Buscar

Competência – Conexão e continência – Reunião de processos.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 11/11/2016
Art. 76.  A competência será determinada pela conexão:
        I - se, ocorrendo duas ou mais infrações, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por várias pessoas reunidas, ou por várias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por várias pessoas, umas contra as outras;
        II - se, no mesmo caso, houverem sido umas praticadas para facilitar ou ocultar as outras, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relação a qualquer delas;
        III - quando a prova de uma infração ou de qualquer de suas circunstâncias elementares influir na prova de outra infração.
Competência – Conexão e continência – Reunião de processos. Processos em que haja o mesmo interesse. 
- Conexão – Art. 76 – Conexão está dividida em três tipos:
	I- Conexão Intersubjetiva 
*Várias infrações, praticadas ao mesmo tempo por varias pessoas reunidas. – Simultaneidade – Ocorre pela situação de fato. Não estão em concurso. Ex: Caminhão carregado de cerveja tomba e os moradores das proximidades saqueiam. Não estão em concurso, mas cometeram o delito simultaneamente;
*Ou por varias pessoas em concurso – No caso conta-se como concurso. Ex: quadrilha;
*Reciprocidade.
	II- Conexão objetiva
Teleológica: Aquela praticada para facilitar outro crime, ou para garantir a sua prática. Ex: Rouba carro para servir para fuga de assalto à banco. Delito serve como ato preparatório pra outro delito;
Consequencial: Delito cometido com o objetivo de garantir a impunidade. Ex. Ocultação de cadáver;
	
– Instrumental: Exatamente o texto da do inciso. 
Aberratio Ictus – Erro na interpretação da realidade. Ex. Lucas quer matar seu pai, o Sr. João, e fica esperando na frente do trabalho dele, sai o José, que tem as mesmas características físicas de João, Lucas mata José achando que é João. Lucas responde como se tivesse matado João, com as mesmas qualificadoras, etc. 
Art. 73 - Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no § 3º do art. 20 deste Código. No caso de ser também atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do art. 70 deste Código.(Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Aberratio Criminis: Erro nos meios da execução, ocorre resultado adverso ao desejado. Ex: Lucas quer matar João e fica esperando ele sair do trabalho. João sai sempre sozinho, mas naquele dia ele sai acompanhado de José. Lucas, que não esperava por isso, atira e acaba acertando José. 
  Resultado diverso do pretendido
        Art. 74 - Fora dos casos do artigo anterior, quando, por acidente ou erro na execução do crime, sobrevém resultado diverso do pretendido, o agente responde por culpa, se o fato é previsto como crime culposo; se ocorre também o resultado pretendido, aplica-se a regra do art. 70 deste Código.  (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Continuando o exemplo: Se Lucas, além de acertar José, acertar João também, aplica-se o art. 70 CP.
    Concurso formal
        Art. 70 - Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, consoante o disposto no artigo anterior.(Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Art. 77 – Continência – Uma conduta que, por erro ou concurso gera 2 ou mais resultados 
Art. 77.  A competência será determinada pela continência quando:
        I - duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infração;
        II - no caso de infração cometida nas condições previstas nos arts. 51, § 1o, 53, segunda parte, e 54 do Código Penal.
Continência por cumulação subjetiva.
Não entendi, e acabei não perguntando, ele disse que o 51 não valia mais (se não me engano)
   Art. 79.  A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento, salvo:
        I - no concurso entre a jurisdição comum e a militar;
        II - no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores.
        § 1o  Cessará, em qualquer caso, a unidade do processo, se, em relação a algum co-réu, sobrevier o caso previsto no art. 152.
        § 2o  A unidade do processo não importará a do julgamento, se houver co-réu foragido que não possa ser julgado à revelia, ou ocorrer a hipótese do art. 461.
Tópicos: 
 - Juízo prevalente 
- Desclassificação de competência 
- Questões incidentais: prejudiciais; incidentais; e obstáculos.
ATENÇÃO NA LEITURA DO ART. 80

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina