Buscar

ATIVIDADE 6

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 6
Busca de Soluções atividades (através da sua argumentação apoiada em autores da área – pelo menos dois autores, através de citação direta ou indireta, segundo as normas da ABNT – você deverá buscar dar resposta ao problema inter-relacionando a ação desenvolvida pelo professor observado, sua opinião sobre o processo e os autores que você utiliza para referendá-lo), o professor devia investigar o porquê dessa desmotivação em fazer as atividades e trabalhar em cima do problema. 
Para Freire (1996), o educador não se pode negar o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.
 A tarefa do professor não é apenas a de ensinar os conteúdos e sim de ensinar educando, assim o aluno será capaz de conviver com situações de fracassos e sucessos sem se deixar abater pelos acontecimentos.
De acordo com Machado (1995), o professor no desempenho de sua função, pode moldar o caráter dos jovens e, portanto, deixar marcas de grande significado nos alunos em formação. Ele é responsável por muitos descobrimentos e experiências que podem ser boas ou não. Como facilitador, deve ter conhecimentos suficientes para trabalhar tanto aspectos físicos e motores, como também os componentes sociais, culturais e psicológicos.
 A motivação infantil tem grande destaque no desenvolvimento, portanto, ao compreender aspectos da motivação neste período da vida, facilita ao adulto o entendimento sobre que tipo de ajuda poderá oferecer à criança e ao adolescente, desde que haja um compromisso nesta relação.
 A presença e participação do educador é muito importante pois as crianças e os adolescentes se sentem motivados ao executar tarefas em virtude do reconhecimento e impressões daqueles com quem convive, na tentativa de demonstrar a sua evolução e as conquistas que realizam.
 
Considerações Finais (depois da argumentação qual a resposta que você dá ao problema levantado)
 
Que a presença, atenção e participação do professor para com o aluno é mais do que importante para o desenvolvimento de aprendizagem do aluno, pois é nesse momento de formação onde o aluno desenvolve o convívio para com os outros e a presença do educador é essencial para trabalhar e desenvolver aspectos físicos, motores, culturais e psicológicos.
 Inserir o texto de argumentação teórica, na qual você estudante deve refletir inicialmente sobre: os conteúdos* e faixa etária dos alunos da escola que participarão do estágio. 
* conteúdos de acordo com a BNCC e PCN 
A finalidade do CEIM, em trabalhar nas aulas de Educação Física com as crianças da Pré-escola I e Pré-escola II (variam de 4 a 5 anos de idade) é trabalhar de forma que desenvolva os aspectos social, afetivo, cognitivo e principalmente o motor dos alunos, com rotinas diárias existentes mudando apenas as atividades, trazendo algo novo e motivante aos alunos que engloba todos os aspectos. Através dos conteúdos da BNCC e PCN.
Durantes as aulas ministradas no parquinho, como jogos e brincadeiras, através da ludicidade, os alunos brincaram usando a imaginação e criatividade. Na idade de 4 e 5 anos eles usam muito a imitação, onde observei o que eles veem um adulto fazer que chama a atenção, eles tendem a imitar. No decorrer das aulas, as crianças brincando começaram a conhecer a si próprio, expressão através do movimento e socializaram com os colegas. O brincar é muito importante para criança, pois é onde elas imitam os adultos, com isso desenvolve e aprimora os seus movimentos. 
Com isso cabe ao professor dar oportunidade para que os alunos tenham uma variedade de atividades em que diferentes competências sejam exercidas e as diferenças individuais sejam valorizadas e respeitada, já que os alunos estão no começo do processo de aprendizagem e conhecimento do próprio corpo e espaço, esse processo da qual o ambiente escolar é fundamental, precisa ser um lugar agradável, havendo um espaço seguro, estimulante e educativo, o que é caso do CEIM, pois a maioria de seus alunos adoram.

Continue navegando

Outros materiais