Buscar

Questoes de fundamentos da saude coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Há ainda a pobreza. Dos 526.079 domicílios de Fortaleza, 22,1% são considerados pobres. Uma média alta para uma grande cidade brasileira. Mais importante ainda é perceber que esta é ainda maior nas três áreas mais carentes. Lá a proporção de pobres chega a 25,1% (63.686) dos domicílios. Diante deste quadro, é natural que a desigualdade se mostre entre todas as áreas da cidade¿ (CAMPOS, André de et al. Atlas da exclusão social no Brasil. 2003. v.2: Dinâmica e manifestação territorial. p.126). A partir do texto, é correto afirmar que a:
a pobreza é uma questão de Estado, sobretudo considerando-se o compromisso social da Constituição brasileira de 1988
2) De acordo com a Lei 8080/90, a saúde é para o ser humano.
um direito.
3) O processo de erradicação ou combate à pobreza é meta e exigência do conjunto das políticas
econômicas e sociais.
4) Marque a alternativa incorreta:
As ações e serviços de saúde, de que cuida a Lei 8080/90 deverão, obrigatoriamente, ser efetuados por pessoas naturais.
	5)Na implementação das políticas públicas de caráter universalista, é fundamental que o indivíduo e sua família tenham seus direitos civis e sociais respeitados, bem como que lhes sejam garantidas possibilidades de elevação do nível de qualidade de vida. Assim sendo, é CORRETO afirmar que, além disso, é preciso assegurar-lhes, também,
condições efetivas para promover sua autonomia cidadã.
	6)A luta pela consolidação da cidadania e também pela democracia é uma tarefa para os assistentes sociais e para a sociedade, visto que estes primeiros atuam no processo de
manutenção e ampliação dos direitos sociais.
7) A política de Assistência Social é, para a população que dela se utiliza,
política de direitos ao acesso a recursos, bens e serviços.
8)A assistência terapêutica integral compreende o conjunto de ações e serviços que visam ao tratamento das doenças e agravos à saúde, subsequentes ao procedimento diagnóstico, destinadas a garantir ao indivíduo a proteção do seu potencial biológico e psicossocial e a recuperação de sua saúde.
I- O cidadão tem o direito de obter do serviço público de saúde, após o diagnóstico, a atenção terapêutica individualizada, de acordo com as suas necessidades. Para cada caso, segundo as suas exigências, e em todos os níveis de complexidade dos serviços.
II- Para o indivíduo obter esse direito deve concordar com alguns pré-requisitos, dentre eles, o de o cidadão, livremente, ter decidido pelo sistema público de saúde, acatar os seus regramentos técnicos, mas podendo utilizar de tratamentos complementares do setor privado.
III- O direito à integralidade da assistência terapêutica não pode ser aleatório e ficar sob a mais total independência reivindicatória do cidadão e da liberdade dos profissionais de saúde indicarem procedimentos, exames, tecnologias não incorporadas no sistema, devendo a conduta profissional pautar-se por protocolos, regulamentos técnicos e outros parâmetros técnico-científico-biológico. 
IV- Para que ocorra a efetiva proteção e recuperação da saúde, os protocolos devem ser elaborados de forma a serem capazes de conjugar tecnologia, recursos financeiros e as reais necessidades terapêuticas, sem acrescentar o que possa ser considerado supérfluo ou desnecessário ou retirar o essencial ou relevante. Diante destas afirmativas, estabeleça quais são as opções CORRETAS:
I;III e IV
	9)Analista Judiciário - TJ - Assistente Social O artigo 6° da Lei n° 8.080, de 1990, que dispõe sobre a execução de ações no campo de atuação do SUS - Sistema Único de Saúde, estabelece que são de sua competência as ações
de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica, de saúde do trabalhador e de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
10) O artigo 6º da Lei no 8.080, de 1990, que dispõe sobre a execução de ações no campo de atuação do SUS ¿ Sistema Único de Saúde, estabelece que são de sua competência as ações
de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica, de saúde do trabalhador e de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
11) Em relação à saúde , doença ou ao processo saúde-doença, assinale a assertiva CORRETA:
Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
12) Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, qual o conceito de saúde?
completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença
13) A Constituição Federal (CF) afirma como um dos fundamentos do Estado democrático a cidadania e os direitos sociais. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Os direitos sociais reconhecidos pela CF incluem educação, saúde, moradia, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.
14) Em relação à Seção da Saúde no Capítulo da Seguridade Social na Constituição Federal de 1988 é correto afirmar:
A assistência à saúde é livre à iniciativa privada
	15)São fatores determinantes e condicionantes da saúde:
a moradia e o acesso aos bens e serviços essenciais
	16) As discussões iniciais sobre humanização datam da década de 1970, tendo como um dos marcos principais:
A declaração de Alma-Ata
17) A Lei n. 8.080/90, em seu art. 7º (que dispõe sobre os princípios e diretrizes do SUS), define a integralidade da assistência. Qual é essa definição de acordo com a lei ?
Conjunto articulado e continuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade.
18) A Lei n. 8.080/90, em seu art. 7º (que dispõe sobre os princípios e diretrizes do SUS), define a integralidade da assistência como "o conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema". Diante da visão da medicina integral assinale as assertivas VERDADEIRAS.
I- As ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura.
II- Os serviços de saúde devem funcionar atendendo o indivíduo como um ser humano integral submetido às mais diferentes situações de vida e trabalho, que o leva a adoecer e a morrer.
III- O indivíduo não deve ser visto como um amontoado de partes (coração, fígado, pulmões, etc.) e solto no mundo. Mas deve ser tratado de forma a resolver o seu problema específico e pontual.
IV- O indivíduo é um ser humano, social, cidadão que biologicamente, psicologicamente, e socialmente está sujeito riscos de vida. Desta forma o atendimento deve ser feito para a sua saúde e não somente para as suas doenças. Isto exige que o atendimento deva ser feito também para erradicar as causas e diminuir os riscos, além de tratar os danos.
I; II e IV
19) Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde − SUS, a execução de ações de
assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
20) No planejamento de uma ação profissional inserida numa política pública de saúde, no que se refere aos benefícios a serem concedidos aos usuários, o que o Assistente Social deve considerar prioritariamente?
A universalidade dos direitos.
21) Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população: I - Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade garantem que uma população permaneça saudável. II - As condições de moradia interferem na condição de saúde das pessoas. III - Idade e o sexo são suficientes para avaliar o estado de saúde da população. IV - Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde. V - O avanço tecnológico só influi positivamente na saúde das pessoas. Assinale a alternativa correta:
As afirmativas II e IV estão corretas.
22) De acordo com a Constituição FederalBrasileira, na Seção da SAÚDE , no Artigo 196, como a saúde é definida?
Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
23) Há ainda a pobreza. Dos 526.079 domicílios de Fortaleza, 22,1% são considerados pobres. Uma média alta para uma grande cidade brasileira. Mais importante ainda é perceber que esta é ainda maior nas três áreas mais carentes. Lá a proporção de pobres chega a 25,1% (63.686) dos domicílios. Diante deste quadro, é natural que a desigualdade se mostre entre todas as áreas da cidade¿ (CAMPOS, André de et al. Atlas da exclusão social no Brasil. 2003. v.2: Dinâmica e manifestação territorial. p.126). A partir do texto, é correto afirmar que a:
a pobreza é uma questão de Estado, sobretudo considerando-se o compromisso social da Constituição brasileira de 1988
24) Em relação à saúde , doença ou ao processo saúde-doença, assinale a assertiva CORRETA:
Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
25) Em relação aos fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população é correto afirmar que, para avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração:
A biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde.
26) De acordo com a Lei 8080/90, a saúde é para o ser humano.
um direito
27) As civilizações mais antigas do Egito e Mesopotâmia acreditavam que as doenças eram causadas somente por algum fator externo. Qual era o significado dessa crença?
que o meio social era responsável pelo adoecimento.
28) Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, qual o conceito de saúde?
completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença

Outros materiais