao tempo de exposição, uma vez que executa rotineiramente muitas radiografias.
Quando os centros de temperatura do hipotálamo detectam que a temperatura do organismo está baixa, eles atuam de forma apropriada para a elevação da temperatura. Os centros hipotalâmicos desencadeiam três ações. Quais são essas ações e quais as características de cada uma? Resposta: 1° Vasoconstrição da pele - ativação dos centros simpáticos no hipotálamo. 2° Piloereção - também pela ativação simpática- A ereção do pêlo aprisiona uma camada de ar "isolante" próximo à pele. 3° Aumento da termogênese - Produção de calafrios, liberação de tiroxina e.
Com relação à classificação das ondas sonoras, podemos afirmar que quanto à natureza, elas se classificam em mecânicas e eletromagnéticas. Quanto à direção de propagação, elas podem ser unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Quanto à perturbação, elas podem ser longitudinais ou transversais. Sendo assim, caracterize o ultrassom terapêutico, utilizado em fisioterapia, quanto à natureza, direção de propagação e a perturbação. Resposta: O U.S. é uma onda de pressão, inaudível ao ouvido humano. Quanto à natureza, a onda dos US é mecânica. Quanto à direção de propagação, a onda é unidirecional e quanto à perturbação, os US ondas longitudinais e transversais.
A catarata é uma condição patológica do olho que pode levar à cegueira. Com a catarata total ocorre a necessidade de substituição do cristalino por uma prótese artificial. Explique o que é a catarata e por que a cegueira causada por ela é reversível com cirurgia? Resposta: O cristalino é formado por proteínas que podem se desnaturar e coagula causando opacidade e diminuição da refração da luz, isto é, a catarata. Contudo, não há qualquer lesão das estruturas neuronais do olho. Uma vez que é realizada a troca cirúrgica do cristalino por uma prótese translúcida há o retorno da passagem da luz e o retorno da visão.
A temperatura do corpo humano é controlada por uma área do cérebro chamada hipotálamo, que age como um termostato ajustado para manter os órgãos internos a 37ºC (graus Celsius). Esse objetivo é alcançado por meio do equilíbrio entre a perda de calor pelos órgãos periféricos (pele, vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas, etc.) em contato com o ambiente e a produção de calor pelo processo metabólico dos tecidos internos. Quando o organismo é agredido por um agente externo ou por uma doença dos órgãos internos, o termostato pode elevar a temperatura dois ou três graus acima dos valores habituais, o que caracteriza a febre. Podemos afirmar que a febre é uma doença? Por quê? Resposta: Na verdade, a febre não é uma doença; é uma reação do organismo contra alguma anomalia. Também não é necessariamente um mal. Nas infecções, por exemplo, ajuda o sistema de defesa a livrar-se do agente agressor.
Somos considerados seres homeotérmicos, ou seja, nosso corpo regula a temperatura interna dentro de uma faixa estreita. A temperatura média do corpo é 37° C com uma faixa normal de 35,5 a 37,7° C. A Temperatura corporal tem relação com o equilíbrio energético? Gabarito: Estudos mostram que a regulação da temperatura corporal está diretamente relacionada com o equilíbrio energético e o metabolismo basal de cada indivíduo, ou seja, o peso depende da eficiência do gasto calórico dos alimentos ou na facilidade de guardar a energia em gordura.
Durante a contração muscular é desencadeado um impulso elétrico que despolariza e repolariza esse músculo continuamente enquanto ocorrer o movimento. Considerando a afirmativa, conceitue corrente elétrica e denomine a sua unidade no Sistema Internacional de Unidades. Resposta: É a relação diretamente proporcional entre os números de cargas elétricas que atravessam a secção transversal de um fio condutor e a unidade de tempo cronometrado na passagem dessas cargas elétricas. Unidade: A (ampère) 
O reflexo pupilar ou foto motor é regulado pela ação da luz sobre a retina ativando nervos simpáticos e parassimpáticos. Quando a ação da luz é intensa os impulsos resultantes do nervo óptico ativam os núcleos pré-tectais que então ativam o núcleo de Edinger-Westphal. Nesse núcleo, os neurônios parassimpáticos ativos irão contrair o esfíncter da íris promovendo a miose. Entretanto, na Síndrome de Horner, a pupila encontra-se sempre contraída. Explique o que acontece na síndrome de Horner. Resposta: Na síndrome de Horner ocorre interrupção na cadeia simpática cervical. Essa interrupção impede a ativação do músculo dilatador da pupila que então promoveria midríase. 
Como o equilíbrio térmico é atingido pelo corpo? Resposta: Através do balanço entre a perda e a produção ou aquisição de calor. 
Quais os tipos de lentes utilizadas para correção do astigmatismo? Resposta: A correção do astigmatismo é feita com o uso de lentes cilíndricas.
Explique a diferença entre efeito determinístico e efeito estocástico. Dê exemplos. Resposta: No efeito determinístico ocorre perda de um grande número de células, causando disfunção do órgão ou do tecido. Já no efeito estocástico ocorrem alterações no DNA, mas as células podem continuar a se dividir.
Qual a função do meato acústico externo para a audição? Resposta: O meato acústico externo tem a função de transmitir os sons captados pela orelha para o tímpano, além de servir de câmara de ressonância ampliando algumas frequências de sons.
No que diz respeito aos limites de dose em exposições ocupacional e pública, o que é correto de evitar em relação á mulher com suspeita de gravidez? Resposta: Deve-se evitar a exposição na região abdominal na mulher com suspeita de gravidez. 
A radiação beta positiva consiste na emissão de uma partícula do núcleo denominada pósitron. Essa emissão gera um efeito no núcleo que faz com que um próton se transforme em nêutron. Os exames de PET-scan (tomografia por emissão de pósitrons). Injeta-se no paciente
um composto denominado fluordesoxiglicose (FDG) que na realidade é formado por glicose marcada por flúor-18. A partir do texto acima explique a formação de imagem e cite pelo menos duas aplicações onde pode ser utilizada a PET-scan. Resposta: A FDG vai fixar nos tecidos metabolicamente mais ativos onde vão emitir pósitrons, então, o paciente é colocado em um aparelho de tomografia que vão captar os pósitrons para formar a imagem. O tecido que possuir maior emissão é o mais ativo. Pode ser utilizado para nalizar o Sistema nervoso enquanto os pacientes estão acordados e para fazer diagnóstico de câncer. 
Grande parte do declínio da taxa metabólica basal (TMB) é devido à perda da massa muscular com o avançar da idade, que é substituída pelo tecido adiposo. Existem alguns fatores como os hormonais que alteram a TMB. Cite os hormônios que são capazes de alterar a TBM e de que forma fazem isso. Resposta: Hormônios da tireoide; - Testosterona; - GH. Todos elevam a TMB 
A refração é um fenômeno muito importante por ser responsável pela mudança de direção dos raios luminosos quando eles atravessam uma lente. Explique porque os óculos (lentes) são utilizados para corrigir os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Resposta: A visão normal ocorre quando a imagem é projetada exatamente sobre a retina, quando isso não acontece, ocorrem os erros de refração. As lentes são utilizadas para mudar a direção dos raios luminosos a fim de se corrigir a focalização e projetar a imagem exatamente sobre a retina, tornando a visão nítida.
A radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. A energia Mínima típica da radiação ionizante é de cerca de 10 eV. Sabemos que este tipo de radiação pode danificar células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves (por exemplo: câncer), levando até a morte. Partículas como os elétrons e os prótons que possuam altas energias também são ionizantes. São exemplos de radiação ionizante as partículas alfa, partículas beta (elétrons e pósitrons), os raios gama, raios­x e nêutrons. Podemos considerar a radiação eletromagnética como um tipo de radiação ionizante? Por quê? Resposta: Sim, pois a radiação eletromagnética ultravioleta (excluindo a faixa inicial da radiação ultravioleta) ou mais energética é ionizante.
Existem no mercado apitos especiais para cães que tem a principal característica de serem quase inaudíveis ao homem, porém ouvidos a longas distâncias pelo animal. Explique o porquê isso acontece citando a característica da onda sonora associada a este mecanismo. Gabarito: Os cães, além de escutarem sons 4 vezes mais distantes que os humanos, podem ouvir sons cuja frequência varia entre 10 Hz e 40 mil Hz, enquanto os humanos ouvem entre 20 Hz e 20 mil Hz. Por ter uma frequência maior do que os sons que normalmente nós ouvimos, o apito é um bom meio de se chamar a atenção dos cães sem incomodar os ouvidos humanos.
Quais as diferenças básicas entre as radiações ionizantes e não ionizantes? Gabarito: As radiações ionizantes possuem energia suficiente para ionizar os átomos e moléculas com as quais interagem, sendo as mais conhecidas: raios X e raios gama (radiações eletromagnéticas); raios alfa, raios beta, nêutrons e prótons (radiações corpusculares). As radiações não ionizantes não possuem energia suficiente para ionizar os átomos e as moléculas com as quais interagem, sendo as mais conhecidas: luz visível; infravermelhos; ultravioletas; micro-ondas de aquecimento; micro-ondas de radio telecomunicações.
O glaucoma é uma das causas mais comuns de cegueira. Ocorre pelo aumento da pressão intraocular (PIO) que pode se elevar acima de 60 ou 70 MMHG. Explique o quê ocorre para que a PIO aumente e de que forma essa elevação irá causar cegueira? Gabarito: É formado pelo acúmulo do humor aquoso, um líquido que é produzido e drenado diariamente dentro do olho. O acúmulo do humor aquoso pressiona o disco óptico causando lesão do nervo óptico e isquemia da artéria que irriga a retina. 
O nistagmo são movimentos oscilatórios, repetitivos e rítmicos de um ou ambos os olhos. É um sinal clínico de várias patologias do sistema vestibular ou pode ser fisiológico. O que é nistagmo fisiológico? Gabarito: É a resposta normal que pode ser desencadeada no sistema nervoso intacto (sem lesão) pela estimulação rotacional ou de temperatura nos canais semicirculares ou por movimentos dos olhos até a posição extrema horizontal.
O meato acústico externo (MAE) é um tubo fechado de aproximadamente 2,5 cm. Conduz e amplifica quatro vezes as ondas sonoras na frequência de 2.000 e 3.000 Hz, considerada as frequências da fala. Qual sua função? Gabarito: Sua função é auxiliar a captação e a canalização dos sons para o meato acústico externo. Responsável pela proteção, já que possui cerume e cílios que evitam a entrada de pequenos insetos.
Uma vez que um átomo libera radiação, essa energia será transferida para um corpo qualquer. Dependendo da intensidade da radiação emitida, o corpo que irá recebê-la poderá ou não sofrer ionização. Dessa forma, qual é uma boa maneira de classificar as radiações de acordo com seu efeito? Gabarito: Dividindo-as em radiações ionizantes e radiações não ionizantes.
O que se entende por fluoroscopia e qual a sua importância? Resposta: consiste em um método de imageamento que permite ver o paciente através de raios-X com alta resolução temporal.
Em 1896, o francês Henri Becquerel descobriu a radioatividade, ele estudava os efeitos da luz solar sobre determinados materiais fluorescentes, como o minério de urânio. À espera da melhora do tempo, que se apresentava nublado, guardou a amostra do minério numa gaveta. Ao retirá-la, alguns dias mais tarde, Becquerel observou que a pedra havia emitido radiações mesmo no escuro e obteve a primeira prova da existência da radioatividade natural. Radioatividade é a propriedade que alguns tipos de átomos instáveis apresentam de emitir energia e partículas subatômicas, o que se convenciona chamar de decaimento radioativo ou desintegração nuclear. As teorias físicas modernas atribuem a origem da radioatividade a um grau de instabilidade interna do átomo (nuclídeo pai), que ao se converter em outro átomo (nuclídeo filho) alcança maior estabilidade. Uma das formas mais conhecidas da medição da radioatividade do meio ambiente é a partir do uso de medidores de radioatividade. Cite um dos medidores mais conhecidos, aplicáveis a este contexto, e destaque a sua importância quanto à medição da radiação no ambiente. Gabarito: O contador Geiger, hoje em dia este aparelho é um grande aliado das pessoas que trabalham com material radioativo; principalmente quando ocorrem acidentes nucleares, pois as substâncias que se desintegram são capazes de ionizar o ar e assim contaminar outros corpos no ambiente. 
A termogênese mecânica é a nossa primeira reação quando sentimos a temperatura ambiente mais fria. Em que consiste este mecanismo e o que este processo produz? Gabarito: Este mecanismo consiste em provocar a contração muscular e consequentemente à produção de calor.
Podemos considerar o ser humano homeotermo, já que o mesmo possui a capacidade de controlar a temperatura interna do corpo. Para isso, conta com dois mecanismos que são amplamente estudados: Termogênese e Termólise. Diferencie os mecanismos em questão. Gabarito: Os mecanismos que produzem calor correspondem à Termogênese, enquanto que em relação à quantidade perdida de calor, os mecanismos que dissipam calor correspondem à Termólise. 
Com relação à classificação das ondas sonoras, podemos afirmar que quanto à natureza, elas se classificam em mecânicas e eletromagnéticas. Quanto à direção de propagação, elas podem ser unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Quanto à perturbação, elas podem ser longitudinais ou transversais. Sendo assim, caracterize o ultrassom terapêutico, utilizado em fisioterapia, quanto à natureza, direção de propagação e a perturbação. Gabarito: Os US é uma onda de pressão, inaudível
ao ouvido humano. Quanto à natureza, a onda dos US é mecânica. Quanto à direção de propagação, a onda é unidirecional e quanto à perturbação, os US ondas longitudinais e transversais. 
O que se entende por radiações infravermelhas? Gabarito: É uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético 
Que está adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visível.
Podemos descrever o potencial de ação como causador de um desequilíbrio de grandes proporções na carga da membrana apesar da duração ser próxima de um milissegundo. Considerando este desequilíbrio como uma causa, apresente os efeitos causados na membrana. Gabarito: a propagação de um potencial despolariza uma seção da membrana eletricamente excitada originando mudanças nos canais de Na+ e o fluxo de Na+ origina despolarização de seções adjacentes e assim sucessivamente.
Qual a função do labirinto vestibular? Gabarito: Transformar as forças provocadas pela aceleração da cabeça e da gravidade em um sinal biológico; Informar os centros nervosos sobre a velocidade da cabeça e sua posição no espaço; Iniciar alguns reflexos necessários para estabilização do olhar, da cabeça e do corpo. 
Um tipo de tecido adiposo especial chamado de "gordura marrom" ou tecido adiposo multilocular ao contrário da "gordura branca" ou unilocular que possui uma única gota de lipídio em seu citoplasma possui várias gotas de lipídios e uma grande quantidade de mitocôndrias. Características essas que lhe conferem cor marrom. Explique a função desse tipo de tecido (gordura) encontrado somente em uma fase da vida dos seres humanos. Gabarito: Esse tecido somente é encontrado em neonato s e a sua função é a termogênese, isto é, produção de calor corporal. 
A orelha é o órgão do corpo humano encarregado de transformar as diferenças de pressão das ondas sonoras (som) em pulsos elétricos. Com que finalidade os pulsos elétricos são enviados ao cérebro? Gabarito: Os pulsos elétricos são enviados ao cérebro para reconhecimento e interpretação.
Ocorre contração muscular involuntária para produzir calor. Gera aumento de 2 a 5 vezes no consumo de Oxigênio, o que indica envolvimento da junção neuromuscular com atividade nervosa descontrolada. A que tipo de termogênese a questão se refere? Exemplifique uma manifestação corpórea relacionada com este tipo de termogênese. Gabarito: A questão se refere à termogênese mecânica. Como exemplo de manifestação corpórea pode-se citar o calafrio que é a primeira reação do corpo em situações de frio. 
As radiações gama são ondas eletromagnéticas e apesar de acompanhar as emissões alfa e beta são mais penetrantes que estas, contudo, menos ionizantes. Possuem utilização em dois tipos de exames diagnósticos. Um desses diagnósticos é a cintilografia que permite obter imagens de processos fisiológicos que ocorrem no nosso organismo para isso utilizando um radio traçador. A partir do texto descrito como é realizado um exame de cintilografia? Gabarito: O radio traçador é um isótopo radioativo que é administrado ao paciente é captado e se concentra seletivamente num tecido determinado. Com a ajuda de detectores, podemos rastrear os radioisótopos e assim determinar o mapeamento funcional desse órgão. 
Os fluidos intra e extracelular são condutores ou isolantes? E a membrana celular? Justifique de forma objetiva sua resposta. Gabarito: os fluidos são condutores a membrana celular é isolante porque é seletiva
Para o tratamento do câncer, um dos procedimentos que podem ser utilizados é a radioterapia. Nesse procedimento, o paciente é colocado à frente, e a certa distância de uma fonte emissora de radiação. O paciente é bombardeado por um feixe de partículas exatamente sobre a área da pele adjacente ao local do processo canceroso. Com relação a esse tio de partícula (radiação) descreva suas características. Gabarito: São radiações (partículas) muito ionizantes (menos que as partículas alfa), muito penetrantes (mais que as partículas alfa). São as radiações betas negativas para o tratamento de radioterapia.
Com relação ao sistema vestibular sabe-se que os núcleos vestibulares recebem informações visuais, proprioceptivas, táteis e auditivas, dessa forma integram informações de múltiplos sentidos. Qual a via responsável pelo ajuste que ocorre quando se mantém fixação visual num alvo enquanto se roda a cabeça e os olhos se movem opostos à direção do movimento da cabeça? Gabarito: Via do vestíbulo cerebelo que recebe informações vestibulares e influencia os movimentos oculares e os músculos posturais. 
Como pode ser feita a correção visual de indivíduos hipermetropes? Gabarito: O hipermetrope apresenta como defeito o achatamento do globo ocular longitudinalmente ao seu eixo óptico, encurtando-o. Em consequência, a imagem se forma depois da retina. Seu ponto remoto não está a 25 cm, mas a uma distância maior que esta, o que aumenta sua dificuldade em enxergar de perto. Para a correção da hipermetropia, devem-se usar lentes convergentes, diminuindo a sua distância focal. 
Sobre os efeitos das radiações ionizantes, explique o que são os efeitos determinísticos ou não estocásticos. Gabarito: Os efeitos deterministas ou não estocásticos são aqueles que só ocorrem quando a dose de radiação excede um determinado valor ou limiar e cuja gravidade depende da dose e do tempo de exposição. 
A refração é um fenômeno muito importante por se responsável pela mudança de direção dos raios luminosos quando eles atravessam uma lente. Explique porque os óculos (lentes) são utilizados para corrigir os erros de refração (miopia, hipermetropia e sastigmatismos). Gabarito: a visão normal ocorre quando a imagem é projetada exatamente sobre a retina , quando isso não acontece, ocorrem erros de refração. As lentes são utilizadas para mudar a direção dos raios luminosos a fim de se corrigir a focalização e projetar a imagem exatamente sobre a retina, tornando a visão nítida. 
Que ondas eletromagnéticas são capazes de contornar obstáculos como prédios e arvores? Gabarito: ondas de rádio.
Na Medicina e na Fisioterapia, utilizamos uma frequência superior à que o ouvido humano pode perceber. Podemos considerar uma técnica médica, não invasiva, utilizada para reproduzir imagens dinâmicas, observadas em tempo real, dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais. Como é designada a técnica em questão? Gabarito: Ultrassonografia. 
Quanto aos limites de dose em exposições ocupacional e pública, quando a mulher estará protegida? Gabarito: A mulher estará protegida desde que os valores de exposição não excedam 2mSv. 
São oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos conjugadamente, nos sentidos horizontal (de um lado para o outro), vertical (de cima para baixo) ou rotatório (movimentos circulares) que podem dificultar muito a focalização das imagens. Como é denominado o quadro clínico em questão? Resposta: Nistagmo 
O som físico emitido por uma fonte sonora e o som percebido por instrumentos apropriados, como o ouvido, pode ser definido por três características: intensidade, altura e timbre. Conceitue objetivamente cada uma dessas características do som. Gabarito: Intensidade: corresponde ao nível de energia sonora, é medido pela amplitude Altura: é a frequência do som. Maior frequência, mais alto ou agudo e menor frequência, mais baixo ou grave Timbre: é o somatório das frequências harmônicas. 
A orelha média é composta pelos ossículos e pela a tuba auditiva. As funções principais dos ossículos são: Gabarito: forma um sistema de alavancas amplificarem em até 22 vezes, diminuindo a impedância da orelha média; - proteção da orelha interna, reduzindo a intensidade dos sons através da contração dos músculos dos ossículos.
O corpo humano é capaz de manter a sua temperatura mesmo quando a do ambiente no qual ele se encontra varia.
Isso permite a manutenção dos processos metabólicos de produção de energia mesmo quando em climas muito frios. A maior parte dessa produção de calor é transferida ao meio ambiente por vários processos pela pele. Quais os três principais processos? Gabarito: Compare com a sua resposta: radiação, evaporação e convecção. 
O raio infravermelho é um tipo de radiação não ionizante onde há transferência de energia. Possui aplicação terapêutica principalmente sobre ossos, tendões e ligamentos. De que forma a aplicação do infravermelho trás benefícios para o tratamento desses tecidos? Gabarito: Os raios infravermelhos produzem agitação térmica e produção de calor. Esses tecidos são pouco vascularizados e durante o processo inflamatório o aumento de calor estimula um aumento da circulação local pela vasodilatação facilitando o aporte de células de defesa ao local inflamado. 
A adução dos membros inferiores, durante a marcha, é uma adaptabilidade do corpo para manter a estabilidade. Ao aproximar os membros inferiores do centro vertical do corpo, estamos produzindo uma melhor distribuição da massa ao redor de um eixo, o que gera um aumento na nossa velocidade angular que, por consequência, nos dá uma mais rápida reação ao desequilíbrio. Com base no enunciado, denomine a grandeza que descreve esta distribuição de massa corpórea ao redor do eixo do corpo. Gabarito: momento de inércia 
As radiações podem ser classificadas de diversas formas, uma delas é baseada no efeito que causam no sistema para o qual a energia é transferida. São classificadas em radiações ionizantes e não ionizantes. As radiações ionizantes podem ainda serrem classificadas de duas formas, a direta e a indireta. Estabeleça uma comparação entre ambas às formas de radiação ionizante quanto à ação sobre o organismo. Gabarito: - Forma direta - os elétrons reagem diretamente com as proteínas alterando sua conformação e alterando sua função. Atuam também diretamente sobre o DNA que pode sofrer alterações estruturais. - Forma indireta - Não reage diretamente com proteínas ou DNA, mas sim, com a água formando radicais livres de O2 (peróxidos e superóxidos). Os radicais livres então reagem com estruturas celulares alterando sua função.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais