Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Músculo semitendíneo fg

Pré-visualização | Página 1 de 1

Musculatura Posterior da coxa – Isquiotibiais
on: dezembro 18, 2013In: Treino em FOCO Anatomia9 Comments
 Imprimir Email
Onde se localiza anatomicamente a musculatura de Isquiotibiais?
O grupo muscular Isquiotibiais, tem sua localização anatômica na região posterior do seguimento Coxa. A musculatura de Isquiotibiais, é formada por três músculos importantes são eles: o Bíceps Femoral, Semitendinoso e Semimembranoso.
Começaremos nossa análise anatômica pelo músculo Bíceps Femoral.
Qual a função, origem e inserção do músculo Bíceps Femoral?
O Bíceps Femoral cabeça longa tem origem no túber isquiático unindo ao músculo semitendinoso, e tem sua inserção na cabeça fíbula, no osso lateral do seguimento Perna. Com isso podemos analisar que o Bíceps Femoral na sua cabeça longa, cruza a articulação do Joelho, então ele terá uma ação motora sobre essa articulação, e por ter origem no processo Isquiático da Pelve, o Bíceps Femoral cabeça longa também cruza a articulação do Quadril, e obviamente devido cruzar a articulação do Quadril terá ação motora sobre o Quadril.
Porém o Bíceps Femoral também apresenta a cabeça curta.
Qual o posicionamento anatômico do Bíceps Femoral Cabeça Curta?
Então devemos entender que o Bíceps Femoral além da sua cabeça longa, também apresenta a sua cabeça curta, e por isso que ele denominado de Bíceps Femoral, pois apresenta dois ventres musculares.
O músculo Bíceps Femoral cabeça curta tem sua origem no lábio lateral da linha aspera. Já sua inserção cabeça  da fíbula . Assim Bíceps Femoral cabeça curta somente cruza a articulação do Joelho, então a sua ação motora é somente sobre a articulação do Joelho. Se analisarmos bem o Bíceps Femoral tanto na sua cabeça longa e curta, visualizaremos que ele se localiza mais lateralmente na face posterior do seguimento Coxa.
Qual o movimento que o Bíceps Femoral cabeça longa e curta produzem?
Então analisando a ação motora do Bíceps Femoral tanto na cabeça longa e curta, sobre o Joelho terá a capacidade quando se contrair de flexionar os joelhos. Porém a cabeça longa do Bíceps Femoral além e flexionar os joelhos, também tem a capacidade de produz o movimento de extensão do Quadril, então podemos perceber que é um músculo biarticular, em função disso produz a extensão do Quadril, e flexão do Joelho.
Qual a função, origem e inserção do músculo Semimembranoso?
É um músculo que também se localiza na face posterior da Coxa, a sua origem está no túber isquiático, ou seja, a origem é bem próxima à da origem do Bíceps Femoral cabeça longa. Já sua inserção está localizada na porção posteromedial do côndilo medial da tíbia.
Então o músculo Semimembranoso, cruza tanto a articulação do Quadril, como a articulação do Joelho. Portanto suas ações motoras são de: Flexão do Joelho, e extensão do Quadril juntamente com o Bíceps Femoral cabeça longa. Concluímos então que o músculo Semimembranoso também é biarticular.
Qual a localização anatômica e função do Semitendinoso?
Esse músculo se localiza também na face posterior da coxa compondo juntamente com o Bíceps Femoral, Semimembranoso o grupo Isquiotibiais. O Semitendinoso está acima do Semimembranoso, esse músculo apresenta um tendão mais fino, que cruza e tem a sua inserção na face medial do corpo da tíbia pelo tendão da pata de ganso. Já a origem do Semitendinoso também está no túber isquiático unido a cabeça longa do bíceps femoral.
Tanto o Bíceps Femoral, como o Semimembranoso e agora o Semitendinoso cruzam a articulação do Joelho, devido a essa característica anatômica os três grupos musculares do grupo Isquiotibiais, são flexores do Joelho e extensores do Quadril. São músculos mais fortes na ação muscular de flexionar os Joelhos, do que para estender o Quadril, pois são os principais músculos para flexionar os joelhos.
Por que o Bíceps Femoral, Semitendinoso e Semimembranoso, formam o grupo chamado Isquiotibiais,?
Como dito na face posterior da coxa nós temos os músculos Bíceps Femoral cabeça longa e curta, o Semitendinoso, e Semimembranoso. Esses três músculos em conjunto formam um grupo muscular chamado de Isquiotibiais. Notaremos que a origem dos três músculos é no processo Isquiático da Pelve, por isso o termo Ísquios, e o termo tibiais porque a inserção de dois dele é sobre a Tíbia, e um deles sobre a Fíbula, ambos ossos do seguimento Perna, e isso dá origem ao termo Isquiotibiais.
Qual as características de ação motora dos Isquiotibiais?
Se o Quadril estiver fletido, ou seja, a articulação do Quadril ir para frente, nessa situação teremos um alongamento do grupo Isquiotibiais, e se ainda estiver com os joelhos estendidos esse alongamento será maior ainda. Quanto mais fletido o Quadril a frente maior será o poder de tração dos Isquiotibiais para flexionar o Joelho, pois ocorre maior arco fisiológico de ação, para trabalhar na articulação do Joelho.
Porém se notarmos há um espaço entre o osso Fêmur, e os músculos que compõem a face posterior da Coxa. Esse espaço será composto por outro músculo, o Adutor Magno.
Qual a função do Adutor Magno?
Podemos notar que junto ao Fêmur, se encontra o Adutor Magno e sua principal ação motora é realizar a Adução do Quadril, esse músculo também compõem a face posterior do seguimento Coxa. Juntamente com o Bíceps Femoral cabeça longa e curta, Semitendinoso e Semimembranoso. A sua origem está localizada junto ao ramo inferior do púbis , ramo do ísquio e túber isquiático. Já sua inserção estão localizada no lábio medial da linha áspera do fêmur, linha supracondilar medial e tubérculo do adutor do fêmur.
Como treinar para hipertrofiar a parte posterior da coxa, ou os Isquiotibiais?
Para quem buscar desenvolver hipertrofia da nos Isquiotibiais, importante executar exercícios que realizam o movimentos de flexão do Joelho contra uma resistência, já que os principais músculos que compõem o grupo Isquiotibiais cruzam a articulação do joelho, e são fortes flexores do joelho.
Então seguidor não perca a vídeo aula de hoje, e tire todas as suas dúvidas sobre os músculos que compõem o grupo Isquiotibiais.