Buscar

Lista 3 de exercicios Mec Flu

Prévia do material em texto

Química
Mecânica dos Fluidos
Profa.: Caroline de Oliveira Gonçalves
Turmas: IEN 040-01; IEN 222-01 e EIN088-01
2018/1
Lista 3 de exercícios
Questão 1: Em um escoamento laminar plenamente desenvolvido que obedece ao seguinte perfil de velocidades:, a vazão média é de 1,256.10-3 m3/s. Sabendo que o raio da tubulação é R = 2 cm, determine a velocidade para a camada de escoamento onde r = 0,5 R. Dado: vmax = 2 vmedia ; vmedia = Q/A
 
R: 1,50 m/s
Questão 2: O número de cavitação (Ca) é um número adimensional empregado na investigação da cavitação em bombas:
onde p é a pressão do fluido, pv é a sua pressão de vapor, v é a velocidade de escoamento e a constante ½ não possui dimensão. Nesse caso, a dimensão de X é:
ML-3
L-2
Adimensional
L-2T2
ML-1
T-2
R: (A)
Questão 3: Considere o grupo adimensional PxH/(VxS) relacionado ao escoamento de fluidos, onde P é queda de pressão, H é uma distância característica no problema sob análise, e V é viscosidade absoluta. Representando comprimento por L, massa por M, e tempo por T, as dimensões físicas de S são:
L/T
L3/T
L/T2
M/L3
ML/T2
R: (A)
Questão 4: Quais considerações/situações devem ser feitas para que se possa utilizar a equação de Bernoulli ?
Questão 5: A equação A = (B)(C)(D)3 + (D)(E)(F) é dimensionalmente homogênea. Se A é força, B é densidade (ou massa específica), C é aceleração e F é velocidade, as unidades de D e E no Sistema Internacional (SI), respectivamente, são: 
m3 e kg/(m2.s)
m3 e m/(kg.s2)
m3 e m/(kg.s)
m e s/(kg.m)
m e kg/(m.s)
R: (E)
Questão 6: Um oleoduto com 6 km de comprimento e diâmetro uniforme opera com um gradiente de pressão de 40 Pa/m transportando um derivado de petróleo de massa específica 800 kg/m3. Se a cota da seção de saída do oleoduto situa-se 14 m acima da cota de entrada, e considerando que a aceleração da gravidade local é 10 m/s2, a perda de carga total associada ao escoamento, em m, é:
-44
-16
16
28
44
R: (c)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes