Buscar

Sistema Somestésico: Tato e Dor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MEDICINA UNESA - ARCOS DA LAPA 
Disciplina: Fisiologia
Professor: Carlos Magno
Resumo: Somestesia
Renan Maia –M2
SISTEMA EPICRÍTICO
Expressa Tato fino e Propriocepção
Fibras A: axônios longos de grande calibre.
Processo:
As fibras A penetram na medula em nível de CORNO POSTERIOR e de acordo com a região de dermatomo que provem irão se posicionar diferentemente. As fibras que inervam dermatomos LOMBARES irão se posicionar MEDIAL na região de FASCÍCULO GRÁCIL para ascender, já as fibras que inervam dermatomos TORÁXICOS irão se posicionar LATERAL na região de FASCÍCULO CUNEIFORME. As fibras ascendem pela medula de forma IPSILATERAL até alcançarem o BULBO, local onde ocorrerá PRIMEIRA SINAPSE nos NÚCLEOS GRÁCIL e CUNEIFORME. 
A partir dessa região ocorre cruzamento das fibras, se tornando CONTRALATERIAS, de modo que os axônios do núcleo grácil irão se posicionar agora LATERALMENTE e os de núcleo cuneiforme MEDIALMENTE, essas fibras junto às fibras dos axônios do NÚCLEO PRINCIPAL DO NERVO TRIGÊMEO, que entram no sistema a nível bulbar, formam o LEMINISCO MEDIAL que ascende até o TÁLAMO, local de SEGUNDA SINAPSE em NÚCLEOS TALÂMICOS. 
Do tálamo as fibras ascendem até o LOBO PARIETAL onde ocorre a TERCEIRA SINAPSE seguindo para CÓRTEX SOMESTESICA PRIMARIA (S1).
SISTEMA PROTOPÁTICO
Expressa Tato grosseiro e Dor
Fibras A e C: axônios curtos de pequeno calibre.
As fibras A são mais superficiais e C mais profundos (mais relacionada a dor) 
Processo:
As fibras vindas dos dermatomos penetram na medula em nível de CORNO DORSAL, mas logo nessa região realiza sua PRIMEIRA SINAPSE com o NÚCLEO DA RAIZ DORSAL. Desse ponto as fibras CRUZAM a extensão medular se posicionando VENTRAL e LATERALMENTE, dessa forma as fibras ascendem, NÃO PASSANDO a nível BULBAR, pela COLUNA ANTERO LATERAL CONTRALATERAL. 
Na região de BULBO as fibras do NERVO TRIGÊMEO, penetram e fazem sinapse com o NÚCLEO ESPINHAL DO NERVO TRIGÊMEO, saindo em direção a TÁLAMO juntamente com as fibras da coluna antero lateral. Essa união de fibras da COLUNA ANTERO LATERAL com as fibras do NÚCLEO ESPINHAL formam o LEMINISCO LATERAL. Em TÁLAMO ocorre a SEGUNDA SINAPSE em NÚCLEOS TALÂMICOS.
Do tálamo as fibras ascendem até o LOBO PARIETAL onde ocorre a TERCEIRA SINAPSE seguindo para CÓRTEX SOMESTESICA PRIMARIA (S1).
OBS: É visível então que a nível de TÁLAMO o sistema EPICRÍTICO E PROTOPÁTICO se INTERGRAM para seguir para CORTÉX SOMESTESICA.
DOR: Relacionada a FIBRAS C, capazes de reconhecer MEDIADORES INFLAMATÓRIOS no TECIDO LESIONADO. Essa via segue a via do sistema protopático.

Outros materiais