Buscar

Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação 
1-Afirma-se que todos os povos detêm cultura e a produzem por meio de suas práticas cotidianos. A esse fato compreende-se que a cultura está presente em toda a sociedade, organizada ou não, e que ela cria inteligibilidade para seus pares:
A resposta correta é: A produção cultural é uma forma de que os sujeitos possam se sentir pertencentes a uma determinada sociedade, por meio destas criações e compreensões sobre quem são..
2- Os grafismos (pinturas rupestres) existentes nas cavernas realizados pelos “homens das cavernas” (o Homem-de-neandertal) são expressões culturais daquela sociedade pré-histórica que possibilitam identificar uma série de comportamentos daquela época. Portanto, afirma-se:
A resposta correta é: A sua produção cultural possibilitou que arqueólogos e antropólogos analisassem seus cotidianos por meio das pinturas e hoje compreendamos como viviam e se organizavam socialmente..
3- O reconhecimento entre os pares é uma das formas em que a sociedade se estrutura por meio de um conjunto de regras construídos socialmente para que se possa viver em harmonia e com o menos conflito possível. Entretanto, ainda assim vemos uma série de conflitos entre uma mesma comunidade, nação ou entre países diferentes. Justificam-se esses problemas a:
A resposta correta é: Problemas de diversas ordens como econômicos, sociais, culturais, religiosos, dentre outros, criam tensionamentos diversos sendo um dos fatores de grande influência para que os conflitos ocorram.
4- Algumas vezes poderemos nos deparar com formações culturais que incorram diretamente a práticas violentas contra os Direitos Humanos, sobretudo contra as minorias sociais como, por exemplo, violência contra a mulher, LGBTs, negros, etc. Para tanto, a escola necessita fomentar algumas discussões para que esta prática seja combatida e o respeito aos Direitos Humanos fomentados. A esse respeito, afirma-se que:
A resposta correta é: Não é porque cada sociedade tem a sua cultura que devemos aceitar atentados aos Direitos Humanos. Afinal de contas, há os PCNs que regulamentam a profissão docente e a legislação que proíbe discriminações e atentados à dignidade humana.
5- Compreendendo que a escola é uma instituição que visa disciplinar e normatizar os corpos, o referencial teórico tem grande influência e importância para que possamos analisa-la. Quanto a este fato, pode-se afirmar:
A resposta correta é: O referencial teórico possibilita que analisemos quaisquer instituições, dentre elas a escolar, e compreender como se dão as práticas educacionais, os discursos e como os corpos são subjetivados (ou seja, construídos socialmente)..
6- A sociedade nunca está parada em um determinado tempo-espaço, sempre está em constante evolução e modificação, fato esse que influencia diretamente nos arranjos sociais e nos tensionamentos diversos. Aquilo que era compreendido como o correto em gerações passadas, não é mais perante a geração atual. A esse fato, podemos afirmar que:
A resposta correta é: A formação cultural é uma das responsáveis por estas modificações e compreensões do correto e do errado, visto que com o passar do tempo os sujeitos vão se compreendendo enquanto detentores de direitos e passam a reivindicarem para si direitos que outrora lhe eram negados
7- Para Prof. Dr. Eli Chaves Flores, “do ponto de vista etnocêntrico, a ideia de uma humanidade universal, mesmo que seja possível concebê-la no plano da materialidade das sociedades históricas, não estaria isenta de certas hierarquizações do tipo civilizados e bárbaros, nativos e estrangeiros, industrializados e atrasados, brancos e negros, europeus e indígenas, nós e eles”. Afirma-se, portanto, que etnocentrismo é:
A resposta correta é: A prática de subjugar a outra cultura a partir da minha própria cultura pela compreensão de que há culturas superiores e inferiores, culturas melhores e piores..
8- O referencial teórico (ou embasamento teórico) é de grande importância para que possamos analisar a sociedade (e a escola, consequentemente) a partir de um determinado olhar, uma determinada perspectiva. Justamente por isso temos uma imensidade de teorias e teóricos.
A resposta correta é: Dos teóricos mais clássicos aos mais contemporâneos, necessitamos de suas influências para pensarmos a sociedade e a escola pelo fato de que eles nos dão subsídios para se pensar a prática docente.
9- O referencial teórico pode ser utilizado em sua totalidade ou parcialidade, cabendo a/o pesquisadora/or fazer a melhor escolha daquilo que necessita para efetuar a sua atuação no campo de pesquisa. A esse fator, podemos afirmar:
A resposta correta é: Esta possibilidade se dá pelo fato de que nenhuma sociedade é igual a outras e muitas vezes algumas questões existentes no referencial teórico não dialogam diretamente com aquela realidade em que está sendo observada a sociedade. Justamente por isso o referencial teórico pode apenas influenciar a análise social..
10- A cultura popular existente na sociedade é um dos pilares que a sustentam, a esse fato podemos citar exemplos das comunidades de bairros que fomentam políticas públicas com o objetivo de melhorar as suas qualidades de vida por meio de cursos, capacitações e também de entretenimento. A esse fato, pode-se afirmar:
A resposta correta é: A cultura popular deve ser valorizada da mesma forma que qualquer outra manifestação cultural porque ela cria inteligibilidade para aquela comunidade por meio da manutenção de seus costumes..

Outros materiais

Outros materiais