Buscar

Diferenças entre MVA e EVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*O que são Custos Diretos?*
Custos relacionados diretamente ao produto/serviço normalmente fazem parte da composição deste produto/serviço
*Descreva o que acontece com o ponto de equilíbrio se ocorrer de um custo/despesa sofrer aumento ou diminuição de valor*
Se algum custo/despesa sofrer aumento de valor o ponto de equilíbrio da empresa tende a se deslocar para cima, ocorrendo a mesma dinâmica se você tiver de, por exemplo baixar o preço dos produtos, pois você precisará vender mais unidades para poder cobrir os custos, despesas totais. 
Ou se for possível negociar e baixar custos/despesas ou aumentar o preço dos produtos o ponto de equilíbrio se deslocará para baixo, ou seja, você precisará vender menos unidades para cobrir os custos despesas totais. 
*Qual seria o desempenho a importância do desempenho passado para a perspectiva futura de retornos no processo da avaliação de empresas.*
 Em tese, espera-se, inicialmente que os resultados obtidos no passado se repitam em parte no futuro, influenciados pelas decisões mais recentes e as mudanças no ambiente em que a empresa está inserida.
*Mencionar três diferentes técnicas para amenizarmos a viabilidade dos lucros e fluxos de caixa no processo de valuation de empresas cíclicas mencionadas por Damodaram.*
Média absoluta ao longo do tempo: Consiste na apuração da média dos valores que compõem o resultado da empresa ao longo do tempo. Esse período de cálculo da média deve ser suficiente para cobrir todo um ciclo econômico. 
Média relativa ao longo do tempo: Calcula-se a média de alguma variável relativa ligada a lucratividade e geração de caixa da empresa, como a margem de lucro, ao longo da empresa.
Médias do Setor: Mensuração da média de variáveis relativas de empresas comparáveis, pertencentes ao mesmo setor, para aplicação na projeção de fluxos de caixa da entidade avaliada. 
*Capital Próprio e Capital de Terceiros*
Capital Próprio são aqueles conseguidos por meio da emissão de ações e também de retenção de lucros gerados pela empresa.
Capital de Terceiros são recursos obtidos pelas empresas por meio de empréstimos e financiamentos, especialmente aquelas operações citadas na seção ‘’mercado de crédito’’ mas também podem decorrer do mercado de capitais.
*Quais são as principais fontes operacionais de capital de giro?*
Fornecedores, impostos e obrigações sociais, salários e adiantamento de clientes. 
*Como podem ocorrer as negociações no mercado primário e secundário*
No mercado primário esses títulos transformam-se em recursos financeiros para as empresas diferentemente do que ocorre posteriormente no *MERCADO SECUNDÁRIO* quando não ocorrem entradas ou saídas de dinheiro no caixa da empresa. 
*O que é TMA* 
Taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento ou o máximo que uma pessoa se propõe a pagar quando faz um financiamento. 
*Descreva qual a principal importância da equivalência de capitais na capitalização composta*
A aplicação da equivalência é importante, principalmente para gestão de caixa, quando você necessita por exemplo substituir um ou mais títulos a pagar a um fornecedor, com vencimento em determinada data, por outro título que tenha vencimento em data em que sua caixa esteja financeiramente em melhor situação. 
*Diferença entre FCDA e DDM*
A Estimativa de valor do patrimônio líquido da empresa utilizando o fluxo de caixa disponível para o acionista (FCDA) concentrar-se em todo o potencial de distribuição que a cia possui, não se restringindo aquele efetivamente pago. 
*Descreva como é o funcionamento do mercado cambial para as empresas importadas e exportadas*
Quando uma empresa exportadora vende produtos ao mercado externo, ela recebe o pagamento em moeda estrangeira e a partir disso é necessário converter essa moeda para nacional para poder utilizar o dinheiro. A conversão para moeda nacional é feita com a venda da moeda estrangeira para uma instituição autorizada a negociá-la. Uma empresa importadora realiza o processo inverso transformando a moeda nacional em moeda estrangeira para remeter ao seu fornecedor no país de origem. 
*Principais atribuições da gestão do capital de giro:*
O capital de giro financia os estoques e as contas a receber que não tem funcionamento suficiente dos fornecedores e de outras contas operacionais do passivo circulante. 
*Fluxo de caixa real e nominal* 
Nominal -> incorporam a previsão de inflação
Real -> Não possuem um componente de previsão inflacionária, refletem alterações nas unidades vendidas e real poder de precificação. 
*Três desvantagens em relação a utilização do EVA*
Dificuldades na captação de empréstimos e financiamentos;
Ênfase exagerada na geração de lucros;
Empresas regidas apenas por propósitos econômicos;
Utilização excessiva de capitais de terceiros principalmente onerosos; 
Restrição ao crescimento da empresa, com a concentração em resultados rápidos; 
*Diferença entre MVA e EVA*
MVA – (Market Value Aded) compara o valor de mercado de uma empresa (capital aberto) com o quanto ela possui de capital investido no próprio negócio. Portanto, esse índice indica o quanto uma empresa gerou para os seus investidores. Se o saldo for positivo, o acionista agregou valor ao seu investimento, ou seja, a diferença entre o valor de mercado da empresa e o capital próprio maximizado, valorizando suas ações; caso contrário suas ações foram depreciadas.
EVA – (Economic Value Aded) avalia o retorno econômico gerado pela Empresa. O índice corresponde ao saldo de lucro operacional após a dedução do custo de capital investido na empresa. Um resultado positivo demonstra que a empresa teve um retorno econômico positivo. Caso esse retorno tenha sido negativo, o índice também será menor do que zero.
*3 Diferentes técnicas Damodaram*
*Avaliação Relativa / Múltiplos Comparáveis*
Segundo Assaf Neto (2007), a avaliação relativa se torna uma das técnicas de Avaliação de empresas mais utilizadas, em função da sua simplicidade em relação a outras como, por exemplo, a dos fluxos de caixa descontados. Damodaram (2007) enumera quatro fatores que tornam esta prática tão popular entre os analistas, são elas:
Menor demanda de tempo devido à baixa quantidade de informações necessárias.
Facilidade de compreensão dado a simplicidade da metodologia, também é mais fácil para os banqueiros venderem a avaliação a potenciais investidores.
Facilidade de defender as premissas utilizadas, uma vez que as maiores partes das premissas vêm do mercado de capitais.
Os imperativos de mercado podem ser facilmente justificados usando as expectativas de mercado como resposta, o que não e possível na metodologia dos fluxos de caixa descontados.
*Análise das Transações Precedentes*
A análise de transações precedentes é muito semelhante a análise relativa, uma vez que ambas metodologias de avaliação usam múltiplos comparáveis para a determinação de valor. No entanto, a primeira difere-se da segunda ao usar os múltiplos usados em transações de empresas semelhantes que ocorreram no passado (ROSEMBAUM; PEARL, 2009).
*Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado (FCD)*
Diferentemente das demais metodologias de avaliação elucidadas nas seções anteriores, a metodologia dos fluxos de caixas descontados exige muito mais do que uma pesquisa e compilação de dados da economia e das empresas.
*RATEIO*
O rateio dos gastos indiretos do produto ou serviço é uma missão que exige relevante conhecimento de custeio. Qualquer manobra equivocada pode inviabilizar a comercialização ou comprometer a lucratividade. Sempre que possível, os gastos devem ser impostos diretamente ao serviço ou produto, eliminando ao máximo outros processos de distribuição. No entanto, aqueles gastos que são impossíveis da aplicação direta, denominados gastos indiretos, exigem um critério para o rateio. Quem decide trabalhar com o custeio variável está dispensado da preocupação com o rateio dos gastos indiretos, pois o cálculo terminaao encontrar a margem de contribuição de cada serviço ou produto. A margem de contribuição, também chamada de lucro bruto, é a sobra que auxilia para o pagamento dos gastos fixos e a geração do lucro líquido. Já aos que optam por trabalhar com o custeio por absorção, ou seja, aplicar no serviço ou produto todos os custos – tanto os diretos quanto os indiretos – será preciso empregar artifícios para apropriá-lo. Para este custeio, o rateio dos gastos indiretos é um mal indispensável, que exige conhecimento, bom senso e aptidão. Encontrar o justo critério para partilhar os gastos indiretos com o serviço ou produto é uma tarefa complexa e o erro pode comprometer o sucesso no momento da venda. Quanto maior for o custo do produto ou serviço, certamente maior é o preço de venda. Desta forma chamamos a atenção para o momento de eleger o critério de rateio dos gastos indiretos, para não ser atribuído, erroneamente, um custo distorcido. São muitos os métodos de rateio dos gastos indiretos, mas as principais bases utilizadas são: custos diretos; custo da mão de obra direta; quantidade produzida; tempo utilizado pelas máquinas; tempo utilizado pelos colaboradores; área ocupada por linha de produção ou departamento; custo da matéria-prima básica. É perfeitamente possível utilizar bases diferentes para o rateio dos gastos indiretos numa mesma empresa. Exemplificando: o aluguel e o IPTU podem ser rateados com base na área ocupada; os gastos com o departamento que administra os recursos humanos (RH), com base no número de funcionários produtivos de cada setor; e os demais gastos indiretos de acordo com a quantidade produzida. 
*Diferença de Média Aritmética e Média Geométrica*
Quanto ao cálculo da média de crescimento passado para estimativa futura, encontramos na literatura a adoção da média aritmética e da geométrica. Na aritmética, o somatório das taxas de crescimento de períodos anteriores é dividido pelo número total de anos considerados no cálculo. Já na média geométrica engloba-se a variação que ocorre de um período para o outro; ela se mostra mais recomendável quando estamos trabalhando com variações percentuais sequenciais despesas operacionais da entidade se dividem, normalmente, em comerciais e administrativas. As despesas comerciais relacionam-se diretamente com a atividade de negociação dos produtos acabados e sua disponibilização ao cliente, podendo ser compostas por elementos de caraterísticas variáveis ou fixas. Por exemplo: normalmente, as entidades possuem uma política de comissionamento aos seus vendedores em que este é calculado por intermédio de um percentual aplicado ao valor do faturamento. Assim, a cada acréscimo no volume de vendas, o valor das comissões sobre o faturamento aumentará. Entretanto, a despesa com a locação de automóveis para uso dos representantes comerciais não oscila conforme as variações do volume de atividade. Já as despesas administrativas concentram os dispêndios relativos às atividades - suportes necessários para o funcionamento da entidade. Por exemplo: os gastos com departamentos jurídico, financeiro, contábil, entre outros, não estão ligados ao processo produtivo ou de prestação de serviço da companhia (não se enquadrando como custo), tampouco estão relacionados com a comercialização dos produtos (não se caracterizando como despesas 19 comerciais). Em essência, as despesas administrativas se caracterizam como fixas.

Continue navegando