Buscar

Concreto Armado introdução e conclusão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Concreto Armado.
Alunas: Leticia S. Militão ra: 1311358-2
 Mayara Tiemi ra:
 Patricia B. de Moraes ra: 1314624-2
 Veridiana Rodrigues ra:
O que é o concreto armado:
O concreto armado é um processo construtivo inventado na Europa por volta do século XIX. Ele consiste na combinação do concreto – uma pasta feita de agregados miúdos e graúdos, cimento, areia e água, conhecida desde a antiguidade com uma armadura de aço. 
Se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura do séc. XX. O concreto armado consiste em uma armadura metálica coberto por concreto fazendo com que além da resistência a compressão por parte do concreto aconteça também a resistência tração por parte da estrutura metálica que conta com pequenas saliências em sua superfície. 
Como é feito o concreto:
Após a dosagem de ingredientes e uma mistura em uma usina ou na própria obra o concreto é em forma de uma mistura liquida e homogenia é colocado em formas já na obra onde estão inseridas armaduras metálicas podendo ter diâmetros de 06 a 50 mm de acordo com o engenheiro projetista formando assim o esqueleto do concreto. Após o seu lançamento e devido escoramento o concreto é vibrado para que preencha todos os espaços, assim que endurecer o mesmo esta pronto.
Materiais para a montagem:
Formas: Não devem ser improvisadas. Sendo assim, elas devem ser objeto de um estudo específico. Este estudo deve englobar duas etapas: a definição do sistema de formas a ser utilizado e a execução do projeto das mesmas.
Além de evitar a improvisação das formas, a execução do projeto tem como objetivo fabricar formas resistentes suficientes para suportar as cargas e pressões que atuam sobre elas e ao mesmo tempo em que não estejam superdimensionadas, o que resultaria em um gasto desnecessário de matéria-prima e mão-de-obra.
o dimensionamento desses elementos será feito: primeiro, tendo em vista que a tensão máxima em cada peça não exceda a admissível; segundo, que a deformação de cada peça, considerada isoladamente, não exceda o limite conveniente; terceiro, que no caso de um conjunto de peças, a deformação máxima resultante da superposição das deformações parciais das peças, também não ultrapasse limite prefixado”.
São feitas de chapas de madeira compensada.
Esquema geral de um sistema de formas para uma edificação de porte médio
Esquema geral de fôrmas mistas em uma construção de médio porte
Tensor Esticador
Detalhe de conjuntos de ancoragem  Estabilizador
 Fixação de aplumadores
Estribos
Os estribos possuem tamanhos variáveis como 7/12, 7/14, 7/18, 12/18 e assim sucessivamente conforme necessidade da obra, a distancia entre um e outro também vária conforme a necessidade do engenheiro responsável.
Fissura no concreto armado:
A fissuração nos elementos estruturais de concreto armado é causada pela baixa resistência a tração do concreto. Apesar de indesejável, o fenômeno de fissuração é natural no concreto armado. O controle de fissuração é importante para a segurança estrutural em serviço, condições de funcionalidade e estética, desempenho, durabilidade, impermeabilidade, etc. 
Onde se aplica o concreto armado?
O concreto armado é indispensável na formação de vigas e lajes e aplicado em edifícios, galpões, obras hidráulicas e saneamento básico, pavimentação e outras estruturas diversas como: torres, postes, dormentes, piscinas e outros. Podendo assim ser utilizado para tornar uma construção mais resistente e com formas cada vez mais curvas. 
Vantagens e desvantagens do concreto armado
Vantagens
O concreto fresco é de fácil moldagem, se adapta em qualquer forma.
É um material que apresenta boa durabilidade;
Pouco permeável;
Resistente a fogo e choque;
 
Desvantagens
Transmissão de som e de calor;
Facilidade de fissura aparente;
Dificuldade em reformas e adaptações.
 
Vídeo sobre a execução.
https://www.youtube.com/watch?v=ub_lrIrqBGY
https://www.youtube.com/watch?v=DVC4WkRoVPU
Conclusão:
Concluímos que esse processo se tornou um dos métodos mais importantes da arquitetura e um dos mais resistentes. Seu modo de execução é mais rápido, e a facilidade com que se é elaborada surpreende fazendo com tudo se torne mais simples e com menos desperdício de material e tempo, tornando assim a obra mais resistentes em formas cada vez mais curvas. Seu modo de secagem é mais rápido que qualquer outro método cimentei-o fazendo-se assim a priorização por algumas empresas e residências por ser também mais resistente. 
As vantagens são mais evidentes, o concreto é fácil de moldar e se adapta a qualquer forma, é um material pouco permeável e também resistente a fogo e choque. 
Mas as desvantagens é que ocorre maior transmissão de som e calor. Há também em reformas e adaptação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais