Buscar

R-P-(PGN2866-1512740)-9001_TRABALHO-FINAL-REGAP-PAULO-TARCIO-SILVA-JUNIOR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PÓS GRADUAÇÃO
*
*
REFINARIA GABRIEL PASSOS (REGAP):
História, Processos e Produtos
2014.01.31949-1 Paulo de Tárcio da Silva Júnior
Belo Horizonte, abril de 2014
*
*
OBJETIVO
Este trabalho tem por finalidade apresentar a Refinaria Gabriel Passos (REGAP), seu histórico, seus principais processos industriais e produtos, em atenção ao cumprimento de requisito parcial para a aprovação à disciplina Refino e Petroquímica, do curso MBA em Petróleo e Energias.
*
*
METODOLOGIA
Para a elaboração dessa apresentação lançou-se mão de pesquisas na internet acerca da Refinaria Gabriel Passos, seu histórico, seus principais processos industriais e produtos.
Fontes físicas (livros e artigos) que abordam os temas petróleo, refino e refinarias também foram consultadas.
*
*
O QUE É UMA REFINARIA ?
“Usina onde se efetua a transformação do petróleo bruto em produtos refinados e derivados”
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
Uma refinaria, em geral, processa um ou mais tipos de
petróleo, produzindo uma série de produtos derivados, como o GLP (gás liquefeito de petróleo), a nafta, o querosene e o óleo diesel, dentre outros, constituindo assim, o mais importante exemplo de plantas contínuas de multiprodutos.
*
*
1. INTRODUÇÃO
A Refinaria Gabriel Passos (REGAP) está localizada no Distrito Industrial Paulo Camilo Sul, no município de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte e, faz parte do conjunto de principais operações da Petrobras no Brasil.
Em março de 2014, completou 46 anos de operação, sendo um dos empreendimentos mais marcantes na história de Minas Gerais.
*
*
1.1. HISTÓRICO
A Refinaria Gabriel Passos foi inaugurada em 30 de março de 1968, com capacidade inicial de 7.200 m³/dia. Seu nome é uma homenagem ao engenheiro e político Gabriel de Resende Passos, ex-ministro de Minas e Energia.
No ano de 1970, se tornou uma refinaria completa, com unidades de destilação atmosférica e um parque de tanques adequado à sua produção.
*
*
1.1. HISTÓRICO
No período de novembro de 1978 a setembro de 1979 passou por uma ampliação em suas instalações.
Em 1982, grandes obras ampliaram a capacidade de processamento: entram em operação as primeiras unidades de hidrodessulfurização e são construídos diversos tanques, esferas de GLP e novos flares.
Uma unidade de coque foi instalada em 1994.
*
*
1.1. HISTÓRICO
A unidade de hidrotratamento de diesel começou a operar em 2009
Em 2011 foi a vez das unidades da carteira de gasolina (HDS de nafta craqueada e HDT de nafta de coque), assim como as obras da nova unidade HDT de diesel.
Em 2012 foi inaugurada a unidade de cogeração de energia.
*
*
2. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
A refinaria possui uma área total de 12.800.000 m² e sua área industrial é de 2.305.515 m².
Sua capacidade instalada de processamento de 24.000 m³/dia ou 150.000 bbl/dia.
Possui, ainda, uma reserva ecológica com 50.000 m².
*
*
2. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Suas principais unidades são:
Duas Unidades de Destilação Atmosférica e a Vácuo.
Duas Unidades de Craqueamento Catalítico.
Unidade de Hidrodessulfurização de Querosene.
Duas Unidades de Hidrodessulfurização de Diesel.
Unidade de Coqueamento Retardado.
*
*
2. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Suas principais unidades são:
Unidade de Hidrotratamento de Diesel.
Unidade de Hidrodessulfurização de Nafta Craqueada.
Unidade de Hidrotratamento de Nafta Leve de Coque.
Três Unidades de Geração de Hidrogênio.
Unidade de Cogeração.
*
*
2. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Unidade de HDT (Disponível em: <http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/refinaria-gabriel-passos-regap.htm>. Acesso em 01 de abril de 2014)
*
*
2. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Unidade de FCC (Disponível em: <http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/refinaria-gabriel-passos-regap.htm>. Acesso em 01 de abril de 2014)
*
*
3. PRINCIPAIS PRODUTOS
Os principais produtos que fazem parte da carteira da REGAP são:
Gasolina A – Também conhecida como gasolina pura; é entregue diretamente às distribuidoras.
 Diesel A – Diesel automotivo, utilizado em motores diesel e instalações de aquecimento de pequeno porte.
. 
*
*
3. PRINCIPAIS PRODUTOS
Os principais produtos da REGAP são:
Gasolina A – Também conhecida como gasolina pura; é entregue diretamente às distribuidoras.
 Diesel B – Diesel metropolitano. É também utilizado para aplicação automotiva. Difere do diesel Tipo A por possuir no máximo 0,5 % de enxofre e por somente ser comercializado para uso nas regiões metropolitanas das seguintes capitais.
. 
*
*
3. PRINCIPAIS PRODUTOS
Enxofre – É usado pela indústria química na produção de ácido sulfúrico, detergentes, sabão em pó, borracha e no ramo agropecuário.
 Aguarrás – Usada nos processos de lavagem a seco, na formulação de tintas e vernizes e também empregada na fabricação de ceras e polidores. 
Combustível Marítimo ou Bunker.
. 
*
*
3. PRINCIPAIS PRODUTOS
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
Asfalto.
Coque Verde de Petróleo (CVP) – É empregado como combustível em indústrias e termelétricas.
Óleo Combustível – Mesma aplicação do CVP.
Querosone de Aviação (QAV).
. 
*
*
4. TERMINAIS AO QUAIS ESTÁ LIGADA
A refinaria é interligada aos dutos Orbel I, Orbel II, ao gasoduto Gasbel I.
Também há o gasoduto Gasbel II, que não é ligado à REGAP, mas traz gás para Minas Gerais.
. 
*
*
4. TERMINAIS AO QUAIS ESTÁ LIGADA
Observações:
O duto Orbel I, que tem extensão de 364 quilômetros, interliga um terminal na cidade de Duque de Caxias até a REGAP, na cidade de Betim, em Minas, com transporte de nafta e gasolina. Já o duto Orbel II, destinado à logística de óleo diesel e petróleo, tem 358 quilômetros e transporta derivados da refinaria até o Rio de Janeiro.
. 
*
*
4. TERMINAIS AO QUAIS ESTÁ LIGADA
Observações:
Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II (Gasbel II), que eleva a 12,9 milhões de m² por dia a capacidade de transporte de gás natural para Minas Gerais, tem 267 quilômetros de extensão, 18 polegadas de diâmetro e capacidade para transportar 5 milhões de m² por dia.
. 
*
*
5. PRODUÇÃO MAIS LIMPA
Produção mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não-geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo.
. 
*
*
5. PRODUÇÃO MAIS LIMPA
Esta abordagem induz inovação nas empresas, dando um passo em direção ao desenvolvimento econômico sustentado e competitivo, não apenas para elas, mas para toda a região que abrangem.
Tecnologias ambientais convencionais trabalham principalmente no tratamento de resíduos e emissões gerados em um processo produtivo. São as chamadas técnicas de fim-de-tubo.
. 
*
*
5. PRODUÇÃO MAIS LIMPA
A Produção mais Limpa pretende integrar os objetivos ambientais aos processos de produção, a fim de reduzir os resíduos e as emissões em termos de quantidade e periculosidade.
São utilizadas várias estratégias visando a Produção mais Limpa e a minimização de resíduos.
. 
*
*
5. PRODUÇÃO MAIS LIMPA E PETROBRAS (REGAP)
Preocupando-se com o meio ambiente e sustentabilidade, a Petrobras vem aprimorando seus processos por meio de pesquisas e investindo a modernização de instalações industriais, plataformas e processos.
. 
*
*
BIBLIOGRAFIA
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Disponível em: < http://www.anp.gov.br/> . Acesso em 25 de março de 2014.
Ampliação da Refinaria Gabriel Passos. Disponível em: <http://www.mascarenhas.com.br/obras/industriais/ampliacao-refinaria-gabriel-passos>.
Acesso em 02 de abril de 2014.
HOUAISS, A.; VILLAR, M.S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa 2009. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. 1986p.
FRANÇA, J. L.; VASCONCELLOS, A. C.; MAGALHÃES, M. H. A.; BORGES, S. M.. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 9. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. 263 p.
Ibama libera cinco dutos da Transpetro - Guia Oil & Gas Brasil. Disponível em: 
<http://www.ctdut.org.br/blog/noticias/ibama-libera-cinco-dutos-da-transpetro-guia-oil-gas-brasil>. Acesso em 02 de abril de 2014
*
*
BIBLIOGRAFIA
Inauguração do gasoduto Gasbel I. Disponível em: <http://memoria.petrobras.com.br/acervo/inauguraao-do-gasoduto-gasbel-i#.U0IsAleg6So>. Acesso em 03 de abril de 2014
Petrobras inaugura gasoduto Gasbel II na segunda-feira. Disponível em: < http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios-geral,petrobras-inaugura-gasoduto-gasbel-ii-na-segunda-feira,22508,0.htm>. Acesso em 03 de abril de 2014
QUELHAS, A. D.; BRASIL, N. I.; ARAÚJO, M. A. S.; SOUSA, E. C. M. Processamento de petróleo e gás: petróleo e seus derivados, processamento primário, processos de refino, petroquímica, meio ambiente . Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, c2011. 266p.
Refinaria Gabriel Passos (Regap). Disponível em: <http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/refinaria-gabriel-passos-regap.htm>. Acesso em 01 de abril de 2014
*
*
FIM
OBRIGADO !
Paulo de Tárcio da Silva Júnior
Tarcio.jr@gmail.com
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando