Buscar

Sistema Articular

Prévia do material em texto

*
*
Sistema Articular
Andrês Valente Chiapeta
*
*
Artrologia – do grego arthron – juntura
Sindesmologia – do grego syndesmos - ligamento
Para designar a conexão existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos, quer cartilagem, empregamos os termos juntura ou articulação. As articulações podem permitir, ou não, a existência de movimentos
*
*
Conceito: 
São conexões funcionais existentes entre quaisquer partes rígidas do esqueleto (ossos ou cartilagens).
Junção de duas partes do corpo.
 Articulação - ponto de contato entre ossos, cartilagens e ossos ou dentes e ossos
arthro = articulação
logos = estudo de
*
*
Articulação
	É uma ligação entre dois ossos, que tem como função principal auxiliar o movimento, mas também ajudam na sustentação corporal lhe dá estabilidade, elas possuem um líquido chamado sinovial que lubrificam e nutrem a cartilagem.
*
*
Tipos de Articulação
	As articulações podem ser de maior amplitude, como a articulação do ombro ou de menor amplitude como a articulação esternoclavicular. Uma articulação com maior amplitude terá menos estabilidade ao contrário de uma com menor amplitude que terá maior estabilidade.
*
*
Tipos de Articulação
	
	Articulação fibrosa ou sinartrose: é uma articulação que te uma fina camada de periósteo fibroso entre dois ossos como as suturas do crânio. Neste tipo de articulação não há movimento sua maior importância é dar forma e força a estrutura que ela compõe.
 
*
*
Tipos de Articulação
	Articulação cartilaginosa ou anfiartrose: é uma articulação que pode ter tanto cartilagem hialina quanto a fibrosa entre dois ossos, ela permite que haja uma pequena quantidade de movimento como rodar e fletir, alguma compressão, e também dá estabilidade. 
*
*
Tipos de Articulação
	Articulação sinovial ou diartrose: não possui ligação direta entre as extremidades do osso. Ela possui uma cavidade contendo líquido sinovial dentro de uma cápsula, em forma de bainha. A superfície articular é macia e coberta por uma cartilagem chamada hialina ou articular. Ela possui muita mobilidade, por isso não é estável. 
*
*
Tipos de Articulação
*
*
Tipos de Articulação
A articulação sinovial pode ser classificada também pelo seu número de eixos, em:
Não axial;
Uniaxial;
Biaxial;
Triaxial (Multiaxial).
*
*
Não axial
	
	Movimento é linear, são articulações planas que desliza uma sobre as outras, ao invés de mover ao redor da outra. Um exemplo são os ossos do carpo onde você não consegue mover apenas um, no caso da flexão e extensão do punho por exemplo mais de um deles trabalham em conjunto.
 
*
*
Uniaxial
	
	Tem um movimento angular que ocorre em um plano, ao redor de um eixo, como uma dobradiça. Um bom exemplo é a articulação do cotovelo onde a forma convexa do úmero se ajusta na forma côncava da ulna. O único movimento possível é o de flexão e extensão no plano sagital. 
*
*
Biaxial
	Quando o movimento ocorre em duas direções diferentes, como no punho. A flexão e extensão ocorrem em torno do eixo frontal, enquanto o desvio ulnar e o radial ocorrem no eixo sagital.
*
*
Triaxial
	Também chamada de multiaxial, movimenta em três eixos, como o ombro que no eixo frontal faz flexão e extensão, no eixo sagital adução e abdução e no eixo vertical faz rotação. 
*
*
*
*
Estruturas Articulares
	Os ossos de uma articulação estão unidos e mantidos por ligamentos que são fixados por um tecido conectivo fibroso. Os ligamentos também unem cartilagens, fáscias, e em alguns casos músculos. Os ligamentos são flexíveis mas não elástico. Quando os ligamentos rodeiam a articulação é chamado de ligamento capsular. 
*
*
Estruturas Articulares
		Toda articulação sinovial há uma cápsula articular que envolve e força a articulação, e protege as superfícies articulares dos ossos. Na articulação do ombro a cápsula envolve totalmente o ombro em outros casos pode ser menos. 
*
*
Estruturas Articulares
		Há duas camadas na cápsula uma mais externa formada por tecido fibroso e que dá suporte e proteção a articulação, ela geralmente é reforçada por ligamentos. Já a camada mais interna está alinhada com uma membrana sinovial , que é um tecido conectivo pouco vascularizado que secreta líquido sinovial. Este líquido é responsável pela lubrificação da cartilagem e é sua principal fonte de nutrição.
*
*
Estruturas Articulares
Cartilagem: Tecido conectivo fibroso e denso capaz de resistir a grande tensão e pressão. No corpo humano existem 3 tipos basicamente: hialina, fibrocartilagem e elástica. 
*
*
Hialina
		Também chamada de cartilagem articular, cobrem as extremidades dos ossos que se articulam. Junto com o líquido sinovial dá uma superfície macia articular a todas articulações sinoviais, ela não possui suprimento sanguíneo ou nervoso se nutre apenas do líquido sinovial, por isso não se regenera sozinha.
*
*
Fibrocartilagem
		Responsável por absorver os choques, é muito importante nas articulações que sustentam o corpo, como joelho e vértebras. Nos joelhos encontramos os meniscos e nas vértebras os discos intervertebrais. Há outras funções das fibrocartilagens como: aprofundar uma fossa, preencher espaço entre dois ossos, entre outras.
*
*
Elástica
		Sua função é fornecer alguma mobilidade à articulação. É encontrada na sínfise pubiana e ajuda no trabalho de parto, e na laringe onde auxilia na linguagem.
*
*
Tendão
		Conecta os músculos aos ossos, ele pode ser um cordão cilíndrico como o longo tendão do bíceps ou um ligamento achatado como o manguito rotador, em alguns lugares estão encapsulados por uma bainha tendinosa, que o protege em caso de uma pressão ou uma fricção. 
*
*
Aponeurose
		É uma lâmina tendinosa larga e plana. São encontradas em vários lugares onde os músculos se ligam aos ossos.O músculo grande dorsal é ligado numa extremidade a vários ossos por uma aponeurose. 
*
*
Bursae
		Estão localizados ao redor da maioria das articulações , são bolsas acolchoadas, elas se encontram em áreas de excessivas fricções, como parte localizada abaixo do tendão e sobre saliências ósseas, são circundadas por uma membrana sinovial e cheias de um líquido claro que reduz a fricção entre partes móveis. 
*
*
Pescoço e tronco
*
*
Esclarecimento dos termos
	O termo espinha é utilizado de várias maneiras, o cordão espinhal (espinha) é formado por tecido nervoso. Espinha e coluna espinhal ou vertebral são termos sinônimos referentes aos componentes ósseos que a formam.
*
*
Esclarecimento dos termos
		Um outro termo a ser discutido é a faceta, que é uma superfície óssea pequena, rasa e plana, situada na vértebra torácica, no ponto de contato com a costela. A faceta articular é a junção entre o processo articular superior de uma vértebra , situada abaixo, com o processo articular inferior da vértebra acima da primeira. 
*
*
Movimentos articulares
		A coluna é considerada como uma articulação triaxial, realizando flexão, extensão e hiperextensão que ocorre no plano sagital, em torno do eixo látero-lateral. Inclinação lateral, também chamada inclinação para o lado ou flexão lateral, ocorre no plano frontal em torno do eixo anteroposterior. A rotação ocorre no plano transversal, em torno de um eixo vertical. Não há rotação entre o crânio e o atlas (C1), mas ocorre entre o atlas e o axis. 
*
*
Movimentos articulares
		O alinhamento das facetas articulares irão determinar a quantidade de rotação e outros movimentos possíveis. Os movimentos realizados pelo pescoço e tronco são:
Flexão;
Extensão;
Hiperextensão;
Inclinação lateral;
Rotação.
*
*
Articulações e ligamentos
		A coluna cervical começa com duas articulações bem diferentes: atlantooccipital e a atlanto axial. A primeira é formada pelos côndilos do occipital articulando-se com as facetas superiores do atlas.A membrana atlanto occipital anterior é uma extensão do ligamento longitudinal anterior. O ligamento atlantoaxial posterior serve para sustentar o peso da cabeça no pescoço. Cada articulação condilóide formada no atlas é uma articulação sinovial. 
*
*
Articulações e ligamentos
		Já a articulação atlantoaxial, é uma articulação sinovial entre o processo odontóide (dente) do áxis e o arco anterior do atlas, anteriormente, e o ligamento transverso posteriormente. O ligamento atlantoaxial posterior e o ligamento atlantoaxial anterior são continuações dos ligamentos anterior e posterior longitudinal, que atravessam o comprimento da coluna vertebral. 
*
*
Articulações e ligamentos
		As articulações entre C2 até S1 são praticamente iguais. As articulações fortes que suportam o peso corporal estão anteriormente na vértebra e a porção posterior da vértebra possui 2 articulações com nome de facetárias, são articulações formadas entre o processo articular superior da vértebra de baixo com o processo articular inferior da vértebra de cima. 
*
*
Articulações e ligamentos
		Cada faceta articular é uma articulação sinovial alojando a membrana sinovial e fechada dentro de um ligamento capsular articular. Cada vértebra de C3 para baixo possui duas facetas articulares superiores e 2 inferiores, com isso cada vértebra é envolvida por 4 facetas articulares, que determinam a extensão , tipo e quantidade de movimento possível. 
*
*
Articulações e ligamentos
		Na área lombar os processos estão localizados no plano sagital, enquanto na torácica eles estão no plano frontal, por isso há maior flexão e extensão na coluna lombar e maior rotação e inclinação lateral na coluna torácica.
		Como na cervical os processos estão localizados diagonalmente entre os planos frontal e sagital, ela tem uma grande relação com os 3 tipos de movimentos. 
*
*
Articulações e ligamentos
		O ligamento longitudinal anterior dirige-se para baixo na coluna vertebral, sobre a superfície anterior dos corpos e tendem a prevenir hiperextensão excessiva. O ligamento longitudinal posterior estende-se ao longo dos corpos vertebrais posteriormente, dentro do forâmen vertebral, ele tem como principal função prevenir uma flexão excessiva. 
*
*
Articulações e ligamentos
		A coluna lombar é a região do corpo humano mais freqüentemente lesada, sustenta maior parte do peso corporal e qualquer peso que esteja sendo carregado.
		A coluna cervical é também móvel, ela suporta a cabeça e permite liberdade de movimento da cabeça no pescoço, a entrada do tecido nervoso no canal vertebral e a entrada e saída da maioria dos vasos sanguíneos dentro do crânio. 
*
*
Articulações e ligamentos
	Já a coluna torácica não tem tantos movimentos quanto a cervical e a lombar, devido suas fixações na caixa torácica, o formato dos corpos vertebrais e o comprimento dos processos espinhais também limitam o movimento torácico. 
*
*
*
*
Cíngulo do Membro Superior
*
*
Esclarecimento dos Termos
	O objetivo das articulações do ombro e da extremidade superior é de dar movimento as mãos nas diversas tarefas que elas são capazes de realizar. No ombro a articulação glenoumeral é a mais móvel do corpo e consegue realizar os movimentos mais amplos.
*
*
Esclarecimento dos Termos
		Devemos ficar atentos pois quando se fala de ombro, deve-se reconhecer que o movimento também ocorre em outras três articulações ou áreas. Complexo ombro é composto por escápula, clavícula, esterno, úmero e caixa torácica, incluindo as articulações esternoclavicular, acromioclavicular, glenoumeral e escapulotorácica. Em outras palavras isto inclui a cintura escapular e articulação do ombro.
*
*
Esclarecimento dos Termos
		Cintura escapular é um termo freqüentemente usado para discutir as atividades da escápula e clavícula e, em menor grau, do esterno. Já articulação do ombro, também chamada de glenoumeral, é composta pela escápula e o úmero. Devido ao fato desta articulação ter bastante movimento, ela possui poucos ligamentos.
*
*
*
*
Articulações e ligamentos
Articulação esternoclavicular: esta articulação proporciona à escapula somente fixação direta ao tronco, é uma articulação sinovial, plana, com movimento de deslizamento, que acompanham os movimentos da cintura escapular. Basicamente a clavícula se move e o esterno fica estacionário.
*
*
Articulações e ligamentos
Articulação esternoclavicular: proporciona à cintura escapular somente sua fixação direta ao tronco, é uma articulação sinovial, plana, com um movimento de deslizamento duplo. Basicamente a clavícula se move e o esterno fica estacionário. Seus principais ligamentos são: esternoclavicular anterior e posterior, costoclavicular e interclavicular. 
*
*
Articulações e ligamentos
Articulação acromioclavicular: liga o acrômio da escápula com a terminação lateral da clavícula, é uma articulação sinovial, plana com três planos de movimento, são pequenos movimentos, mas de suma importância para um bom desenvolvimento do ombro. Seus principais ligamentos são: Acromioclavicular, coracoclavicular, coracoacromial. 
*
*
*
*
Movimentos Articulares:
	Os movimentos da cintura escapular são elevação e depressão, protração(abdução) e retração(adução), rotação para cima e para baixo.
*
*
Articulação do Ombro
*
*
Articulação do ombro
		
		Esta articulação é uma articulação em encaixe redondo com movimentos nos três planos e em volta dos eixos. A cabeça umeral articula-se com a fossa glenóide formando esta articulação, ela é a articulação mais móvel do corpo humano, conseqüentemente a menos estável.
*
*
Movimento da articulação
	Existem 4 grupos de movimentos possíveis nesta articulação: Flexão, extensão e hiperextensão, adução e abdução, rotação interna e externa, abdução horizontal e adução.
Flexão, extensão e hiperextensão: ocorre no plano sagital em volta do eixo frontal, a flx vai de 0º a 180º, a ext é o retorno a posição anatômica e a hipex segue a partir da posição anatômica, pode chegar a 45º. 
*
*
Movimento da articulação
Adução e abdução: ocorre no plano frontal em volta do eixo sagital com 180º de movimento;
Rotação interna e externa: ocorrem no plano transverso em volta do eixo vertical, da posição neutra é possível ter 90º em cada direção.
Adução e abdução horizontal: ocorrem no plano transverso em volta do eixo vertical. 
Circundação: todos movimentos combinados.
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		
	A cápsula articular é um invólucro espaçoso de parede fina que se fixa em torno da borda da fossa glenóide da escapula e do colo anatômico do úmero, a porção anterior da cápsula é reforçada pelos ligamentos glenoumerais. 
	O ligamento coracoumeral ela fortalece a parte superior da cápsula articular.
*
*
Ligamentos e outras estruturas
	
	O Labrum Glenoide é um tecido fibroso que envolve a borda da fossa glenóide, e sua função é de aprofundar a cavidade articular.
	Bolsa subdeltoideana: localizada entre o deltóide e a cápsula articular.
	Bolsa subacromial: localizada abaixo do acrômio e do ligamento coracoacromial.
*
*
Ligamentos e outras estruturas
	Manguito rotador: é uma faixa tendinosa formada por um aglomerado de inserções tendinosas do músculo subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor, eles ajudam a manter a cabeça do úmero “rodando” contra a fossa glenóide. 
*
*
Ligamentos e outras estruturas
*
*
Articulação do Cotovelo
*
*
Estruturas da articulação e movimentos
		
	O complexo do cotovelo é formado por três ossos, três ligamentos, duas articulações e uma cápsula. A articulação do úmero com a ulna e o rádio é denominada articulação do cotovelo, é uma articulação uniaxial em dobradiça que permite somente flexão e extensão .
*
*
Estruturas da articulação e movimentos
	Não há hiperextensão ativa de cotovelo comono ombro, este movimento é bloqueado pelo olecrânio da ulna, algumas pessoas estão aptas para hiperestender uns poucos graus, mas isto se dá pela lassidão dos ligamentos do que com a estrutura óssea.
*
*
Estruturas da articulação e movimentos
	A articulação entre o rádio e a ulna, radioulnar, é dividida em superior ou proximal, e inferior ou distal. É uma articulação pivô que é uniaxial, realiza somente pronação e supinação do antebraço. Nestes movimentos o rádio gira em torno da ulna, a ulna não gira, ela esta segura por sua fossa na extremidade proximal.
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		
	Os três ligamentos do cotovelo são: colateral medial, colateral lateral e anular.
	A cápsula articular fixa-se em torno da extremidade distal do úmero, envolvendo a tróclea e o capitulum e as fossas localizadas sobre eles. Ela também se fixa em torno da extremidade proximal da ulna, sob o assoalho radial, ela é fortalecida pelo ligamento anular anteriormente e pelos colaterais em suas laterais.
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		
	Juntamente com esses ligamentos e a cápsula articular, há também a membrana interóssea , que é grossa e plana situada entre o rádio e a ulna, na maior parte de sua extensão. Ela não somente mantém estes dois ossos separados, como fornece a maior área de superfície para fixação dos músculos do antebraço e punho. 
*
*
*
*
Articulação do Punho
*
*
Estrutura da Articulação
		A articulação do punho é talvez uma das mais complexas do corpo humano. Devido ao disco articular, localizado entre a ulna e a fileira proximal dos carpos, a ulna não é considerada parte desta articulação, por isto ela é basicamente formado pela articulação radiocarpiana e a mediocarpiana. 
*
*
*
*
Estrutura da Articulação
	
		A articulação radiocarpiana é também classificada como uma articulação biaxial, permitindo flexão, extensão, desvio ulnar e radial, a combinação de todos estes movimentos é chamada de circundução. Não existe rotação de punho. 
*
*
Estrutura da Articulação
As articulações mediocarpianas ocorrem entre as duas fileiras dos ossos carpos e contribuem para o movimento do punho. Estas articulações são classificadas pela suas formas irregulares ou pelas articulações planas, são não-axiais que permitem apenas deslizamentos que contribuem com a articulação radiocarpiana. 
*
*
Movimentos da articulação
		Quando falamos dos movimentos do punho, vários termos são utilizados, só que eles possuem sinônimos, então para facilitar o entendimento utilizaremos apenas flexão, extensão, neutro, desvio ulnar e radial. Existe aproximadamente 90 graus de flexão e 70 de extensão, e 25 graus de desvio radial e 25 de ulnar. 
*
*
Movimentos da articulação
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		
		Existem basicamente quatro ligamentos da articulação radiocarpiana que fornecem um maior suporte para o punho, e há vários outros menores que sustentam a articulação interfalangeana. O ligamento colateral ulnar e radial, fornecem suporte lateral e medial para a articulação do punho. 
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		O ligamento radiocarpiano palmar é um ligamento espesso, resistente, que limita a extensão do punho. Este é talvez mais importante para função do punho do que sua contraparte, o radiocarpiano dorsal, pois a maior parte das atividades da mão ocorram com ela estendida.
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		O ligamento radiocarpiano dorsal, limita a quantidade de flexão permitida ao punho. Devido às forças que causam a flexão excessiva não serem tão grandes como as que causam a extensão excessiva, este ligamento não é tão forte quanto o radiocarpiano palmar. 
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		
	A articulação radiocarpiana está encoberta pela cápsula articular que é reforçada pelos ligamentos colateral ulnar e radial, e o ligamento radiocarpiano palmar e dorsal. O disco articular está localizado na terminação distal da ulna e articula-se com os ossos semilunar e piramidal. Ele não somente age como um absorvedor de choques como também preenche a porção distal da ulna e ossos carpianos adjacentes. 
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		
	A fáscia palmar é uma fáscia forte, triangular, superficial na palma da mão. Ela é chamada de aponeurose palmar e cobre os tendões extrínsecos, fornecendo alguma proteção para as estruturas da palma da mão. Serve como fixação distal do palmar longo que se mistura dentro desta fáscia, como o faz o retináculo flexor.
*
*
Articulações da mão
*
*
Articulações da mão
		A mão é a terminação distal da extremidade superior. É composta pelo polegar, metacarpo e falanges. É onde temos maior funcionalidade na extremidade superior. Nós a usamos para várias atividades, desde as mais simples às mais complexas. Todas as articulações do MMSS tem o propósito de colocar as mãos em várias posições para realizar as tarefas.
*
*
Articulações e movimentos do polegar
		
		O primeiro digital, o polegar, possui três articulações: carpometacarpiana, metacarpofalangiana e interfalangiana. A articulação carpometacarpiana em cela é classificada como biaxial modificada, pois permite uma rotação. Esta é uma articulação bastante móvel.
*
*
Articulações e movimentos do polegar
		
		A articulação metacarpofalangiana é uma articulação com pouco movimento, é em dobradiça, então permite apenas extensão e flexão, e é portanto uniaxial. Possui somente uma articulação falangiana, chamada interfalangiana, que também permite apenas extensão e flexão.
*
*
Articulações e movimentos dos dedos
	
		O 2º, 3º, 4º e 5º, comumente conhecido como indicador, médio, anular e mínimo, possuem quatro articulações cada, a CMC, a MF, IFP e IFD. As articulações CMC são modificadas em cela, dando maior estabilidade do que mobilidade.
*
*
Articulações e movimentos dos dedos
		Como visto anteriormente, o trapézio articula-se com 1º metacarpo, o trapezóide com o 2º, o captato com o 3 e o hamato com o 4º e 5º. A 5º articulação é a mais móvel das articulações CMC dos dedos, e permite uma pequena quantidade de oposição do quinto dedo, a 4º é ligeiramente móvel e a 2º e 3º não possuem esta especialidade. 
*
*
Articulações e movimentos dos dedos
		
	As articulações MF dos dedos são condilóides biaxiais, os movimentos permitidos por esta articulação são flexão e extensão, mais abdução e adução. O dedo médio é o ponto de referência para adução e abdução. Não há adução do dedo médio, somente abdução. As articulações IFP e IFD, são em dobradiça e possuem somente extensão e flexão. 
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		
	Embora existam numerosas estruturas na mão, somente algumas serão descritas aqui. O ligamento retináculo flexor (carpo palmar e carpo transverso) é uma faixa fibrosa que se espalha na superfície anterior do punho em uma direção médio-lateral, sua principal função é de segurar os tendões do punho. 
*
*
Ligamentos e outras estruturas
	O ligamento carpo transverso é mais profundo e mais distal, e o carpo palmar é mais proximal e superficial. O ligamento carpo transverso se arqueia sobre os ossos do carpo formando um túnel, através do qual os tendões do flexor longo dos dedos e o nervo mediano passam. Este ligamento frequentemente é cortado em cirurgias para alívio dos sintomas da síndrome do túnel do carpo. 
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		
	O ligamento retináculo extensor é mais uma faixa fibrosa que atravessa o punho no lado posterior, numa direção médio-lateral. Ele se fixa no processo estilóide da ulna medialmente ao piramidal, psiforme e lado lateral do rádio. Mantém o tendão extensor próximo do punho.
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		O ligamento de expansão extensora é uma pequena aponeurose de forma triangular localizada no dorso e lados da falange proximal dos dedos. Os tendões extensores, músculos lumbricais e interóseosformam uma fixação na falange média e/ou distal por meio desta extensão. 
*
*
Articulação do quadril
Andrês Valente Chiapeta
*
*
Estruturas e movimentos da Articulação
		
	O quadril é a mais proximal das articulações da extremidade inferior. É muito importante para tomada de peso e para marcha. A cabeça do fêmur de forma arredondada ou convexa, encaixa-se e se articula como côncavo acetábulo. Ao contrário do ombro o quadril é uma articulação bastante estável, e por isto alguns de seus movimentos não possui grande amplitude de movimento.
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		A cápsula articular do quadril possui três ligamentos que lhe dá uma maior estabilidade, são eles: iliofemoral, isquiofemoral e o pubofemoral. O mais importante dos três é o iliofemoral, que reforça a cápsula anteriormente, fixando-se proximalmente à espinha ilíca ântero-inferior e cruzando a articulação na parte anterior, distalmente.
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		
		A profundidade do acetábulo é aumentada pelo labrum fibrocartilaginoso acetabular, que está localizado em volta da borda.
		Já o ligamento iguinal não tem tanta influência sobre a articulação do quadril, ela é identificada pois passa por estas estruturas e separa a parede abdominal anterior da coxa.
		O trato da bainha iliotibial é a mais longa porção tendinosa do músculo tensor fáscia lata.
*
*
Ligamentos e outras estruturas
*
*
*
*
Articulação do Joelho
*
*
Estrutura e movimentos articulares
		
		Em um primeiro momento esta articulação parece ser uma simples estrutura, mas talvez esta seja uma das mais complexas articulações do corpo humano, pois não apresenta nenhuma estabilidade óssea, é suportada somente por músculos e ligamentos, por isto o alto índica de lesão. 
*
*
Ligamentos e Outras Estruturas
		Os ligamentos cruzados e colaterais são os dois conjuntos principais. Os cruzados estão dentro da cápsula articular, entre o côndilo medial e o lateral, os ligamentos cruzam-se obliquamente. Para resumir as fixações destes ligamentos o LCA vai da tíbia anterior ao fêmur posterior e o LCP estende-se da tíbia posterior ao fêmur anterior.
*
*
Ligamentos e Outras Estruturas
		
	Localizado na parte lateral do joelho estão os ligamentos colaterais, medial e lateral. O ligamento lateral protege a articulação de estiramento excessivo no lado lateral do joelho e é bastante forte, não sendo lesionado com frequência. Já o colateral medial previne movimento excessivo de choque na parte lateral do joelho. Durante a extensão eles ficam esticados e na flexão frouxos.
*
*
Ligamentos e Outras Estruturas
		
	Os meniscos lateral e medial são discos fibrocartilaginosos em forma de meia lua localizado na superfície superior da tíbia, estão destinadas à absorção de choques. 
	Como fibrocartilagem não possui suprimento sanguíneo , se lesado não se reparam sozinho, e o único tratamento efetivo é a remoção da parte lesada*. 
*
*
Ligamentos e Outras Estruturas
		
	A pata de ganso é um grupo muscular formado pelo sartório, grácil e semitendíneo. Cada um tem uma fixação proximal diferente. O sartório origina-se anteriormente na crista ilíaca, o grácil medialmente no púbis e o semitendíneo posteriormente na tuberosidade isquiática. Todos eles cruzam o joelho posterior e medialmente indo juntar-se na superfície anteromedial da tíbia proximal. Esta fixação comum às vezes é alterada por cirurgiões para melhorar a estabilidade desta articulação.
*
*
Ligamentos e Outras Estruturas
*
*
Ligamentos e Outras Estruturas
*
*
Tornozelo e Pé
*
*
Articulações e movimentos
	Existem 4 movimentos na articulação do tornozelo e pé, são elas:
Plantiflexão ou flexão plantar;
Dorsiflexão;
Inversão;
Eversão.
Obs.: muito cuidado ao dar os nomes dos movimentos a esta articulação.
*
*
*
*
Ligamentos e outras estruturas
	
	Possui dois ligamentos colaterais, medial e lateral, que na verdade são grupos de vários ligamentos. Na parte mediana há o ligamento deltóide. Outros importantes ligamentos desta articulação são tibionavicular, tibiocalcâneo, tibiotalar posterior e anterior. Na região lateral do tornozelo existe um grupo de três ligamentos chamados de ligamentos laterais.
*
*
Ligamentos e outras estruturas
		
	Pelo fato do de o pé ser o costumeiro ponto de impacto com o solo, ele deve absorver um alto índice de choques, e se adaptar aos vários tipos de terrenos onde andamos. Para isto os ossos dos pés estão arrumados em arcos. Para nos manter de pé o peso do nosso corpo origina-se na base do calcâneo para as cabeças do 1º e 5º metatarso, formando um triângulo. 
*
*
Obrigado
*
*
*
*

Continue navegando