Buscar

Prova de Histopatológico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova de Histopatológico
Mácula Melanótica: Fragmento de mucosa com epitélio estratificado pav ortoceratinizado, com as células da camada basal do epitélio coradas por melanina. Na lamina própria há tbm pigmentos enegrecidos, pois houve tanta produção de melanina q foi também pro tecido conjuntivo. No tecido conjuntivo vemos alguns Melanofagos: macrófagos que fagocitam melanina (dá para ver o núcleo no meio da melanina).
Nevos melanocítico: Frag de mucosa revestido por epitélio estratificado pav paraceratinizado. Lamina própria de tec conj fibroso com tecas (conjunto de células nevicas, que são células ovoides com núcleos basofílicos e citoplasma claro). As células não têm atipia celular (diferente do melanoma q tem atipia celular).
Tatuagem de amalgama: Frag de mucosa revestido por ep estrat pav paraceratinizado. O epitélio não apresenta nenhuma alteração, apenas hiperplasia e acantose. No tec conj ha pigmentação sobre as fibras colágenas, na parede dos vasos e nas fibras musculares. Infiltrado inflamatório escasso pq o amalgama é um corpo estranho, mas é biocompatível.
 
 Hiperceratose: Fragmento de mucosa revestido por epitélio estrat pav hiperortoceratinizado com aumento da camada de ceratina. Lamina própria de tec conj fibroso (fibroblastos e vasos sang) com infiltrado inflamatório mononuclear. Camada basal do epitélio bem corada, núcleos corados, células da camada basal dispostas em paliçadas.
 
Carcinoma in situ (Displasia epitelial severa): Frag de mucosa rev por epitélio estrat pav paraceratinizado, epitélio desorganizado, com todas as camadas do epitélio displásicas. Camada de ceratina aumentada. Com presença de inf inflamatório mononuclear (leve, moderado ou intenso).
 
Carcinoma de células escamosas: Invasão das células epiteliais malignas no tecido conjuntivo. Fragmento de mucosa revestido por epitélio pav estratificado paraceratinizado, com hiperplasia. Epitélio invade o tecido conjuntivo formando Lençóis e ninhos. Presença de displasia em vários locais, hipercromatismo nuclear, pleomorfismo celular, mitoses atípicas. Presença de pérolas de queratina!
Pênfigo Vulgar: Frag de mucosa revestido por epitélio estrat pavimentoso paraceratinizado. Várias fendas presentes no epitélio, estão entre a camada basal do epitélio e a camada espinhosa, então é uma fenda intraepitelial. Tec conj fibroso com vasos sanguíneos e o infiltrado inflamatório moderado. Os autos anticorpos vão atacar as desmogleinas 1 e 3 formando as fendas intraepiteliais. Celulas de Tzanck estão dentro da fenda intraepitelial. São células q perderam os desmossosmos e ficaram redondas.
Penfigóide benigno de mucosa:  Fragmento de mucosa revestido por epitélio estrat pav paraceratinizado. Presença de fendas subepiteliais. Epitélio separado do tec conjuntivo. Tec conjuntivo fibroso com infiltrado inflamatório mononuclear denso (grande quantidade).Os hemidesmossomos vão ser destruídos pelos autos anticorpos que reconhecem a lamina densa abaixo da camada basal.
 
 
 
 
 
Líquen Plano:Fragmento de mucosa revestido por epitélio estrat pav para e ortoceratinizado. Camada de ceratina mais espessa (da clinicamente a placa branca não removível na boca). Epitélio com áreas de acantose e hiperplasia. Na área da lesão propriamente dita, não é possível ver a camada basal tão nítida (pois está degenerada) e a Lâmina própria com tec conjuntivo fibroso há infiltrado inflamatório mononuclear (principalmente linfócitos) destruindo a camada basal. Células de Civade: células mais rosas onde estariam as células da camada basal. No líquen plano os linfócitos T liberam citocinas q destroem a camada basal.
 
 
 
Adenoma pleomórfico:Áreas sólidas, áreas ductiformes, áreas mixóides, áreas hialinas, áreas de metaplasia escamosa (são as células neoplásicas tentando imitar células de superfície, lembram pérolas de ceratina) e area de células plasmocitóides (células epiteliais glandulares neoplásicas que estão imitando plasmócitos).Células mioepiteliais que podem aparecer na forma fusiforme ou estrelada ou ovoides. Áreas ductiformes, q lembram um ducto de gland salivar, e dentro do lúmen das áreas ductiformes pode ter tampão hialino (é uma secreção das células neoplásicas).
 
Carcinoma adenoide cístico: É uma neoplasia maligna de células epiteliais glandulares. 
Ninhos de células epiteliais glandulares dispostos em um estroma de tec conj fibroso. Vários ninhos de tamanhos diferentes e esses ninhos apresentam pequenas cavidades císticas = dão o padrão cribiforme a esse tumor (q são os ninhos come essas cavidades). Células ovoides hipercromáticas ao redor das áreas císticas. Mesmo sendo maligno não possui atipia celular.
 
 Hemangioma: Não possui mucosa. Tc conjuntivo fibroso com vários vasos sanguíneos. Alguns desses vasos estão cheios de hemácias, e apresentam uma camada de tec muscular liso, indicando que são vasos mais calibrosos maiores (indica então que são arteríolas), e outros vasos com a camada muscular fina, indicando que são vênulas. Chama-se então de hemangioma Cavernoso. O tec conjuntivo é que sustenta esses vasos sanguíneos. E presença de áreas de hemorragia.
 Linfangioma: Fragmento de mucosa revestido por ep est pavimentoso paraceratinizado. Epitélio mais espesso com acantose e hiperplasia e à medida que percorre a lamina o epitélio vai atrofiando. Presença de vasos linfáticos com linfa (composta de agua, proteínas e células inflamatórias) em seu interior. Entre os vasos linfáticos há tecido conjuntivo fibroso que vai sustentar os vasos.
 
 
Lipoma: Fragmento de mucosa revestido por epitélio estratificado pavimentoso ortoceratinizado. Epitélio com hiperplasia e acantose. Presença de muitos adipocitos maduros, que são células globosas (aumentada de volume e redonda) com citoplasma de coloração negativa e núcleo empurrado para a periferia. Entre os adipócitos há feixes de tecido conjuntivo fibroso, que dá sustentação à lesão e separa os adipócitos em lóbulos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando