Buscar

REVISÃO AV2 SEG N.docx

Prévia do material em texto

REVISÃO AV2 – ORG. E POL. SAÚDE – PROF. MONICA – TURMA SEGUNDA NOITE
1. Correlacione a primeira coluna com a segunda: 
1. HumanizaSUS 
2. QualiSUS
3. ReforSUS
( ) Projeto Reforço à Reorganização do SUS. 
( ) coloca em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.
( ) atendimento de acordo com o grau de risco do paciente. Assinale a resposta correta:
A 3, 2, 1;
B 2, 1, 3;
C 2, 3, 1
D 3, 1, 2;
E 1, 2, 3;
2. Assinale a opção correta quanto a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS - PNH/HumanizaSUS.
A A humanização da atenção da gestão nas ações e serviços de saúde está vinculada a uma mudança de mentalidade nos sujeitos envolvidos e independe de mudança nos modelos de atenção e gestão dos processos de trabalho das respectivas unidades de saúde.
B Ao valorizar a dimensão subjetiva, a PNH/ HumanizaSUS torna desnecessário o controle social.
C Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS é um dos princípios norteadores da PNH/HumanizaSUS.
D A PNH/HumanizaSUS tem como princípio reduzir os riscos à saúde por meio de alterações nas condições de vida e da incorporação de hábitos saudáveis no cotidiano das populações.
E A PNH/HumanizaSUS entende a humanização como consequência de um avanço na racionalidade técnico administrativa das unidades de saúde.
3. No Brasil, os povos indígenas compõem 305 etnias, falam 274 línguas e totalizam aproximadamente 897 mil indivíduos (IBGE,2010). Eles estão presentes em todas as Unidades Federativas do Brasil e cada povo possui uma cultura própria. Esta diversidade cultural consiste em uma das maiores riquezas do país, bem como também consiste um grande desafio para a elaboração e implementação de politicas públicas específicas e diferenciadas.
I. organização dos serviços de atenção à saúde dos povos indígenas na forma de Distritos Sanitários Especiais e Pólos-Base, no nível local, onde a atenção primária e os serviços de referência se situam;
II. preparação de recursos humanos para atuação em contexto intercultural;
III. articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde.
Estão CORRETAS:
A somente II.
B somente I.
C Todas são falsas.
D I. II. III
E somente III.
4. A informatização das atividades do Sistema Único de Saúde é essencial para a descentralização das atividades de saúde, por isso foi criado pelo Departamento de Informática do SUS o:
A SIM
B DATASUS
C SNIS
D CNES
E SIAB
5. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo fundamental do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
A Possibilitar aos gestores envolvidos no programa uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias.
B Fazer uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de doenças ligadas ao câncer.
C Fazer registro dos insumos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, para reporte mensal a Organização Mundial de Saúde (OMS) e alimentação dos bancos de informação sobre a saúde da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).
D Fazer o controle da produção e distribuição dos imunos necessários ao abastecimento da população.
E Alimentar os sistemas de vigilância sanitária do Ministério da Agricultura, em especial quanto ao risco da ocorrência de surtos ou epidemias em animais que fazem parte da base alimentar da população brasileira.
6. Considerando o âmbito do DATASUS, assinale a alternativa que indica o objetivo principal do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).
A Prover os gestores da área de saúde com informações sobre as diretrizes nacionais da Atenção Básica por meio da publicação das portarias normativas do Ministério da Saúde.
B Organizar sistema de agendamento de consultas nas unidades ambulatoriais da Atenção Básica à Saúde.
C Promover estatísticas sobre a ocorrência de epidemias e o respectivo grau de extensão geográfica.
D Acompanhar as ações e os resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família.
E Coletar informações sobre hábitos nutricionais e alimentares nas diversas regiões do País.
7. A prefeitura do município X com população de 10 mil habitantes, deseja construir um hospital e uma UBS. A partir de critérios técnicos e de indicadores epidemiológicos, é possível planejar a construção dos serviços, utilizando os seguintes bancos de dados da saúde, exceto:
A Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação Fazendária (SIF).
B Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).
C Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC).
D Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) e Sistema de Informação Hospitalar (SIH).
E Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação Hospitalar (SIH).
8. Sobre a prevenção terciária é correto afirmar:
A Neste nível de prevenção está o processo de reabilitação.
B Visa um diagnóstico imediato e um tratamento para evitar a prevalência da doença no indivíduo. Nela estão incluídos o Diagnóstico, tratamento precoce, limitação e invalidez.
C Período que engloba apenas o nível de prevenção primária.
D Período que engloba o nível de prevenção secundária e terciária.
E Este nível de prevenção em saúde consiste na detecção de indivíduos em risco de sobre tratamento para protegê-los de novas intervenções médicas inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis.
9. A visita domiciliar é um importante instrumento de compreensão da realidade social. Assinale a alternativa Errada, em relação ao assunto.
A As visitas domiciliárias surgem como alternativa de diminuir gastos orçamentais com internações hospitalares.
B A visita domiciliária diminui os índices de contaminação existente no ambiente hospitalar.
C Permite que a equipe de saúde tome conhecimento das condições reais de vida da população assistida como alimentação, moradia, etc.
D Evita que a equipe de saúde fique mais próxima da comunidade
E Evita que o idoso fique nas filas dos hospitais públicos para que tenha acesso a um serviço saúde de qualidade.
10. Com o golpe de 1964, o poder foi assumido pelas Forças Armadas. Foi nesse contexto que emergiu ------------------------- no interior das universidades, como decorrência da exclusão da participação dos trabalhadores e técnicos no processo decisório das políticas de saúde, as quais eram tomadas pelos governos autoritários em seu próprio benefício.
A as Caixas Beneficientes
B as especialidades médicas
C os hospitais
D o movimento sanitário
E as Santas Casas de misericórdia
11. No início do século XX o país vivia um momento histórico de grandes mudanças. A chegada do progresso, epidemias como a febre amarela no Rio de Janeiro e São Paulo e outras doenças também aconteciam em outras cidades do Brasil. Diante desses fatos um médico em São Paulo, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pegava por contato. Diante dessa informação assinale o nome desse médico:
A Oswaldo Cruz
B Rodrigues Alves
C Sérgio Arouca
D Eloy Chaves
E Emílio Ribas
12. O conceito ampliado de Saúde é norteado para:
A Nenhuma das opções acima
B O atendimento individualizado e a demanda expontânea
C O enfoque nas especialidades médicas
D A assistência centrada na doença
E Um modelo de atenção à saúde, centrado nos atendimentos ambulatoriais
13. A atenção primária do SUS consiste basicamente em:
A Prevenção dos determinantes sociais da doença.
B Promoção da doença e prevenção da saúde.
C Nenhuma das alternativas.
D Promoção da saúde e prevenção da doença.
E Promoção do conceito ampliado de saúde.
14. Sabe-se que houve importante evolução na história da Saúde Pública no Brasil. Sobre essa evolução, principalmente na organização do Sistema de Saúde, assinale a alternativa correta
A A Reforma Sanitária Brasileira sempre pretendeu ser mais que apenas uma reforma setorial.
B O fundamento legal do SistemaÚnico de Saúde (SUS) é a Constituição Federal de 1988, regulamentado na Lei Federal no 8.080, de 19 de setembro de 1990, que trata do financiamento da saúde e da participação popular e na Lei Federal no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a organização e regulação das ações de saúde.
C A realidade social, na década de oitenta do século passado, era de inclusão da maior parte dos cidadãos no direito à saúde, que se constituía na assistência prestada pelo Instituto Nacional de Previdência Social, restrita aos trabalhadores que para ele contribuíam.
D No relatório final da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a saúde passa a ser definida apenas como o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, trabalho e lazer.
E A crise da Previdência Social, no início dos anos 1970, fez surgir o Conselho Consultivo de Administração de Saúde Previdenciária (Conasp).
15. No início do século XX no Rio de Janeiro, a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. Com a falta de saneamento básico e de outras estruturas funcionais e assistênciais a cada dia surgiam mais doentes. As epidemias estavam ficando cada vez mais graves. O então Presidente Rodrigues Alves traçou como objetivo sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro. Inicia-se o programa de saneamento proposto por Oswaldo Cruz. Dentre as ações realizadas. Assinale a opção INCORRETA
A Para combater a peste bubônica, exigiu que toda a população do Rio de Janewiro tivesse em casa uma ratoeira.
B Para combater a peste bubônica usou brigadas sanitárias espalhando raticidas.
C O governo federal contraiu empréstimos internacionais para promover o saneamento básico e a reurbanização da cidade.
D Vacinação obrigatória contra varíola.
E Para combater a febre amarela, malária e dengue, aplicou inseticidas em áreas alagadas e com águas paradas, combatendo assim, os criadoros de mosquitos.
16. A respeito das Caixas de Pensão e Aposentadoria - CAPs é correto afirmar:
A As Caixas de Pensão e Aposentadoria (CAPs) foram criadas através da Lei Eloy-Chaves funcionando como um fundo econômico mantido pelos trabalhadores, empresas e consumidores, com participação integral do governo para financiamento de pensões, aposentadorias, assistência funerária e médica.
B As Caixas de Pensão e Aposentadoria (CAPs) foram criadas através da Lei Eloy-Chaves funcionando como um fundo econômico mantido pelos trabalhadores, empresas e consumidores, sem a participação do governo e financiava pensões, aposentadorias, assistência funerária e médica.
C As CAPs amparavam apenas trabalhadores da saúde.
D As CAPs não amparavam nenhum tipo de trabalhador.
E As CAPs amparavam todo tipo de trabalhador, abrangendo os trabalhos formais e informais
17. O programa de reintegração social de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de longas internações é conhecido por:
A De Volta Para Casa
B ReforSUS
C Farmácia Popular
D HumanizaSUS
E QualiSUS
18. As políticas especiais são especialmente desenhadas para dar respostas a um determinado problema de saúde ou aos
problemas de saúde que afligem certo grupo populacional. Tendo como exemplo:
A Programa Sorriso na Escola.
B Programa Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM).
C Programa para Servidores Públicos.
D Atendimentos a homens nos Postos de Saúde.
E Vagas para cirurgias abdominais.
19. Como é definido o termo vínculo no Programa de Saúde Bucal
A vínculo é a relação do usuário com o profissional de saúde tanto da rede pública quanto da rede privada
B Vínculo é a manifestação de apoio do usuário de saúde ao o profissional de saúde da rede pública
C Vinculo é a manifestação humanística do usuário junto ao agente de saúde bucal
D Vínculo é o elo de ligação entre a Clínica da Família e seus gestores de saúde
E vínculo é a expressão-síntese da humanização da relação com o usuário e sua construção requer a definição das responsabilidades de cada membro da equipe
20. Sobre a política pública de saúde(SUS) é correto afirmar:
A Atua na lógica da caridade e bondade.
B É uma política pública contributiva (precisa pagar para ter acesso aos seus serviços).
C A política pública de saúde é universal, desta forma, todas as pessoas podem fazer uso dos seus serviços.
D Possui apenas dois níveis de complexidade, atenção básica e média complexidade.
E Foi criada para assistir exclusivamente pessoas em situação de pobreza.
21. Ao Sistema Único de Saúde (SUS) não compete
A ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.
B executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.
C colaborar na proteção do consumidor de produtos e serviços privados
D controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos
E participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico.
22. Leia as afirmativas sobre os determinantes sociais da saúde: 
I - A situação de saúde de uma dada população está relacionada com as condições de vida e trabalho. 
II - Os determinantes sociais da saúde estão relacionados com os fatores culturais, sociais, étnico-raciais, econômicos, comportamentais e psicológicos. 
III - Os determinantes sociais da saúde são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. 
IV - Os fatores psicológicos, étnico-raciais, sociais, econômicos, comportamentais e culturais têm influencia a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. 
V – As iniqüidades em saúde demonstram serem justas e necessárias as desigualdades de saúde em certos grupos populacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A I, III, IV e V
B I; II; IV e V
C I, II, III e IV
D II; III; IV e V
E I; II; III e V
23. Quando foi lançado o programa Academia da Saúde pelo Ministério da Saúde
A 2005
B 2001
C 2011
D 1999
E 2009
24. O desenvolvimento de ações na perspectiva do cuidado em saúde bucal tem vários princípios, além dos expressos no texto constitucional (universalidade, integralidade e eqüidade): Cite e explique 2 princípios do cuidado em saúde bucal?
Resposta: - Gestão Participativa: definir democraticamente a política de saúde bucal, assegurando a participação das representações de usuários, trabalhadores e prestadores, em todas as esferas de governo;
- Ética: assegurar que toda e qualquer ação seja regida pelos princípios universais da ética em saúde;
- Acesso: buscar o acesso universal para a assistência e dar atenção a toda demanda expressa ou reprimida, desenvolvendo ações coletivas a partir de situações individuais e vice-versa e assumindo a responsabilidade por todos os problemas de saúde da população de um determinado espaço geográfico. Prioridade absoluta deve ser dada aos casos de dor, infecção e sofrimento.
- Acolhimento: desenvolver ações para o usuário considerando-o em sua integralidade bio-psico-social. Acolhimento pressupõe que o serviço de saúde seja organizado de forma usuário-centrada, garantido por uma equipe multiprofissional, nos atos de receber, escutar, orientar, atender, encaminhar e acompanhar. Significa a base da humanização das relações e caracteriza o primeiro ato de cuidado junto aos usuários, contribuindo para o aumento da resolutividade.
- Vínculo: responsabilizar a unidade ou serviço de saúde na solução dos problemas em sua área de abrangência, através da oferta de ações qualificadas, eficazes e que permitam o controle, pelo usuário, no momento de sua execução. O vínculo é a expressão-síntese da humanização da relação com o usuário e sua construção requer a definição das responsabilidades de cada membro da equipe pelas tarefas necessárias ao atendimento nas situações de rotina ou imprevistas. O vínculo é o resultado das ações do acolhimento e, principalmente, da qualidade da resposta (clínica ou não) recebida pelo usuário.
25. Cite 3 competências da Corregedoria da Fundação Nacionaldo Índio.
Resposta: De acordo com o art. 16 do Decreto Federal nº 7.778/2012, à Corregedoria compete:
I ¿ promover correição nos órgãos internos e unidades descentralizadas, para verificar a regularidade e eficácia dos serviços e propor medidas saneadoras de seu funcionamento;
II ¿ instaurar sindicâncias e processos administrativos disciplinares;
III ¿ examinar denúncias, representações e demais expedientes que tratam de irregularidades funcionais;
IV ¿ julgar e aplicar penalidades, em sindicâncias e processos administrativos disciplinares, nos casos de advertência ou de suspensão de até trinta dias;
V ¿ instruir os processos administrativos disciplinares, cujas penalidades propostas forem demissão, suspensão superior a trinta dias, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo em comissão e destituição de função comissionada, para remessa ao Ministro de Estado da Justiça para julgamento; e
VI ¿ exercer as demais competências previstas no art. 5o do Decreto no 5.480, de 30 de junho de 2005.
26. Qual a diferença de saúde pública para saúde coletiva?
Resposta: A saúde pública consiste em um conjunto de ações e serviços de caráter sanitário que tenham como objetivo prevenir ou combater patologias ou quaisquer outros cenários que coloquem em risco a saúde da população. Já a aúde coletiva identifica variáveis de cunho social, econômico e ambiental que possam acarretar no desenvolvimento de cenários de epidemia em determinada região, por meio de projeções feitas através da associação dos dados socioeconômicos com os dados epidemiológicos é possível elaborar uma eficiente politica de prevenção de acordo com as características da região.
27. O que seria o movimento de reforma sanitária e quais os seus objetivos?
Resposta: O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, integrado surge em meio a Ditadura Militar , tinha como principal objetivo a defesa da saúde coletiva no Brasil. Tem como marco a VIII Conferencia Nacional de Saúde, onde convoca a sociedade à adesão a propostas que avancem para um Brasil mais igualitário e mais justo para um sistema público de saúde com garantia de direitos a todos os brasileiros.
28. Sobre o que discorre 1º e o 2º artigos da lei 8080 de 19 de Setembro de 1990?
Resposta: O artigo dispõe que: A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§ 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
§ 2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
29. Como se organiza um Conselho de Saúde?
Resposta: A composição é paritária de usuários, em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. O conselho é composto por: 50% de usuários; 50% de entidades dos trabalhadores de saúde, de representação de governo, de prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

Continue navegando