Buscar

Slide Sobre Tecnologia XDSL

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA XDSL
GRUPO:
DAVID
DIOGINES
HUGO VINÍCIUS
1
Tecnologia XDLS
O QUE É XDSL ?
XDSL (Digital Subscriber Line), o X se refere a família de protocolos dessa tecnologia.) essa tecnologia reaproveita a estrutura de tecnologias inferiores a ela, como por exemplo utilizar os fios de cobre da linha telefônica para transmissão de internet.
FONTE: https://www.broadbandbuyer.com/products/8112-broadbandbuyer-adsl-int-plugsplit/
2
Essa tecnologia é uma espécie de “gambiarra”, que faz com frequências diferentes das usadas para voz (usado pelo telefone), transmitam internet pelo fios de cobre da linha telefônica. 
Antigamente não era possível utilizar internet e telefone ao mesmo tempo, pois, ambos trabalhavam na mesma frequência, que varia entre 300 e 3400 hz, o XDSL utiliza uma frequência que varia entre 4000 e 22000 Hz, ou seja os sinais não colidem. Utiliza-se um filtro de linha para separar o sinal do telefone e da internet.
COMO FUNCIONA ESSA TECNOLOGIA ?
Tecnologia XDLS
3
 
Para permitir que uma linha transfira dados e voz simultaneamente, é necessário dividir o sinal em faixas de frequência, de forma que os sinais não se misturem, existem dois sistemas de modulação para isso o CAP (Carrierless Amplitude/Phase) e o DMT (Discrete Multitone).
Fonte:<https://www.gta.ufrj.br/grad/03_1/dsl/adsl.htm>
Tecnologia XDLS
COMO FUNCIONA ESSA TECNOLOGIA ? – Continuação
4
Tecnologia XDLS
Métodos de Modulação – DMT, CAP e QAM
CAP(Carrierless Amplitude/Phase)
DMT(Discrete Multitone)
O sistema DMT divide o canal de banda em 247 canais de 4kHz, cada um utilizando modulação QAM em uma portadora separada, cada canal é monitorado, e, se a qualidade do canal atualmente usado estiver muito baixa, o sinal é deslocado para outro canal. 
O sistema desloca o sinal para os canais com melhor qualidade constantemente, tanto em upstream quanto downstream.
A modulação CAP, usada nas primeiras linhas ADSL, divide a banda na linha telefônica em três canais. O primeiro, que ocupa a faixa até 4 kHz, é exclusivo para voz. O segundo é exclusivo para envio de dados do usuário para o servidor (upload), e vai de 25 a 160 kHz. Já o terceiro canal, exclusivo para recepção de dados pelo usuário (download), começa em 240 kHz e vai até, no máximo, 1,5Mhz. Como os três canais são bem definidos e espaçados entre si, reduz-se a probabilidade de interferência entre canais.
http://slideplayer.com/slide/9398767/
5
Arranjar de alguma forma as paginas que tem parte fora do plano
Tecnologia XDLS
Métodos de Modulação – DMT, CAP e QAM
A modulação em amplitude e quadratura (QAM) é muito utilizada em modens analógicos e modens digitais de alta velocidade. 
A modulação é obtida através de um modulador em quadratura, o sinal 16 QAM codifica quatro bits por símbolo, produzindo assim uma velocidade de transmissão quatro vezes maior que a de modulação.
Vantagens em relação a outros métodos de modulação: 
6
Arranjar de alguma forma as paginas que tem parte fora do plano
Tecnologia XDLS
TIPOS DE XDSL 
.
ADSL - Assymmetric Digital Subscriber Line
HDSL - High bit-rate Digital Subscriber Line
RDSL - Rate-adaptive Digital Subscriber Line
SDSL - Symmetric Digital Subscriber Line
VDSL - Very-high-bit-rate Digital Subscriber Line
7
Tecnologia XDLS
ADSL: Assymmetric Digital Subscriber Line 
.
O ADSL, é uma tecnologia para clientes comuns, onde o A significa ASSIMÉTRICO, essa assimetria se da pelo fato de que esses usuários utilizam mais downloads, do que uploads, logo, a taxa de upload é baixa. A ADSL tem como limites 8Mbps de banda para download e 1Mb de banda para upload.
 Como todas as outras xDSL, a ADSL também possui seus limites de distancia, e a recomendada é de até 2750 m da central. A instalação é permitida a até 5500 m da central, mas, neste caso, as velocidades caem para 1,544 Mbps (download) e 16kbps (upload).
https://sites.google.com/site/historiayconceptosdelinternet/internet/tipos-de-conexion/adsl
8
Tecnologia XDLS
ADSL: Assymmetric Digital Subscriber Line - Continuação 
.
ADSL2 - O ADSL2 como o próprio nome já diz, é a evolução do ADSL. O ADSL2 é mais estável pois ele tem a capacidade de dissipar sinais de interferência, menor custo de sinalização, de 32kbps para apenas 4kbps, e sua taxa de download é bem mais expressiva do que a do seu antepassado ADSL que possui no máximo 8MBps, chegando a 24MBps.
 ADSL Lite – Antecessor do ADSL2 veio sem a necessidade de comprar um filtro de linha como o POTS splitter, porém o limite de banda decai muito em compensação, de 8Mbps para download para apenas 1,544 e upload de 1Mbps para 512kbps.
http://andrewgelman.com/2011/11/15/world-record-running-times-vs-distance/
9
Tecnologia XDLS
HDSL: High bit-rate Digital Subscriber Line 
.
HDSL – O HDSL foi a primeira DSL a ser desenvolvida, uma alternativa para as antigas linhas T1, e com a vantagem de funcionamento em full-duplex, que é a transmissão nos dois sentidos simultaneamente, upstream e downstream.
 As linhas HDSL oferecem taxas de transferência de 1,544 Mbps para transmissões half-duplex e 784kbps em cada sentido para transmissões full-duplex. A técnica de cancelamento de eco é responsável por permitir que ocorra a transferência simultânea na mesma frequência. 
10
Tecnologia XDLS
RDSL: Rate-adaptive Digital Subscriber Line 
.
RDSL – É uma variação da ADSL, onde o modem RDSL ajusta a largura de banda de upload dependendo da distancia e da qualidade da linha entre o canal e o modem para manter uma boa velocidade de download. As velocidades oferecidas vão de 640kbps a 2,2 Mbps para download e de 272kbps a 1,088 Mbps para upload. O limite de distância até a central é de 5,5 km.
https://ricardopais9264.wordpress.com/tipos-de-xdsl/rdsl/
11
Tecnologia XDLS
SDSL – É uma variação da HDSL que possibilita a transmissão de dados digitais através dos fios de cobre da rede telefônica onde a largura de banda tanto de download quanto upload é a mesma. Não permite o usar o telefone ao mesmo tempo.
Ele passar por um par de fios de cobre, com alcance máximo de 3km. Esse serviço não pode coexistir com um serviço de voz convencional no mesmo par que ocupa toda a largura de banda.
SDSL: Symmetric Digital Subscriber Line 
Tecnologia XDLS
SDSL: Symmetric Digital Subscriber Line - Continuação
Não há padronização
O SDSL é uma tecnologia que nunca foi padronizada. Normalmente só interage com dispositivos do mesmo fornecedor.
Publico Alvo
Foi direcionada principalmente para pequenas e médias empresas que não precisam das garantias de serviço frame relay ou do melhor desempenho de uma linha alugada.
Tecnologia XDLS
O motivo desse tipo de DSL atingir essa velocidade é o fato dela utilizar cabos de fibra óptica, que permitem as informações seguirem muito mais rápidas do que nos cabos da linha telefônica.
VDSL: Very Digital Subscriber Line
VDSL trabalha com transmissões assimétricas (taxa de upload sempre menor que a de download) variando de 13 a 52 Mbps de download, e 1,5 a 2,3 Mbps de upload.
Tecnologia XDLS
Método de Aplicação da VDSL
As preferências dos utilizadores residenciais continuam a recair no ADSL e no cabo modem, o que faz com que esta tecnologia (VDSL) se vire mais para utilizadores organizacionais como industrias, universidades, etc. 
VDSL: Very Digital Subscriber Line – Continuação 
Tecnologia XDLS
Desvantagens
Elevado custo de instalação e de valores contratuais dos operadores de telecomunicações.
As fibras ópticas ainda não cobrem toda a área nacional, logo nem todos os utilizadores são capazes de utilizar esta tecnologia.
VDSL: Very Digital Subscriber Line – Continuação

Continue navegando