Buscar

tecnicas de coleta herborizacao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
TÉCNICAS DE COLETA E HERBORIZAÇÃO
Os herbários são bancos de informações que contêm amostras de exemplares botânicos, certificam a riqueza existente em uma determinada região.     
Um Herbário é uma coleção científica, composta por amostras de plantas secas, provenientes dos diversos ecossistemas, servindo como registro e referência sobre a vegetação e flora de uma determinada região 
EXSICATAS- são ramos férteis colecionados na natureza, prensados , dessecados e montados sobre o papel cartão. A eles são adicionadas fichas com informações padronizadas. 
   
*
TÉCNICAS DE COLETA E HERBORIZAÇÃO
Herborização- consiste em um método de coleta de plantas com todos os seus órgãos para conservação. O Material coletado AUXILIA na comparação de características e dados de coleta com outras amostras vegetais (exsicatas em herbários), para seu registro e correta identificação. 
   Material de coleta 
Licença de coleta, Tesoura de poda, podão, canivete suiço, mochila, caderneta de campo, caneta e lápis, lupa de campo cantil, altímetro, GPS, binóculo, bota-caneleira, sacos plásticos, prensas com jornais, álcool, vidros pequenos para conservar em FAA.
       
*
·        Algas- coletas em sacos plásticos, preservação em formol, colocar em uma bacia com água para distender na cartolina, com o auxílio de um pincel.
·        Briófitas e líquens- necessitam de substrato, não precisa prensá-los, secar à temperatura ambiente.
·        Pteridófitas – grandes é necessário cortá-las em 3 partes (ápice, meio e base foliar)
*
Fanerógamas- padrão geral
·      Coletar material fértil, + ou – 30-40cm (se exceder dobrar em V ou N), sempre que possível 5 exsicatas, posição vista em campo
·        Quando a planta for dióica coletar sempre os dois sexos 
·        As vezes coloca-se os frutos separados porem com um mesmo número de coletas.
·        Não coletar material muito úmido e nem sementes e frutos que estejam no chão
Virar pelo menos uma folha e uma flor;
·        Sempre fazer anotações de campo
*
O QUE ANOTAR?
·        Coletar a planta com todas as partes possíveis, ramos, folhas, flores e/ou frutos (sempre material fértil)
Local de coleta- País, Estado, Município, Local (tipo de vegetação), Observações, nº de coleta 
Conceitos sobre o hábito da planta: Erva , Subarbusto, Arbusto, Árvores, Lianas ou Trepadeiras, Parasitas, Epífitas, etc.
Dados ecológicos (altitude, clima, tipo de vegetação, solo, se for encontrado animais vivendo na planta, ou polinizando-a deve ser coletado para estudos ecológicos), dizer se a planta é heliófila, umbrófila, epífita, rupícola ou terrestre e também informar dados fenológicos;
 Características da planta no hábitat: árvore ou arbusto, erva, trepadeira com ou sem gavinhas, dimensões da planta, cores das raízes, folhas, caule, flor, tipo de inflorescência, nome popular, se é aromática ou inodora, se tem bulbos, tubérculos, se produz látex ou resina, se é aquática, se a planta for dióica coletar os dois sexos. 
*
OUTRAS OBSERVAÇÕES
   coletar no mínimo 4-5 exsicatas
  Todo coletor deve Ter sua numeração individual, devendo enviar sempre o material numerado.
·        As vezes coloca-se os frutos separados porem com um mesmo número de coletas. Não coletar material muito úmido e nem sementes e frutos que estejam no chão 
·        Plantas raras não evem ser retiradas na totalidade
·        Ervas: deve-se coletar toda a planta, inclusive a raiz.
·        O material após a coleta, é prensado e colocado em estufa (mais ou menos 10-12h, dependendo se sua consistência)
·        Depois de seco, o material é montado sobre cartolina cortada no tamanho padrão utilizado, a qual o espécimen é costurado e materiais delicados são colocados dentro de um envelope resistente que é colado à cartolina.
*
OUTRAS OBSERVAÇÕES
  ·      Padrão de herborização cartolina 40x28
·        Orquídeas- prensar a Inflorescência em campo, parte vegetativa deve ser seccionada no herbário.
·        Frutos, tubérculos, bulbos, raízes tuberosas e xilopódios podem ser cortados em secções longitudinais (0.5-1cm)
·        Flores grandes como as cactáceas, parte-se longitudinalmente ao meio.
·        As vezes, antes de prensar deve-se jogar água quente com sal (solução higrófita)em órgãos suculentos (pseudobulbos, folha da babosa, fortuna)
Álcool 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando