Buscar

Teor de álcool na gasolina

Prévia do material em texto

TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
INTRODUÇÃO
Entre os derivados do petróleo alcançados através de refinamento o mais importante é a gasolina, usada na maioria dos veículos. A gasolina suporta altas pressões e temperaturas e assim proporciona maior pressão e rendimento ao motor. 
Segundo a ANP (Agência Nacional do petróleo,Gás Natural e Biocombustíveis) a gasolina é uma mistura complexa de hidrocarbonetos voláteis que podem variar de 5 a 12 carbonos devido a isso a composição química da gasolina pode ter variação. Normamente, é formada por centenas desse compostos químicos independentemente de sua origem.
No Brasil, a gasolina vendida nos postos possui como composto oxigenado o álcool etílico anidro combustível (AEAC), o teor do álcool é especificado pela ANP. Temos nos postos a gasolina comum, a gasolina aditivada, gasolina premium, gasolina formulada, etanol, etanol aditivado, GNV (gás Natural Veicular), Diesel, Diesel S-10, Diesel aditivado e Diesel premium.
Segundo a resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (CIMA), o teor de álcool permitido na gasolina é de 27%.
Quando misturamos uma substância na outra há um limite do que pode dissolver de soluto em solvente, a quantidade máxima que o solvente suporta de soluto chama-se de solubilidade.
O álcool englobado na gasolina é dissolvido na água devido suas moléculas serem polares assim como as da água. Toda substância polar dissolve melhor em solventes polares, já substâncias apolares tem dissolvição melhor em solventes apolares.
No experimento a seguir iremos investigar o teor do álcool presente na gasolina e medir o teor alcoólico da gasolina através da medida de solubilidade do álcool na solução salina.
2- OBJETIVOS
Determinar o teor de álcool na gasolina, e verificar se está dentro das normas técnicas e em ideal condição para uso.
Identificar a frequência da Química no controle de qualidade de combustíveis.
MATERIAIS 
Proveta 100 ml com tampa;
Bastão de vidro;
Balão volumétrico; 
Becker;
50 ml de gasolina e 
50 ml de de NaCl.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Na capela medir no becker antes de colocar na 50 ml de gasolina e 50 ml de NaCl.
Colocar na proveta os 50 ml de gasolina e 50 ml de NaCl e após misturar com o bastão de vidro, deixaer descansar por 10 minutos para verificar qual a porcentagem de álcool presente.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após o período de descanso de 10 minutos considerando a mistura houve um aumento no volume de 10 ml na solução resultando em 20% de álcool na gasolina conforme a fórmula a seguir:
 50 100
10 x
50x = 1000
x= 20%
CONCLUSÃO
Após o resultado obtido conclui-se que a gasolina utilizada para análise não está adulterada pois o teor encontrado de 20% está dentro dos padrões exigido pelo CNP ( Conselho Nacional do Petróleo).
REFERÊNCIAS
http://www.anp.gov.br/petroleo-derivados/155-combustiveis/1855-gasolina
https://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2016/09/conheca-os-diferentes-tipos-de-combustiveis-que-existem-nos-postos.html

Continue navegando