Buscar

APANHADO DE CIENCIAS SOCIAIS



Continue navegando


Prévia do material em texto

RESUMO DE CIENCIAS SOCIAIS
O crescente processo de urbanização produz efeitos devastadores para a qualidade de vida da maioria da população, colocando em evidencia a opulência, sobre o processo de urbanização, é correto afirmar: 
R: A URBANIZAÇÃO É UMA MANIFESTAÇÃO DA MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE, QUE PASSA POR UMA TRANSIÇÃO DO RURAL PARA O URBANO; NA QUAL OS IMIGRANTES BUSCAN MOBILIDADE SOCIAL E MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA E CONCONTRAM PRECARIAS CONDIÇOES DE VIDA NOS BAIRROS PERIFERICOS.
No pensamento sociológico de Durkheim, conforme o tipo de divisão de trabalho que predomina na vida coletiva numa determinada época tem um tipo diferente de cooperação entre os indivíduos. Para ele, a divisão do trabalho era benéfica aos homens e a sociedade, pois gerava: R: A SOLIDARIEDADE.
As transformações econômicas, sociais e políticas no final do século XX, conduziram a um novo regime de acumulação capitalista, denominada acumulação flexível ou toyotismo, que tem as seguintes implicações: 
 R: NIVEIS RELATIVAMENTE ALTOS DE DESEMPREGO ESTRUTURAL, RAPIDA DESTRUIÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE HABILIDADES E RETOMADA DO PODER SINDICAL.
Leia o texto a seguir: As grandes transformações sociais não costumam acontecer de maneira súbita, sendo quase imperceptíveis para aqueles que nelas estão imersos. Mesmo os sistemas filosóficos e científicos inovadores entrelaçam-se a tal ponto com os que os antecedem que é difícil pensar em termos de rupturas radicais. “Ainda assim, começara a despontar desde a Renascença a consciência de que uma linha distintiva separava os novos tempos do que veio a se chamar Medievo” (Quintaneiro, T. Um toque de clássicos. Belo Horizonte: UFMG, 2002). No período acima referenciado, emerge um novo pensamento social, que tem por base: 
R: ESTIMULO AO INDIVIDUALISMO, REJEIÇÃO AO PENSAMENTO RELIGIOSO, VALORIZAÇÃO DA RAZÃO.
Em ano de disputas eleitorais, além da visível campanha nas ruas para convencer os eleitores, trava-se um minucioso trabalho de analise de dados para se descobrir a tendência dos eleitores. Pesquisadores acompanham as conversas de grupos de pessoas comuns de diferentes classes, que comentam e debatem as campanhas políticas. Nessa técnica de pesquisa qualitativa, descobrem, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem nos votos os eleitores, as razões gerais que poderiam fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema. A aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se, principalmente, na teoria sociológica de Max WEBER (1864-1920). A utilização dessa teoria indica que os pesquisadores pretendem:
 R: ANALISAR A INFLUÊNCIA DOS APARELHOS DO ESTADO NO COMPORTAMENTO DOS INDIVIDUOS.
Leia o texto a seguir:: “É o saber que preenche nossa vida e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem haver refletido sobre algo” (Marconi et Lakatos. Metodologia cientifica. São Paulo: Atlas, 2009, p.17): Sobre o tipo de conhecimento descrito acima, é correto afirmar:
 R: TRATA-SE DO SENSO COMUM, QUE É CARACTERIZADO PELA UTILIZAÇÃO DE METODOS PRECISOS DE VERIFICAÇAO DA REALIDADE, POR ISSO SEUS POSTULADOS SÃO COMPARAVEIS.
Leia o texto a seguir: Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras. Os baixos preços de seus produtos são artilharia pesada que destrua todas as muralhas da China e obriga a capitularem os bárbaros mais tenazmente hostis aos estrangeiros. Sob pena de morte, ETC. Em uma palavra, cria um mundo à sua imagem e semelhança. ““ (Marx, K. e Engels, F. Manifesto do Partido Comunista. “Obras Escolhidas”. São Paulo, Alfa-Ômega, 1953. p.25. v.1.) O fenômeno da globalização não é tão recente no mundo capitalista, pois a partir da análise do texto acima, escrito há 160 anos, já fora identificado a gênese desse fenômeno, que se caracteriza: 
R: PELA GRANDE EXPANSÃO DAS TROCAS COMERCIAIS ENTRE OS PÁISES...
Para Durkheim a consciência coletiva pode ser reconhecida pelas seguintes características: R: QUANDO PERCEBEMOS AQUILO QUE PARA A MAIORIA DAS PESSOAS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE É CONSIDERADO MORAL AQUILO QUE É CONSIDERADO IMORAL, ELA DELIMITA OS ATOS PRATICADOS PELOS INDIVIDUOS.
A importância dos três autores precursores da sociologia que discutimos é fácil de ser justificado. Primeiro, eles não são considerados clássicos por mera tradição, mas pela riqueza e profundidade teórica de suas obras, o que faz com que sejam fonte de inspiração para sociólogos e outros cientistas. No entanto, a questão mais relevante: 
R: WEBER, MARX E DURKHEIM TINHAM A MESMA HISTORIA DE VIDA E AS MESMAS PROPOSTAS CONCEITUAIS.
A formação da sociedade capitalista no Brasil ocorreu de forma especifica e fora dos padrões clássicos. Assinale a alternativa que possui características ou aspectos da constituição da formação da sociedade capitalista brasileira:
 R: FORMAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO, DESDE O INICIO O SECULO XX, EM SÃO PAULO, QUE DEPENDEU DE RECUSROS E CAPITAL ACUMULADOS COM A EXPORTAÇÃO DO CAFÉ E DA EXISTENCIA DA MÃO DE OBRA ASSALARIADA DECORRENTE, PRINCIPALMENTE, DOS IMIGRANTES EUROPEUS. 
. Leia o texto a seguir: “Art.” 1o: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: 
R: Do sufrágio universal, expressão dos anseios da maioria da população, assegura a escolha de governos que garantem ao povo os direitos de cidadania. 
A questão da violência urbana (tráfico de drogas, jogo do bicho, crime organizado, corrupção policial etc.) tem atraído à atenção da imprensa, do governo e da opinião pública nos últimos anos, alcançando proporções alarmantes. Sobre as origens sociais desse grave problema social, podemos assinalar:
 R: A explosão populacional urbana, provocada pelo êxodo rural acelerado, e a exclusão social, provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivas culturais, fornece a base social para a criminalidade urbana.
A descrição acima diz respeito ao cenário da Revolução Industrial inglesa do século XVIII. Ao relacionar a descrição acima com a miserabilidade presente nas áreas urbanas na atualidade, é possível concluir:
 R: A ESTIGMATIZARÃO ESTABELEM DISTINTOS SOCIAIS ENTRE GRUPOS CONSIDERADOS DIGNOS E OUTROS.
Leia o texto a seguir: A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. “Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.” (MARTINS. “O que é Sociologia”. São Paulo: Brasiliense, 1992) Essas obs. Permitem afirmar que a tarefa da Sociologia é? 
R: INSVESTIGAR OS PROBLEMAS SOCIAIS A PARTIR DE PESQUISAS CIENTIFICAS.
Leia o texto a seguir: Uma moral é sempre obra de um grupo e só poderá funcionar se esse grupo a proteger com sua autoridade. Ela é feita de regras que comandam os indivíduos que os obrigam a agir de uma determinada maneira, que impõem limites a suas inclinações e os impedem de ir mais longe. Ora, só há uma força moral, e, por conseguinte comum, que é superior ao indivíduo e pode legitimamente constituir sua lei, é a força coletiva. Na medida em que o indivíduo é abandonado a si mesmo, na medida em que ele está livre de toda coerção social, ele está livre também de toda coerção moral (cf. Durkheim, 2002, p. 9). Segundo o texto acima, sobre a relação dos indivíduos com a sociedade em que vivem, pode se afirmar que:
 R: NÃO HÁ CONTRADIÇÃO ENTRE MORALIDADE E LIBERDADE, TENDO EM VISTA QUE PASSA A SER REIVINDICADA, VALORIZADA E GARANTIDA A PARTIR DE UM DETERMINADO MOMENTO HISTORICO... 
Observe alguns artigos da declaração dos direitos do homem e do cidadão (França, 26/08/1789). ‘’ Art. 1 Os homens nascem e permanecemlivres e iguais em direitos... Art.2 O fim de toda a associação politica é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Art.3 principio de toda soberania reside essencialmente na nação... As ideias acima mostram que as Revoluções Burguesas repres. Uma ruptura em relação.
 R: A ORDEM POLITICA, ECONOMICA E SOCIAL, OU SEJA, AO TEOCENTRISMO, AO TRABALHO ARTESANAL E INDEPENDENTE, BEM COMO OS COSTUMES FEUDAIS.
Marx & Engels, no Manifesto do Partido Comunista (1848), definem o salario pago ao operário pelo capitalista como: 
R: O ESTRITAMENTO NECESSARIO PARA GARANTIR-LHE A SOBREVIVENCIA, PARA MANTÊ-LO VIVO.
Em A ética protestante e o espirito do capitalismo (1905 Max Weber estabeleceu o papel exercido pela ética protestante na determinação do comportamento característico dos individuos na sociedade capitalista). Valores protestantes como individulismo, disciplina, austeridade e apego ao trabalho arregimentaram adeptos principalmente entre:
 R: A BURGUESIA
. Leia o texto a seguir: “ Cada vez mais evidente, a probreza é estigmatizada, quer pelo carater de denuncia da falencia da sociedade e do Estado em relação as suas funções junto á população, quer pelo contraste com a abundancia de produtos, quer ainda pelo perigo iminente de convulsao social que para ele aponta..... Considerndo o texto acima e os processos de exclusao social no Brasil , é correto afirmar que:
 R: O APELO AO CONSUMO, FEITO PELAS CAMPANHAS PUBLICITARIAS VEICULADAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DA MASSA, EVIDENCIA O CONTRASTE ENTRE UMA SOCIEDADE CONSTRUIDA NAS PROPAGANDAS E A SITUAÇÃO DE CARÊNCIA E DE EXCLUSÃO DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO.
Para analisar a relação entre trabalho e sociedade capitalista existem diferentes referencias teoricas, Entre as visões classicas podemos destacar que karl Marx aborda tal relação sob a ótica da luta de classes sociais com interesses opostos, pois:
 R: HÁ UMA CONTRADIÇÃO ENTRE TRABALHADORES E BURGUESIA, INERENTE AO PROPRIO SISTEMA CAPITALISTA, JÁ QUE OS PRIMEIROS FORAM EXPROPRIADOS DE SEUS MEIOS MATERIAIS DE SUBSISTENCIA.
O renascimento foi caracterizado como o momento historico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas politicas e sociais com as naçoes, os estados, as legislações e os exercitos. Neste contexto, as atividades economicas ligadas ao comercio se desenvolveram favorecendo qual classe social. 
R: A BURGUESIA COMERCIAL
Leia o texto a seguir: Integrantes do grupo ambientalista Greenpeace deixaramna manha desta terça-feira cerca de 3 toneladas estrume na frente da ANEEL. O Movimento social acima deescrito refere-se:
 R: A UM NOVO TIPO DE MOVIMENTO SOCIAL VOLTADO PARA A DEFESA DO MEIO AMBIENTE E IMPULSIONANDO POR ATIVISTAS VERDES.
É comum, especialmente nos paises subdesenvolvidos, encontramos parte significativa da população vivendo de “bicos” ou de empregos de ocasião. Como explicar essas tendências de aumento do desemprego e a expansão da informalidade? 
R: I ELAS SE DEVEM A APLICAÇÃO, II ELAS SE DEVEM AO PROCESSO, II ELAS ACONTECEM DEVIDO A INOVAÇÃO, IV ELAS OCORREM DEVIDO A MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, TODAS AS AFIRMATIVAS ESTÃO CORRETAS.
A sociologia , como ciencia, sentido stricto sensu, surge somente no seculo XIX. Porem, ela tem antecedentes na filosofia renascentista. Renascimento, ou Renascença, são os termos usados para identificar...A obra “ O Principe”, de Nicolau Maquiavel, dedicada a Lourenço de Médici(1449-1492), governador de florença, é um exem plo de obra renascentista. Sobre a Obra “O Principe”, de Nicolau Maquiavel, é correto afirmar que:
 R: NA OBRA O PRINCIPE, MAQUIAVEL, PREOCUPADO COM A UNIDADE E ESTABILIDADE DO ESTADO, PROPOE-SE, ENTRE OUTROS PONTOS, A EXPOR OS MEIOS PARA A MANUTENÇÃO DO PODER POLITICO.
Leia o texto a seguir: A cidade acenava a todos com a possibilidade de maior liberdade, proteção, ocupação e melhores ganhos, embora para muitos tais promessas não chegassem a cumprir-se. (QUINTANEIRO, T et. al. Um toque de classicos. BH. Ed. UFMG, 2002p 10) A descrição acima diz respeito ao contrario da revolução industrial inglesa do seculo XVIII. Ao relacionar a descrição acima com a miserabilidade presente nas areas urbanas na atualidade, é possivel concluir que:
 R: TRATA-SE DE UM FENOMENO TIPICO DO MUNDO CAPITALISTA, POIS AS AREAS URBANAS AINDA APRESENTAM ALTO GRAU DE MISERABILIDADE ENTRE SEUS CIDADÃOS.
Nas ultimas decadas chamam atenção os movimentos de interesses especificos de um grupo social, como as mulheres, os negros e os homosexuais. Outros grupos lutam por interesses difusos, como os movimentos ecologicos e pacifistas. Assinale a alternativa que expresse a tendência de organização desses movimentos: 
R: ESTRUTURAS HIERARQUICAS, CENTRALIZAÇÃO DAS DESCISÕES E AÇÃO DIRIGIDAS CONTRA O ESTADO.
Para analisar a relação entre trabalho e sociedade capitalista existem diferentes referências teóricas. Entre as visões clássicas podemos destacar que Karl Marx aborda tal relação sob a ótica da luta de classes sociais com interesses opostos, pois:
 R: HÁ UMA CONTRADIÇÃO ENTRE TRABALHADORES E BURGESIA, INERENTE AO PROPRIO SISTEMA CAPITALISTA, JÁ QUE OS PRIMEIROS FORAM EXPROPRIADOS DE SEUS MEIOS MATERIAIS DE SUBSISTENCIA. 
Leia o texto a seguir: “... Cabe lembrar que os problemas que afetam a humanidade e o planeta atravessam fronteiras e tornam-se globais com o processo de globalização que se acelera neste final de século XX. Questões como produção, comércio, capital financeiro, migrações, pobreza, danos ambientais, desemprego, informatização, telecomunicações, enfim, as grandes questões econômicas, sociais, ecológicas e políticas deixaram de ser apenas nacionais, tornaram-se transnacionais. É nesse contexto que nasce hoje o conceito de cidadão do mundo, de cidadania planetária, que vem sendo construída pela sociedade civil de todos os países, em contraposição ao poder político do Estado e ao poder econômico do mercado” .(VIEIRA, Liszt. Cidadania e Globalização. Rio de Janeiro: Record, 2005 p. 32) Ao identificar a necessidade de ampliação da cidadania para uma dimensão planetária, constata-se que vivenciamos uma crise dos Estados Nacionais. Identifique as afirmativas que indicam a crise dos Estados Nacionais: 
I Os Estados enfraquecem à medida. II. Fortalecimento de instituições. III.O Estado perde poder de controle. V. As ameaças ao ecossistema global. R: I. II. III E IV
Atualmente, um dos problemas que mais preocupam a sociedade brasileira é a elevação dos índices das diversas formas de violência, encontradas, principalmente, nos grandes centros urbanos. Sobre a questão da violência na sociedade brasileira, é correto afirmar: R: AS DIVERSAS FORMAS ATUAIS DA VIOLENCIA TORNARAM-SE MAIS INTENSAS EM FUNCÃO DE ELEVAÇÃO DO INDICE DE DESSEMPREGO, DA CRISE DO PODER JUDICIARIO E DA IMPUNIDADE, MAS PODEM SER ENCONTRADAS, COM DIFERENTE INTENSIDADE AO LONGO DE TODAS AS FASES DA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE, CARACTERIZANDO UMA VERDADEIRA CULTURA DA VIOLENCIA. 
Leia o texto a seguir: “Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir. Pregavam uma sociedade “livre”, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extraídas as riquezas dos países. Segundo Adam Smith, cada indivíduo deveria procurar lucro próprio sem escrúpulos, o que, em sua visão, geraria um bem-estar-geral na civilização.” (CASTRO, 2009) Segundo esta leitura é correta dizer que o Iluminismo. II-contribui p/ o desenvolvimento de valores... III-contribui p/ que a atividade econômica... IV-contribui p/ a consolidação do direito...
 R: AS AFIRMATIVAS II, III E IV. 
Expansão dos fluxos de informações que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais, pela aceleração das transações econômicas envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteirasnacionais e pela crescente difusão de valores políticos e morais em escala universal (BARBOSA, 2003, p. 13). R: GLOBALIZAÇÃO
A revolução industrial inglesa é considerada um dos eventos mais significativos da historia moderna, não só causando profundos abalos nas estruturas sociais nas estruturas sociais, mas transformando radicalmente o modo de organização social. Um dos fatos de maior importância relacionados á revolução industrial é o aparecimento:
 R: DE UMA NOVA CLASSE SOCIAL, O OPERARIADO URBANO.
O desenvolvimento do capitalismo industrial no Brasil ocorreu de forma especifica e fora dos padrões clássicos. Assinale a alternativa que possui características ou aspectos da constituição da formação da sociedade capitalista brasileira:
 R: FORMAÇÃO DE UMA IND. DE BENS DE CONSUMO, DESDE O INICIO DO SECULO XX, EM SP, QUE DEPENDEU DE RECUSRSOS E CAPITAL ACUMULADOS COM A EXPORTAÇÃO DO CAFÉ E DA EXISTENCIA DA MAO DE OBRA ASSALARIADA DECORRENTE, PRINCIP. DA IMIGRAÇÃO. 
Nas últimas décadas chama atenção os movimentos de interesses específicos de um grupo social, como as mulheres, negros e homossexuais. Outros grupos lutam por interesses difusos como os movimentos ecológicos e pacifistas. Assinale a alternativa que expresse a tendência de organização desses movimentos:
 R: ESTRUTURAS DESCENTRALIZADAS, NÃO HIERÁRQUICAS, DISTANCIAMENTO DE PARTIDOS POLITICOS E AÇÃO DIRIGIDAS A OPINIÃO PUBLICA.
As transformações econômicas sociais e politicas no final do século XX conduziram a uma profunda transformação nas relações de trabalho, com as seguintes implicações.
 R: NIVEIS RELATIVAMENTE ALTOS DE DESEMPREGO ESTRUTURAL, RAPIDA DESTRUIÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE HABILIDADES E RETROCESSO DO PODER SINDICAL. 
Leia o texto a seguir: [...] “tem sua base na razão instrumental, isto é, na capacidade de atingir fins propostos de forma eficiente, sob a garantia de um sistema adequado de leis. Ambas, porem baseia-se na separação das funções produtivas ou operacionais das funções de coordenação ou concepção” (MOTTA: 1997 p. 16) .
R: BUROCRATICO.
O trabalho, que sempre foi o meio pelo qual o homem relacionou-se com a natureza e com os outros homens é individualmente percebido, como algo sobre o qual o trabalhador não tem controle. O trabalhador foi separado, pelo capitalismo, do controle autônomo que exercia sobre o seu trabalho e também sobre o fruto deste. O trabalho é então percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros. A isso, Karl Marx da o nome de: 
R: ALIENAÇÃO.
A Sociologia, enquanto uma ciência social básica surgiu num específico momento histórico, relacionada aos efeitos de importantes fatos e processos históricos que colaboraram para o seu aparecimento. Assinale a alternativa correta, que diz respeito àquele momento histórico: 
R: A SOCIOLOGIA FOI FRUTO DE GRANDES TRANSFORMAÇÕES DECORRENTES DAS REVOLUÇOES INDUSTRIAL E FRANCESA, QUE CARACTERIZARAM A AFIRMAÇÃO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA NO INICIO DO SECULO XIX.
O crescente processo de urbanização da população mundial tem sido acompanhado pelo Brasil.  Com base na análise do gráfico a seguir, pode-se afirmar que:
 R: O RITMO DE CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO URBANA É INFERIOR AO DA POPULAÇÃO RURAL.