Buscar

Papel Biológico das Vitaminas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Papel Biológico das Vitaminas 
As vitaminas são micronutrientes importantes no processo de metabolismo. No ser humano, a quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividades físicas do indivíduo. Elas podem ser classificadas em Lipossolúveis ou hidrossolúveis. 
As vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura) são as Vitaminas A, D, K (Armazenadas no fígado) e a vitamina E, que é distribuída para todos os tecidos de gordura do corpo. As substâncias lipossolúveis não são facilmente excretadas pelo organismo e tendem a se acumular, provocando intoxicação se ingeridas em excesso. 
Já as vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água) são as vitaminas C e as do Complexo B (1,2,3,5,6,8 e 9) que permanecem no corpo por um pequeno período antes de serem excretadas pelos rins. Por esse motivo, essas devem ser ingeridas diariamente. A Vitamina B12 também é considera hidrossolúvel, mas seu armazenamento ocorre no fígado. 
Vitaminas Lipossolúveis: 
A Importante oxidante que protege células contra radicais livres. Sua fonte se encontra em frutas e vegetais de cor forte, como cenoura, abóbora, brócolis e em gorduras amarelas de alimentos animais, como fígado, ovos e leite. 
D Sintetizada com ajuda dos raios solares. É fundamental para a produção de insulina e a manutenção do sistema imunológico. Além disso, ajuda na absorção do cálcio. Tem como principal fonte: Os peixes, como atum e o salmão. 
K Componente na formação de 13 proteínas essenciais para a coagulação do sangue. Está presente também na construção dos ossos. Tem como principal fonte, os alimento verdes como vegetais, folhas e legumes, como couve, brócolis e salsa. 
E Forte antioxidante contra radicais livres, prevenindo o câncer e doenças cardiovasculares. Previne catarata: reforça o sistema imunológico e melhora a ação da insulina. Tem como principal fonte, os óleos (girassol, amendoim), vegetais de folhas verde-escuras. 
Vitaminas Hidrossolúveis: 
B1 Tiamina, mantém o SN e o Circulatório saudáveis. Auxilia na formação de sangue e no metabolismo de carboidratos. Converte o açúcar no sangue em energia. Tem como principal fonte os vegetais de folhas (alface e espinafre), berinjela, cogumelos, carnes bovinas e aves. 
B2 Riboflavina, ligada à formação de células vermelhas e anticorpos. Está envolvida na respiração e processos celulares. Auxilia na produção do hormônio adrenalina. Tem como principal fonte os vegetais, leites e carnes. 
B3 Nicotinamida, aumenta a circulação, reduz triglicérides e colesterol; Ajuda no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico. Regula o açúcar no sangue. Tem como principal fonte as carnes magras, fígado, leite, ovos, cereais, cenoura. 
B6 Piridoxina, reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Reduz o colesterol. Tem como principal fonte aves, peixes, frutas e vegetais. 
B7 Biotina, auxilia no crescimento celular, produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue. É responsável por baixar a intolerância à insulina em diabéticos. Tem como principal fonte as aves, fígado, rins, gema do ovo, ervilha, etc.
B9 Ácido Fólico, manutenção do sistema imunológico, circulatório e nervoso. Tem como principal fonte o fígado, vegetais de folhas verdes, couve-flor, etc. 
B12 Cobalamina, auxilia na síntese de células vermelhas no sangue. Manutenção do SN e Ajuda no crescimento e desenvolvimento do corpo. Tem como principal fonte o fígado, carnes, peixes, ovos, leite. 
C Ácido Ascórbico, é indispensável para a síntese de colágeno. Ajuda nas funções glandulares e do crescimento. Aumenta a imunidade e protege contra infecções. Tem como principal fonte as frutas cítricas e os vegetais frescos 
Algumas Doenças Causadas pela falta de vitaminas no Organismo.
Beribéri: Danos cerebrais, dores, fraqueza corporal, perda de peso, Freq. Cardíaca irregular. É causada pela falta de vitamina B1 (Tiamina). 
Pelagra: Diarreia, dermatite e a demência. Pode levar à morte. É causada pela falta de vitamina B3 (Niacina). 
Deficiência de Biotina: Provoca anemia, queda dos cabelos, erupções cutâneas, sonolência. É uma vitamina que pode ser obtida a partir do consumo de carne, fígado, leite, amendoins e alguns vegetais. 
Escorbuto: Pode causar perda dos dentes, manchas na pele, febre, sangramento nas gengivas e até mesmo a morte. É causado devido à deficiência de vitamina C. 
Raquitismo: Leva os músculos e ossos a ficarem moles. É causado pela falta de vitamina D, visto que a mesma é fundamental para que o cálcio seja absorvido nos ossos para fortalece-los. 
Cegueira Noturna: Faz com que o paciente perca a vista completamente, ou fique com a visão borrada durante a noite. A causa da cegueira noturna é a deficiência de Vitamina A.

Continue navegando