Buscar

Reações Radicalares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Realizar pesquisa bibliográfica sobre Reações Radicalares e formação de Polímeros.
O trabalho deve ser completo (Introdução, Revisão Bibliográfica e Conclusão), contendo importância, usos, consequências, mecanismo de reação, formação de cadeia polimérica...
Trabalho realizado em DUPLAS.
Reações Radicalares, como o nome já diz, são reações compostas por radicais, ou seja, reações formadas por compostos ou átomos que possuem elétrons desemparelhados em sua ultima camada eletronica. Por conta de serem instáveis, são altamento reativos. Um radical se deve a partir de uma “quebra” nas ligações fracas, chamada homólise ou cisão homolítica, sendo uma reação quimica de oxiredução. A homólise ocorre devido a uma fonte de energia externa, podendo ser calor ou luz.
Os radicais são caracterizados por sua alta reatividade, porém, são neutros (diferente do carbocation, por exemplo).
Em busca de estabilidade, as moleculas que perderam eletrons buscam oxidar outras moléculas, mas acabam gerando novos radicais em uma reação em cadeia. No organismo são chamados de radicais livres. 
Os principais radicais livres sao: 
Superóxido (O2-)
Peróxido de hidrogênio (H2O2)
Hidroxila (OH-)
Radicais livres são os principais aceleradores do evelhecimento, pois causam morte celular Além disso, eles contribuem para o desenvolvimento de doenças degenerativas tais como catarata, enfisema, artrite, doença de Parkinson, diabetes e câncer. No entanto, nosso organismo tamabém usa os radicais livres para atacar bactérias e vírus e para eliminar células iniciais de alguns tipos de cancro que são especialmente vulneráveis ao stress oxidativo.
Por outro lado, o organismo apresenta o mecanismo de antioxidantes. Os antioxidantes são células de defesa e reparação, que podem doar elétrons, ou seja, reduzir, sem perder sua capacidade quimica. 
As reações radicalares podem ser evitadas com hábitos e alimentação saudavel, aliados a prática de exercícios físicos, pois dessa maneira, o corpo produz antioxidantes capazes de eliminar radicais livres. No entanto, antioxidantes em excesso desequilibram os radicais livres, que em quantidade certa, são benéficos ao corpo. Dessa forma, as reações radicalares fazem parte de um processo natural do organismo.
https://www.infoescola.com/bioquimica/radicais-livres/
http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/radicais-livres-de-oxigenio-saiba-como-neutraliza-los/

Continue navegando