A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Ética e Moral

Pré-visualização | Página 1 de 1

Ética e Moral
São muitas vezes utilizadas como sinônimos, mesmo que relacionadas, tem seus significados diferentes, em um contexto filosófico , é tica e moral possuem origem etimológica e significa dos diferentes, mas que ao mesmo tempo se completam. 
Ética pode ser considerada como um comporta mento no modo de ser de nós seres humanos na relação com outras pessoas em sociedade através de princípios e valo res morais. 
 O filosofo Aristóteles acreditava que a ética tinha um objetivo a se atingir, uma boa vida juntamente com os outros, isso era viver bem, podemos considerar como um modo de se r da natureza humana o u um tipo de postura para com os outros. 
Podemos dizer que ética e um conjunto de conheci mento extraídos da investigação no comportamento do ser humano, na tentativa de explicar as regras morai s de forma racional, ou seja, uma reflexão sobre a moral. 
 Nessa tentativa de explicar à ética através da moral Sócrates afirmava que o ser humano não agia só por tradição, educação ou hábito, mas pela sua inteligência e convicção. 
Já para Epicurismo a ética é uma explicação da moral como busca da felicidade através do prazer, que o sábio era capaz de calcular corretamente quais as atividades proporcionavam o maior prazer. 
Segundo Agostinho de Tagaste, os filósofos gregos estavam certos que a moral deve ajudar a se ter uma vida feliz. 
A moral pode ser definida como um conjunto de regras aplicadas no cotidiano e que orientam cada indivíduo que vive em sociedade, determinando o que é moral ou imoral, certo ou errado, ou seja, as suas ações. 
 A moral e formada pelos valores previamente estabelecidos pela sociedade, através dos comportamentos socialmente aceitos e possíveis de serem questionados pela ética, ou seja, moral e a argumentação para justificar ou criticar atitudes, ações ou juízos morais tanto próprios como alheios. 
Moral seria um sistema de normas princípios e valores regulamentados através do relacionamento entre os indivíduos e a sociedade, são dotados de um caráter histórico e social, sãos formados livres e consciente mente por uma convicção intima e não de uma maneira externa. 
Podemos afirmar que ao falarmos de moral, ou julgamentos de certo ou errado dependerão do lugar onde se e s tá ocorrendo. 
Conclui-se que ética engloba obter determinados tipos de comportamentos, já a moral determina se o comportamento e correto ou não.
Podemos dizer que a ética e a moral são bastante semelhantes, pois ambas são responsáveis pela conduta do homem, o seu caráter ou a forma de se comportar em sociedade.