Buscar

apol 4 processos decisorios e logistica publica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Logística Pública
A logística tem uma missão relativamente simples de compreender, mas complexa para executar: fazer com que os insumos adentrem a organização no momento e quantidade certos, atravessem os processos produtivos sem percalços e, chegando ao final da operação sejam encaminhados ao seu consumidor final (Laurindo, Teixeira, 2014; Ballou, 2006; Bertaglia, 2006). (Referência: LAURINDO, Alisson M. TEIXEIRA, Alex V. A logística na administração pública: conceitos e métodos. Curitiba: InterSaberes, 2014).
Com a necessidade de respeito à legislação relativa aos processos de compras, além de leis como a da Transparência, que busca a introdução dos conceitos de Compliance no setor Público, a tecnologia tem sido grande aliada da área de logística pública. Sendo assim, assinale a alternativa correta que corresponde ao conceito de Eletronic Data Interchange (EDI).
 
Nota: 20.0
	
	A
	Transferência de programas de nivelamento.
	
	B
	Transferência e implantação do programa 5S.
	
	C
	Transferência manual de dados.
	
	D
	Transferência eletrônica de dados.
Você acertou!
Podemos conceituar simplificadamente o EDI como a transferência eletrônica de dados estruturados segundo uma norma pública, entre aplicações informáticas de diferentes organizações.
Referência: LAURINDO, Alisson M. TEIXEIRA, Alex V. A logística na administração pública: conceitos e métodos. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 87.
	
	E
	Transferência de materiais obsoletos.
Questão 2/5 - Processos Decisórios
“Originam-se das técnicas de programação de máquinas e, posteriormente, de computadores. As decisões que procuram representar, são, muitas vezes, chamadas de “se... então” e consistem na elaboração prévia das alternativas possíveis para alcançar um determinado objetivo ou solucionar um determinado problema.” (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.)
Analise as alternativas abaixo e assinale a que se relaciona ao conceito descrito:
Nota: 20.0
	
	A
	Árvores de decisões programadas.
Você acertou!
Originam-se das técnicas de programação de máquinas e, posteriormente, de computadores. As decisões que procuram representar, são, muitas vezes, chamadas de se...então e consistem na elaboração prévia das alternativas possíveis para alcançar um determinado objetivo ou solucionar um determinado problema. (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 160).
	
	B
	Árvores de decisões modulares.
	
	C
	Árvores de decisões funcionais.
	
	D
	Árvores de decisões direcionais.
	
	E
	Árvores de decisões não programadas.
Questão 3/5 - Logística Pública
Aquisição, para a logística, refere-se às ações desenvolvidas entre os fornecedores em geral e a organização. O termo aquisição é utilizado para identificar aspectos de obtenção, especificamente aqueles que afetam a disponibilidade e o fluxo de suprimentos. (Referência: LAURINDO, Alisson M. TEIXEIRA, Alex V. A logística na administração pública: conceitos e métodos. Curitiba: InterSaberes, 2014).
 
De acordo com os conceitos abordados no livro base, responda: quais são os três fatores essenciais no processo de fornecimento de uma organização?
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	Preço, localização e disponibilidade.
	
	C
	Preço, qualidade e variedade.
	
	D
	
	
	E
	Preço, qualidade e disponibilidade.
Você acertou!
Segundo Monteiro (2011c), existem três variáveis no processo de fornecimento para a organização: o preço, a qualidade e a disponibilidade ou entrega do produto, sendo esta última fundamental para o processo logístico organizacional. 
Referência: LAURINDO, Alisson M. TEIXEIRA, Alex V. A logística na administração pública: conceitos e métodos. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 82.
 
 
Questão 4/5 - Logística Pública
A Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, instituiu normas para licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes da União (Executivo, Legislativo e Judiciário), dos estados, do Distrito Federal e dos municípios (Brasil, 1993). (Referência: LAURINDO, Alisson M. TEIXEIRA, Alex V. A logística na administração pública: conceitos e métodos. Curitiba: InterSaberes, 2014).
 
De acordo com os estudos feitos na disciplina de Logística Pública, analise as assertivas abaixo no que diz respeito ao processo de aquisição e licitação pública, indicando V para verdadeira ou F para falsa: 
(  ) O processo de licitação exige do ente público uma descrição detalhada do que se pretende adquirir e/ou contratar.
(  ) Uma vez definido o objeto que se quer contratar, é necessário estimar o valor total da obra, do serviço ou do bem a ser licitado, mediante realização de pesquisa de mercado. É necessário, ainda, verificar se há previsão de recursos orçamentários para o pagamento da despesa e se esta se encontra em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
(  ) O processo licitatório é uma ferramenta burocrática e centralizadora na Administração Pública.
Após a análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F - F
	
	B
	F – V – F
	
	C
	V – V – F
Você acertou!
O processo licitatório é uma ferramenta auxiliadora na Administração Pública.
 
Referência: LAURINDO, Alisson M. TEIXEIRA, Alex V. A logística na administração pública conceitos e métodos. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2014, pp. 88-91.
	
	D
	V – V - V
	
	E
	F – V - V
Questão 5/5 - Processos Decisórios
O processo decisório por alternativas programadas é capaz de solucionar muitos problemas e alcançar muitos objetivos nas organizações, porém, não resolve tudo.” (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.)
Qual o maior problema do processo decisório em árvores programadas?
Nota: 20.0
	
	A
	É quando o processo decisório supõe que jamais alcançará o seu objetivo.
	
	B
	É quando o processo decisório supõe que todas as situações possíveis de acontecer a um decisor são antecipadamente previstas, assim como as alternativas a serem seguidas. Ao seguir uma alternativa não prevista, o processo cai no vazio.
Você acertou!
O maior problema do processo decisório envolvendo as árvores programadas é quando somente supõe as situações que podem vir a acontecer a um decisor que acabam sendo antecipadamente previstas, assim como as alternativas que devem ser seguidas. Se o decisor seguir uma alternativa que não foi prevista o resultado será o processo cair no vazio. (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 163).
	
	C
	É quando o processo decisório supõe que todas as situações possíveis de acontecer a um decisor deverão ser descartadas.
	
	D
	É quando o processo decisório supõe que todas as situações possíveis de acontecer a um decisor são descartadas, assim como as alternativas a serem seguidas. Ao descartar uma alternativa, o processo cai no vazio.
	
	E
	É quando o processo decisório supõe que todas as situações possíveis de implicar na alternativa que maximize ou minimize o objetivo proposto pode deixar de alcançar o resultado esperado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando