Buscar

Processos decisórios

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 
PROCESSOS DECISÓRIOS NAS ORGANIZAÇÕES
AVA1
YASMIM ALVES MONTEIRO
RIO DE JANEIRO 
2024
INTRODUÇÃO
O processo de tomada de decisão é um passo a passo fundamental para uma empresa, pois a realização desta tomada de decisão ajuda a resolver problemas, ao avaliar as alternativas que devem ser baseadas em estudos, planejamentos e previsões que são feitas rotineiramente em uma organização.
Para a tomada de decisão em um investimento de risco, como o caso em questão será necessário identificar e avaliar os custos e benefícios em relação ao mercado e buscar meios que possam reduzir possíveis perdas durante o processo de investimento.
· Identificar as partes envolvidas na decisão: Para tomar uma decisão o primeiro passo é identificar o problema que queremos resolver tendo em conta os fatores críticos, como quais áreas serão impactadas, por essa decisão, definir quais serão as prioridades buscadas pelo curso técnico e qual é o objetivo a ser alcançado, após a conclusão do curso pelos alunos da instituição, para que assim não tenham reações negativas, mas sim positivas.
· Listar as alternativas: Depois de identificar sua decisão, junte as informações relevantes a ela, faça uma avaliação interna com os pontos positivos e negativos em relação ao investimento e as alternativas para a realização do objetivo a ser alcançado. Tendo como base todas as informações, saberá se sua escolha irá ser a melhor entre todas as alternativas destacadas.
· Definir os principais critérios: Considerando que a mais de uma opção a considerar para o alcançar o objetivo da instituição, será importante ter como critério realização de pesquisas externas e orçamentos sobre a aquisição de produtos ou serviços para ajudar na tomada de decisão e pôr como situação que o curso não possui um público no banco de dados para a venda do curso.
· Avaliar as alternativas com relação aos critérios: O objetivo principal é tomar a melhor decisão possível, que esteja de acordo com o objetivo principal da instituição, tendo como intuito adquirir reconhecimento, ter bons resultados e que possam garantir um potencial maior para alcançar todos os critérios que a instituição almejou.
· Determinar o grau de importância dos critérios e fazer a sua priorização: Após detalhar todas as informações relevantes, desenvolvendo os possíveis caminhos a serem seguidos, estará preparado para poder escolher a melhor alternativa que se encaixe com seu objetivo. Podendo também combinar duas ou mais alternativas, como solução final, tendo como foco a melhor escolha possível, para garantir o seu alvo.
· Escolher a melhor alternativa: Uma vez que sua decisão foi tomada é o momento de implementar a alternativa escolhida, onde o melhor caminho a ser seguido e por fim excluir todas as demais opções. Está escolha pode ser uma alternativa simples ou composta traçando a melhor solução para cada uma das opções discutidas.
· Realizar uma análise de sensibilidade: O último passo do processo de tomada de decisão é avaliar a eficácia da sua decisão, já que é nesta fase que o acompanhamento permite identificar suas deficiências ou consequências negativas, de acordo com os procedimentos adotados para a realização do curso técnico, tentando entender os possíveis efeitos das consequências no final do processo
.
REFERÊNCIAS:
As 7 etapas do processo de tomada de decisão: exemplos e riscos (psicologia-online.com)
Processo de tomada de decisão: veja o que é, tipos e etapas (asaas.com)

Continue navegando