Buscar

etnocentrismo e relativismo cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os indivíduos tem cultura que é transmitida como uma herança de uma geração para outra pelas sociedades nas quais estão inseridos.parte dessa herança são símbolos e linguagens que no entanto,mudam de uma cultura para outra.
 Quanto mais adentramos e estudamos esses complexos culturais(costumes,artes,crenças culturais(crenças,arte,costumes)etc,observamos que as diversidades variam,que essas culturas sofrem mudanças,evoluem e podem se adaptarem a novas condições.
 Essas transições culturais nos evidenciam e nos mostram que não cabem a nos formação de opiniões de cunho preconceituoso de que uma cultura seja superior a outra(etnocentrismo),nem que há padrão totalitário de perfeição para se julgar bom ou ruim uma determinada cultura(relativismo).
 Ao refletirmos sobre esses elementos culturais nos permite sermos flexíveis quanto o conceito de etnocentrismo e relativismo,pois quando estudamos o comportamento das sociedades,temos que objetivar o entendimento dos conceitos,valores e consideração das diversidades.Quanto mais definirmos as culturas e seus comportamentos,mais nos possibilitam repensarmos as noções etnocêntricas e relativistas,através do mergulho no mundo do outro,temos também que estar aptos a reavaliar nossos conceitos em relação as essas noções.
 O etnocentrismo e o relativismo são de grande fundamentos para compreensão de que todas as culturas tem seu significado para aqueles que se reconhecem nelas,devendo ser entendidos que é o estudo do igual e do outro,da identidade e da diferença.

Continue navegando